(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Obras do Aeroporto de Cargas entram em nova etapa

Infraestrutura Comentários 08 de abril de 2016

Pista principal já foi concluída, mas carece, ainda, de ser homologada pela Agência Nacional de Aviação Civil.


A Agência Goiana de Transporte e Obras Públicas informou que está sendo iniciada a segunda etapa da construção do Aeroporto de Cargas de Anápolis. Segundo a AGETOP, são executados os serviços de implantação de drenagem, complementação do revestimento vegetal, realocação e construção da infraestrutura da área que abrigará os hangares da aviação executiva e a nova pista de taxiamento.
A assessoria da Agência destacou que a pista principal está pronta, sendo que a mesma conta com três mil metros de extensão por 60 metros de largura, o que permite operações com aeronaves carregadas com mais de 300 toneladas. A pista, embora pronta, conforme destacou o informe repassado à imprensa pelo órgão, ainda está na dependência de sua homologação por parte da Agência Nacional de Aviação Civil, a ANAC. E, reiterou que o Aeroporto de Cargas está integrado ao projeto da Plataforma Logística Multimodal.
A implantação do Aeroporto de Cargas está perto de completar oito anos. Em 2008, o projeto foi entregue a representantes do Governo de Goiás, durante reunião na Associação Comercial e Industrial de Anápolis (ACIA). Na época, discutia-se a possibilidade de o Município sediar um entreposto da Zona Franca de Manaus que, em 2010, foi definida para Uberlândia.
Um ano depois da entrega do projeto pela classe empresarial anapolina, o Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) mandou cancelar a licitação que estava em andamento para escolher a empresa que iria tocar as obras do Aeroporto, por haver uma série de problemas no processo.
Em agosto de 2010, foi realizada a última audiência pública para definir os detalhes do início das obras. E, já no mês seguinte, as máquinas começaram a trabalhar no canteiro de obras do Aeroporto de Cargas de Anápolis. No início, mais de 130 tratores e caminhões iniciaram uma movimentação de terra sem precedentes para a formação da pista. No mês de dezembro, ocorreu a primeira paralisação da obra.
Em agosto de 2012, as obras do aeroporto foram, efetivamente, retomadas depois de algumas idas e vindas. E, de lá para cá, os trabalhos vêm se mantendo. Em março de 2015, o Governo do Estado anunciou que o Aeroporto de Cargas terá funcionamento misto, ou seja, será adequado, também, para funcionar como um terminal de passageiros. Em dezembro do ano passado foi concluída a parte da obra que envolve a pista principal e toda a sua complexa infraestrutura. Até o ano passado, já haviam sido gastos na obra mais de R$ 106 milhões.
Aguarda-se, agora, o lançamento do edital de concessão do aeroporto, que será feito conjuntamente com a licitação da Plataforma Logística Multimodal. Conforme apurou, recentemente, a reportagem do Jornal Contexto, a demora na elaboração e no lançamento do edital é decorrente de mudanças na lei de concessões de aeroportos, atendendo a orientação da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República.

Autor(a): Claudius Brito

Clique aqui para ler a página em formato PDF


Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Infraestrutura

Asfalto de Abadiânia ao lago Corumbá IV

02/06/2017

O Governador Marconi Perillo e o Vice-Governador, José Eliton, participaram, nesta quinta-feira,1º, em Abadiânia, junto ao...

Viadutos recebem as rampas de acesso

02/06/2017

Uma das principais obras da Prefeitura de Anápolis em execução, o projeto de mobilidade urbana avança na Avenida Brasil. ...

Roberto Naves foi ver o sistema de Catalão

26/05/2017

Acompanhado do deputado estadual Carlos Antônio (PSDB), o Prefeito Roberto Naves foi à cidade de Catalão, sudeste do Estad...

Iluminação pública será regularizada com aquisição de novos componentes

18/05/2017

Com uma economia de 55%, foi finalizado ontem o pregão presencial realizado pela Prefeitura de Anápolis de 117 itens de ilu...