(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Olimpíada de Matemática: Alunos de Anápolis têm duas medalhas de ouro

Educação Comentários 01 de agosto de 2012

Dois estudantes do Colégio Militar “Doutor Cezar Toledo”, de Anápolis estão entre os cinco de Goiás que se classificaram no mais alto escalão do projeto


Entregues pela Presidente Dilma Rousseff e pelo Ministro da Educação, Aloísio Mercadante, na tarde da última segunda-feira, 27, no Rio de Janeiro, os prêmios da sétima edição da Olimpíada Brasileira de Matemática de Escolas Públicas, disputadas em 2011. Das cinco medalhas de ouro conseguidas pelos inscritos por Goiás, duas vieram para Anápolis. Foram contemplados os estudantes André Fernandes Freire e Pedro Garcia, que concorreram no Nível 2. Ambos são alunos do Colégio Militar “Doutor Cezar Toledo”, que funciona na Vila Alexandrina. Os demais goianos com medalha de ouro foram Ana Carolina Gomes Toledo (Escola “Cristiano Carlos”, de São Luiz dos Montes Belos) e Thiago Luiz Faustino da Silva (Colégio Militar de Itumbiara), que concorreram no Nível 1 e, Orival Lino do Nascimento (Escola Agropecuária Senador João A. Sobrinho”, de Inhumas), concorrente no Nível 2. Goiás ficou em um modesto décimo quinto lugar (atrás d estados como Piauí; Amazonas, Ceará, Mato Grosso do Sul e Pernambuco), com cinco medalhas de ouro, 10 de prata e 24 de bronze. Os goianos obtiveram, ainda, 801 menções honrosas.
Além de André Fernandes e Pedro Garcia, o estudante Daniel Marques Vieira, também do Colégio Militar “Doutor Cezar Toledo”, conquistou a Medalha de Prata, enquanto que Gustavo Rodrigues, da Escola “Rotary Donana” ficou com a Medalha de Bronze, ambos do Nível 2. João Garcia conseguiu a Medalha de Bronze no Nível 1 e, Jetúlio Hugo Borges Silva, ficou com a Medalha de Bronze no Nível 3. Todos são alunos do Colégio Militar “Doutor Cezar Toledo”. De acordo com a coordenação do projeto, mais de 19 milhões de estudantes, em todo o Brasil, se inscreveram para a competição.

O que é
A Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) é uma competição dedicada aos alunos brasileiros ou de escolas e universidades brasileiras das redes pública e privada desde o 6o ano (antiga 5ª série) do Ensino Fundamental até estudantes universitários em nível de graduação. Os objetivos principais são estimular o estudo da Matemática pelos alunos; desenvolver e aperfeiçoar a capacitação dos professores; influenciar na melhoria do ensino, e detectar jovens talentos. Esta competição é realizada anualmente em quatro níveis, de acordo com a escolaridade do aluno:
Nível 1 - para alunos matriculados na 6o ou 7o anos (antigas 5ª e 6ª séries) do Ensino Fundamental quando da realização da primeira fase da OBM.
Nível 2 - para alunos matriculados na 8º ou 9º anos (antigas 7ª e 8ª séries) do Ensino Fundamental quando da realização da primeira fase da OBM ou que, tendo concluído o Ensino Fundamental menos de um ano antes, não tenham ingressado no Ensino Médio até a data da realização da primeira fase da OBM.
Nível 3 - para alunos matriculados em qualquer série do Ensino Médio quando da realização da primeira fase da OBM ou que, tendo concluído o Ensino Médio menos de um ano antes, não tenham ingressado em curso de nível superior até a data de realização da primeira fase da OBM.
Nível Universitário - para alunos que ainda não tenham concluído o curso superior (normalmente estudantes universitários em nível de graduação, podendo ser estudantes de qualquer curso e qualquer período).

Autor(a): Nilton Pereira

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Educação

Câmpus do IFG Anápolis tem nova diretora eleita

30/11/2017

A Comissão Eleitoral Central publicou no final da noite desta quarta-feira, 29, o resultado preliminar da eleição para dir...

Associação Educativa Evangélica celebra os 500 anos da Reforma Protestante

03/11/2017

Serão necessários mais 500 anos para que as futuras gerações tenham a noção da importância da celebração realizada n...

Saúde na Escola atende a quase 40 mil estudantes

20/10/2017

A Prefeitura de Anápolis, em parceria com o Governo Federal, está desenvolvendo o Programa de Saúde na Escola (PSE), um co...

Oficinas gratuitas oferecidas no programa Semana Cidadã

06/10/2017

A 1ª edição da Semana Cidadã, uma parceria entre a UniEVANGÉLICA e a Prefeitura Municipal de Anápolis, através da Secr...