(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

O quebra-cabeças de Antônio Gomide para montar a equipe

Política Comentários 26 de outubro de 2012

Apesar do anúncio de que só comporá a equipe no início do ano que vem, nos bastidores já se começa a projetar um perfil da nova equipe, tendo em vista o resultado das urnas


Enquanto o Prefeito Antônio Gomide não define o ‘time’ que irá jogar a partir de 2013, sobra espaço, nas bolsas de especulações, para nomes que poderão compor o secretariado no segundo mandato do petista. Para não deixar que o assunto atrapalhe a reta final do atual mandato, Gomide, um dia após ser reeleito, já deixou claro o recado de que nada adiantaria sobre nomes para o primeiro escalão até o início do ano que vem. Mas, a política é dinâmica e os partidos que o apoiaram, obviamente, querem preencher espaços no Governo Municipal.
O PMDB, por exemplo, desde o início do processo eleitoral foi considerado o parceiro preferencial do PT. A aliança foi definida quase que às vésperas do prazo final das convenções. Os peemedebistas trabalhavam pela indicação do cargo de vice-prefeito. O que acabou não ocorrendo, já que a alternativa, diante o impasse, foi a manutenção da chapa que concorreu em 2008, com João Gomes sendo o candidato e, agora, reeleito. Mas, o PMDB deverá ser recompensado com a participação no Governo e, no partido, alguns nomes cogitados são o do vereador Assef Nabem e do atual presidente da agremiação, Air Ganzarolli. O vereador Assef Nabem foi um aliado integral de Gomide na atual legislatura e nem chegou a disputar a reeleição para o cargo. Pode ser um indicativo de que esteja com um pé no novo governo petista.
Outros dois importantes aliados de Gomide na Câmara, o PTB e o PSB, também, almejam uma boa participação. No PTB, dois vereadores que não disputaram a reeleição: Amilton Batista, e Márcio Jacob, estão entre os favoritos nas bolsas de apostas. O atual presidente da Câmara, que teve parte de sua trajetória política ligada ao Partido dos Trabalhadores, tem a seu favor a eleição de seu filho, Amilton Júnior, o segundo mais bem votado e que já manifestou apoio ao Executivo. Já o PSB tem o vereador Sírio Miguel, que foi líder do Governo na Câmara Municipal e não conseguiu se reeleger para o cargo. O seu partido comanda, hoje, uma das principais secretarias, a do Desenvolvimento Urbano Sustentável, que é ocupada pelo engenheiro Clodoveu Reis Pereira, que é um candidato natural a ser mantido na função.
O Prefeito Antônio Gomide, também, deverá prestar atenção a outro aliado nas eleições deste ano, que foi o PSC, partido comandado pelo deputado estadual Carlos Antônio e que conseguiu fazer a segunda maior bancada no Legislativo, com quatro vereadores, perdendo, apenas, para o PT que fez seis cadeiras.
Os outros partidos da aliança petista: PPL; PR; PC do B; PTN; PRB, PMN e PCO também, obviamente, vão buscar os seus espaços, embora a chance entre eles de ocupar o primeiro escalão do governo seja um pouco menor, pelo menos, teoricamente. O PTN, por exemplo, fez duas cadeiras na Câmara e o PP, que já ocupa a Secretaria Municipal de desenvolvimento Econômico, com o médico Mozart Soares Filho, teve o vereador mais votado, Pedro Mariano, com mais de três mil votos. Não são forças que podem ser desprezadas.
Há, sempre, a expectativa da possibilidade de o Prefeito Antônio Gomide puxar algum vereador para compor a sua equipe. Mas, isso não ocorreu no primeiro mandato e, talvez, é uma fórmula que se repita também agora no segundo mandato. Mas, por enquanto, não tem nada definido. O que existe, agora, é uma espécie de quebra-cabeças político, onde cada peça deve ser estudada antes de ser encaixada. O certo é que a fila de nomes se mostra grande e engrossada por muitos dos atuais secretários que, também, pretendem dar andamento aos seus projetos. É uma missão nada fácil para de Gomide. Talvez, mais difícil, até, do que ganhar a eleição.

Autor(a): Claudius Brito

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Política

Vereador defende mudança no pacto federativo

08/12/2017

O vereador Leandro Ribeiro (PTB) usou a tribuna durante a sessão ordinária da última quarta-feira, 06, para defender mudan...

Prefeito pode fazer uma reforma administrativa no começo do ano

08/12/2017

O Prefeito Roberto Naves (PTB) deverá ampliar a reforma em sua equipe, a partir de janeiro próximo. É que algumas Pastas e...

Vereador busca solução sobre fechamento de ruas

30/11/2017

O vereador Leandro Ribeiro (PTB), primeiro secretário da mesa diretora da Câmara Municipal, informou na tribuna do plenári...

“Estamos cansados de esperar o Governo”, desabafa Roberto

30/11/2017

“A Cidade não aguenta mais esperar”. A afirmação é do Prefeito Roberto Naves (PTB), que não esconde mais a sua insat...