(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Olimpíada promove integração no SAMU

Geral Comentários 21 de fevereiro de 2019

Evento contou com socorristas de Anápolis e mais quatro municípios


A equipe de Cocalzinho venceu a 1ª Olimpíada do Samu realizada em Goiás. O município, que compõe a região Pireneus – cuja base central é Anápolis – foi o que mais pontuou na competição realizada na terça-feira, 19, no Complexo Esportivo Professora Gracinda Maria da Silva, localizado no Bairro Antonio Fernandes. Na classificação geral, Anápolis ficou com a segunda e terceira colocação.
A ideia do evento partiu da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com execução do Núcleo de Ensino em Urgência do Samu em Anápolis. Participaram ainda outros municípios como Alexânia, Padre Bernardo e Pirenópolis. “É um evento que já acontece em outros estados, mas em Goiás é a primeira. Anápolis e a região Pireneus são pioneiras nessa iniciativa e o benefício é para toda população atendida”, destacou o secretário municipal de Saúde, Lucas Leite.
Ao todo 34 profissionais realizaram provas baseadas no cronograma de treinamento oferecido pelo Samu/Anápolis que ministra cursos de capacitação não só para os municípios da regional, mas também para outras cidades goianas. Para a coordenadora do Núcleo de Ensino em Urgência, Sandra dos Santos, o evento foi uma avaliação e reciclagem desse conteúdo. “Apesar de ser uma competição quem ganha e só a população que vai ter um serviço de mais qualidade e excelência”, disse.
Quatro provas foram aplicadas, simulando o dia a dia da atuação do Samu: resgate e salvamento de vítimas, principalmente em situações de acidentes; condução de acidentados, dentre outras atividades que compete aos profissionais desse serviço. Para isso foram utilizados os equipamentos do Núcleo de Educação e também figurantes entre os próprios profissionais para simulações.
As equipes competiram de forma simultânea e foram avaliadas por uma banca examinadora composta por fiscais determinados por casa base. Os critérios de avaliação foram habilidade, trabalho em equipe, técnica e tempo para conclusão das tarefas. Foram entregues medalhas de participação para todos os profissionais, além de troféus e premiações para as três primeiras colocações. O coordenador da equipe de Padre Bernardo, Ednei Oliveira, ressaltou que a olimpíada, além de agregar conhecimento, contribui com a experiência dos socorristas. “Para nós que estamos mais distantes da base central é uma grande oportunidade de conhecimento”, frisou.

Atendimento
O Samu tem como missão prestar atendimento pré-hospitalar de urgência e com excelência à população, e o mais rápido possível. Em Anápolis, o número 192 recebe cerca de cinco mil ligações por mês, que são convertidas em atendimentos à população, seja para orientação, resgate – entre outras situações de urgência e emergência –, quando a pessoa corre risco de morte e/ou possui um agravo traumático ou clínico que requer encaminhamento para o hospital.
Atualmente, a frota do Samu em Anápolis conta com duas ambulâncias de suporte avançado e quatro de suporte básico - totalmente renovadas no início deste ano - além de duas motolâncias. Fazem parte da estrutura a sede com a Central de Regulação, na Avenida JK, e o posto de atendimento, na Vila Jaiara.
A Central de Regulação atende os municípios que compõem a Região Pireneus. Além de Anápolis, fazem parte Alexânia, Abadiânia, Campo Limpo, Gameleira, Goianápolis, Terezópolis de Goiás, Cocalzinho, Pirenópolis, Corumbá de Goiás, Padre Bernardo e Mimoso de Goiás. Na região, são quase 490 mil habitantes amparados pelo Samu 192.


Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Geral

Procon de Anápolis promove curso de Defesa do Consumidor

15/03/2019

Nesta sexta-feira, 15, comemora-se o Dia Internacional do Consumidor e, em alusão a data, a Prefeitura de Anápolis, por mei...

Mulher trabalhadora recebe 79,5% do rendimento do homem no Brasil

15/03/2019

Em 2018, o rendimento médio das mulheres ocupadas com entre 25 e 49 anos de idade (R$ 2.050) equivalia a 79,5% do recebido p...

Adesão automática a cadastro vai à sanção presidencial

15/03/2019

A adesão automática de consumidores e empresas aos cadastros positivos de crédito segue para sanção presidencial. O Plen...

Vereador pede reativação da Delegacia de Meio Ambiente

15/03/2019

O vereador Valdete Fernandes (PDT) sempre se mostrou incomodado e sensível quanto às questões ambientais no município de ...