(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Notas Políticas

Contexto Político Comentários 09 de outubro de 2009

“O mal de quase todos nós é que preferimos ser arruinados pelo elogio a sermos salvos pela crítica”. (Norman Vincent)


A visita
Pode ser interpretada de diferentes maneiras, a visita do Governador Alcides Rodrigues (PP) a Anápolis na quarta-feira, 07. A mais aceitável é que ele, provavelmente aconselhado por seus parceiros políticos, tenha se lembrado de que Anápolis é um município estrategicamente importante do ponto de vista sócio/econômico, e muito mais, do ponto de vista político. Estamos em pré-início de uma campanha eleitoral e o Governador, como político que é há décadas, entende isso perfeitamente. Ele sabe, com certeza, que não se despreza o eleitorado de uma cidade onde mais de 200 mil votos estão entrincheirados. Estes votos podem ser usados por um lado, ou por outro.
Claro que Alcides Rodrigues não será candidato (pelo menos é o que se fala) a nenhum cargo, muito embora em política e da política deve se esperar de tudo. De repente, ele pode, até, surgir como uma alternativa para o Senado da República, ou, quem sabe, para a Câmara Federal, por que não?
Sem contar o fato de que, no ano que vem, Alcides entrega o cargo ao seu sucessor e, com certeza, pretende que esse seu sucessor seja alguém entrosado politicamente com ele. Ou, para bom entendedor, alguém que não irai retalhá-lo por conta da administração desenvolvida no Estado. Assim sendo, noves fora o posicionamento político, o Governo, com a liberação de recursos para obras em parceira com a Prefeitura, estaria devolvendo a Anápolis, pelo menos parte do que os anapolinos pagam, diariamente, em tributos estaduais, os mais diversos. E, olhem que são muitos milhões de reais todo mês.
Eleições
Alunos, professores, pais de alunos e servidores burocráticos das escolas da Rede Municipal de Ensino vão às urnas na última sexta-feira de novembro. Naquela data estarão elegendo os novos diretores das escolas mantidas pela Prefeitura.
Rodovia
Prometida desde o Governo Marconi Perillo, a pavimentação asfáltica da rodovia ligando Anápolis a Gameleira de Goiás é, até hoje, um sonho acalentado por moradores das duas cidades e, principalmente, pelos produtores rurais da região.
Folga
Pelo menos por um bom tempo os anapolinos vão descansar da polêmica sobre a abertura de mais vagas na Câmara Municipal. A decisão do Supremo Tribunal Federal, em conceder liminar impedindo posses de vereadores, com base na Emenda Constitucional promulgada pelo Congresso recentemente, adiou, possivelmente para sempre, o sonho de alguns suplentes que já posavam de vereadores.
Lucidez I
Considerado de bom tom, o posicionamento do Diretório Municipal do PMDB de Anápolis, em arquivar a ação proposta por alguns “rebeldes” da sigla contra a filiação do Presidente do Banco Central, Henrique Meirelles. Segundo esses “rebeldes” Meirelles seria representante de grupos econômicos e não se enquadraria na doutrina do PMDB.
Lucidez II
Partindo de gente ligada ao PMDB é, no mínimo, estranho este posicionamento. Haja vista que o partido, nos últimos anos, não fez outra coisa que não fosse se envolver em encrencas, as mais variadas, principalmente no que diz respeito a escândalos financeiros. Caso Sarney, por exemplo. Além do mais, os “rebeldes” do PMDB estariam esnobando Henrique Meirelles, nome que qualquer outro partido gostaria de ter em seus quadros. Ou não? Talvez seja por isso que o PMDB está nessa situação.
Iluminação
Tramita na Câmara de Vereadores, projeto enviado pelo Prefeito Antônio Gomide, autorizando o Município a contrair financiamento junto às Centrais Elétricas Furnas, para o sistema de eficiência energética de iluminação pública. Trocando em miúdos, o objetivo é substituir, gradativamente, a iluminação de ruas, praças e avenidas de Anápolis.
Homenagens
Ainda da Câmara Municipal: dia 13, terça-feira, audiência pública para comemorar o Dia do Fisioterapeuta. Dia 14, sessão especial para comemorar o Dia Nacional da Juventude.

