(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Novo pavilhão no presídio deve ficar pronto em 90 dias

Segurança Comentários 17 de fevereiro de 2012

Esta, pelo menos, foi a promessa feita pelo Subsecretário Estadual de Segurança, Thales Jaime, representou o titular, Secretário João Furtado de Mendonça Neto, durante reunião na Acia


Um problema que já se arrasta há bastante tempo mas que, ultimamente, tem sido o foco principal dos debates políticos em Anápolis, a falta de vagas no sistema carcerário local foi um dos temas predominantes da última reunião da Associação Comercial e Industrial de Anápolis (Acia). O presidente da entidade, Wilson de Oliveira, conduziu o debate acerca do tema, com a participação do Subsecretário Estadual de Segurança, Thales Jaime, representou o titular, Secretário João Furtado de Mendonça Neto.
A reunião contou, ainda, com as participações do deputado estadual Carlos Antônio (PSC) e da vereadora Gina Tronconi (PPS), além dos coronéis José Moacri Pimentel (Comandante do Terceiro Comando Regional da PM de Goiás); Raimundo Nonato (Ex-Comandante Geral da PM) e os tenentes coronéis Paulo Inácio (Comandante do Quarto Batalhão de Polícia Militar); Mateus (Comandante do Corpo de Bombeiros de Anápolis), assim como outros oficiais da PM, delegados de várias distritais, o Presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Anápolis, Antônio Heli de Oliveira e o novo Delegado Regional de Polícia Civil, Bacharel Álvaro Cássio dos Santos.
O Presidente Wilson de Oliveira justificou a importância do encontro, em razão da preocupação existente na sociedade anapolina e, muito especialmente, do empresariado, quanto aos rumos a serem dados à segurança em Anápolis, principalmente na questão da superlotação da Cadeia Pública e das delegacias distritais, além da falta de mais investimentos no setor. Segundo Wilson Oliveira, o quesito segurança é um dos mais abordados por grupos empresariais que desejam implantar suas plantas de fábrica e de empreendimentos comerciais na Cidade. Ele relatou as providências que já foram encaminhadas, com o acompanhamento da Acia, dentre elas a flexibilidade adotada pela juíza Lara Gonzaga de Siqueira que permitiu a desinterdição da Cadeia Pública, desde que o Governo do Estado, via Secretaria de Segurança Pública, se comprometesse em aumentar, em mais 90, o número de vagas existentes, num prazo de quatro meses. O Presidente da ACIA falou, ainda, sobre o bom trabalho que o então Delegado Regional, Luiz Teixeira desenvolveu na Cidade nos últimos meses e disse que o empresariado está disposto a colaborar no que for possível para que situação se resolva.

Compromissos
O Subsecretário de Segurança Pública Thales Jaime, disse que é determinação expressa do Governador Marconi Perillo que a situação vivida em Anápolis, com a falta de vagas para detentos, seja resolvida em caráter de urgência. De início, ele confirmou que, em quinze dias, a Delegacia do Quinto Distrito Policial será transferida para um imóvel alugado no Bairro Recanto do Sol, saindo da sala improvisada na Estação Rodoviária, enquanto se providencia a construção da sede definitiva, o que começará, também, imediatamente, tendo em vista já haver o recurso disponibilizado. Outra informação é de que, dentro de mais alguns dias, será concluída a reforma na atual Cadeia Pública, com a ampliação de vagas nas celas que ganharão beliches extras. Falou, ainda, do entendimento feito com a juíza da Quarta Vara Criminal, Lara de Gonzaga de Siqueira, para que seja iniciado, imediatamente, o projeto de ampliação da Cadeia. O representante da Secretaria de Segurança Pública disse que uma empresa já foi contatada pelo Governo do Estado e que no prazo máximo de quatro meses deverá entregar um pavilhão com mais 90 vagas.

Novo Delegado
O novo Delegado Regional de Polícia Civil em Anápolis disse que é um grande desafio assumir o cargo em uma cidade desse porte. Mas, assegurou que está confiante e pediu o apoio dos empresários, das lideranças políticas e da comunidade em geral, para que o trabalho possa frutificar. Segundo Álvaro Cássio dos Santos, a experiência acumulada em diversos setores da Segurança Pública em Goiás, inclusive uma estada de onze anos à frente da Delegacia Regional de Polícia Civil em Aparecida de Goiânia; a Diretoria da Polícia Judiciária e outros cargos, dão-lhe a experiência necessária.
Ele anunciou as primeiras medidas adotadas, dentre elas, a designação de mais três delegados para assumirem cargos nas distritais e especializadas de Anápolis; a criação de uma delegacia de combate a Furtos e Roubos, a construção da sede para o Quinto Distrito Policial e uma série de outras providências. O Delegado Regional disse que está motivado e, se for preciso, transfere sua residência de Goiânia para Anápolis. Alegou, ainda, que já conhece a Cidade na condição de ex-aluno da Faculdade de Direito de Anápolis e que quer construir um edifício-sede para a Polícia Civil no Município.
O deputado estadual Carlos Antônio (PSC), disse que foi consultado pela cúpula da Pasta e que decidiu apoiar a vinda do delegado Álvaro Cássio, devido às referências que tem do citado policial e por entender que a situação em Anápolis carece de providências imediatas. Carlos Antônio desaconselhou a ideia de se instalar um centro de triagem de presos no prédio da Delegacia Regional, no que foi atendido pelo Subsecretário de Segurança, Thales Jaime e pelo Delegado Álvaro Cássio dos Santos. Pediu, ainda, que os empresários dessem um voto de confiança ao delegado que está assumindo o posto e disse que vai continuar cobrando do Governo Estadual, as promessas feitas sobre o assunto.
Falaram, ainda, na oportunidade, diversos diretores da Acia, o Comandante do Terceiro Comando Regional da Polícia Militar, Coronel Moacri Pimentel, que se solidarizou com o novo Delegado Regional, colocando-se à disposição para um trabalho em parceria entre a PM e a Polícia Civil.

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Segurança

Comitiva do Ministério da Ciência e Tecnologia visita a ALA 2

12/10/2017

Na última terça-feira,11, uma comitiva do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) visitou...

Implantação do Polo de Defesa poderá ter linha de crédito federal

12/10/2017

Resultado da reunião ocorrida na última terça-feira, 10, com o ministro da Defesa, Raul Jungmann, o projeto de implantaç...

Fugas expõem fragilidade na segurança da Cadeia Pública

06/10/2017

No domingo, primeiro de outubro, quatro presos conseguiram escapar do Centro de Inserção Social “Monsenhor Luiz Ilc” ap...

ALA 2 começa a se preparar para receber os primeiros caças Gripen

08/09/2017

Denominada de Base Aérea de Anápolis até dezembro do ano passado e, a partir de então, de ALA 2, a unidade local da Forç...