Escaldados
Os anapolinos, em geral, estão com um pé atrás sobre o anúncio de duplicação da Avenida Pedro Ludovico, numa extensão de três quilômetros. É que, não faz muito tempo, o Governo do Estado propôs parceria idêntica para duplicar a Avenida Brasil Sul. Foram quatro longos anos de espera.
Inadimplência
No mês de agosto, pouco mais de 30 por cento dos proprietários de veículos automotores em Anápolis pagaram o IPVA na data do vencimento. Em setembro o índice aumentou para 40 por cento. Dados fornecidos pelo diretor da Ciretran Pólo, Leonardo Xavier Nunes. Isso representa menos recursos em forma de tributos para o Estado e, consequentemente, para o Município. A agravante é que não estão sendo feitas blitze por absoluta falta de um local para recolher os veículos irregulares.
Relutantes
Mesmo com a guerra (quase) declarada entre alcidistas e marconistas, alguns tucanos se agarram, como podem, nos cargos estaduais. É a lei da sobrevivência. Neste caso mais a sobrevivência pessoal e familiar, do que a política. Há dos que, inclusive, declaram ser do PSDB, mas que apóiam incondicionalmente o Governador, que é do PP.
Vices
Crescem as especulações de que, tanto o PSDB, quanto o PMDB (aliado ao PT), estariam garimpando um nome de Anápolis para vice nas chapas majoritárias do ano que vem. E já começam a surgir os primeiros “indicados”.
Rompimento
Não está muito longe o rompimento formal entre o prefeito de Goiânia Íris Rezende (PMDB) e o Governador Alcides Rodrigues (PP). Os dois já começam a trocar farpas pela imprensa da Capital. Tudo a ver, claro, com 2010.
Aparato
Pelo número de viaturas policiais, seguranças descaracterizados e uma série de outros artifícios, na terça-feira, 06, em Pirenópolis, tinha-se a impressão de que desembarcaria ali o Presidente Barack Obama, dos Estados Unidos ou, a Rainha Elizabeth, da Inglaterra. Mas, era, simplesmente, o Ministro do Turismo, Luiz Barretto, que foi anunciar a liberação de R$ 6 milhões para obras na orla do Rio das Almas. Pirenópolis nunca havia presenciado, e possivelmente, vai demorar a ver de novo, tamanha estrutura de segurança.
Viaduto
O senador Marconi Perillo (PSDB) confirmou seu interesse em disponibilizar o maior volume possível de sua cota para emendas pessoais, objetivando a construção do viaduto no Trevo do Daia.
Ausências
Certamente que não fizeram falta, mas cinco dos 15 vereadores anapolinos não compareceram à solenidade de entrega do título de cidadania honorária à ministra Laurita Vaz, do Superior Tribunal de Justiça, na sexta-feira, 02. Foi só mais um caso de desrespeito dos parlamentares municipais a projetos que eles mesmos aprovam.

Vida difícil
O vereador Fernando Cunha (PSDB) tem lamentado a dificuldade em aprovar projetos e, até, requerimentos. A bancada governista não lhe dá tréguas. É a vida de oposicionista. Logo, logo ele se acostuma.

Autor(a): Nilton Pereira

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Contexto Político

Clique na imagem para ver a coluna - Ed.623

26/05/2017

Contexto Político...

Clique na imagem para ver a coluna - Ed.622

18/05/2017

Contexto Político...

Clique na imagem para ver a coluna - Ed.621

11/05/2017

Contexto Político...

Clique na imagem para ver a coluna - Ed.620

05/05/2017

Contexto Político...