(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Notas Gerais - Ed. 348

Geral Comentários 06 de janeiro de 2012

Notas Gerais


Qualificação em línguas
Anápolis será contemplada com unidade
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia, lançou na última quinta-feira,5, as Unidades de Qualificação Profissional em Línguas do Programa Bolsa Futuro. A solenidade ocorreu no Salão Verde do Palácio das Esmeraldas, em Goiânia. As Unidades de Qualificação, de acordo com a Sectec, vão capacitar profissionais para atender aos turistas que devem passar por Goiás nos próximos anos. Os primeiros polos de ensino de línguas vão ser instalados em Goiânia, Anápolis, Aparecida, Rio Verde, Catalão, Trindade, Caldas Novas, Goiás e Pirenópolis. Vão ser 162 horas de aulas presenciais de cursos de inglês ou espanhol.


Sefaz
Novas pautas fiscais
Desde o último dia dois, entraram em vigor novas pautas de valores referenciais para cobrança de ICMS de feijão, tomate e rebanho bovino e bubalino comercializados em Goiás. Levantamento da Coordenação de Pesquisa Mercadológica da Gerência de Informações Econômico-Fiscais (Gief), da Secretaria da Fazenda (Sefaz), apurou que, em geral, o feijão registrou aumento médio de 10,43%, no preço pago ao produtor e uma queda média de 10,51% no preço pago pelo tomate. Ainda pela nova pauta para cobrança de ICMS, o gado bovino para abate (fêmea) de até 12 meses caiu de R$ 610,59 para R$ 560,21, redução de 8,25% a cabeça.

UEG
Novo mestrado terá chamada
A UEG vai contar com mais um mestrado neste ano: Educação, Linguagem e Tecnologias, que será oferecido na UEG de Ciências Socioeconômicas e Humanas de Anápolis. A previsão é que até o final deste mês seja divulgado o edital com a chamada pública de inscrição e todos os detalhes para seleção de 20 vagas. Segundo a coordenadora do mestrado, Mirza Seabra Toschi, a instituição já conta com quatro mestrados: Ciências Moleculares, Engenharia Agrícola, Tecnologia Farmacêutica e Produção Vegetal. Ainda tem o Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Farmacêutica realizado numa associação entre a UEG, PUC e a Unievangélica.

Educação
Vagas na rede estadual
A Secretaria da Educação prorrogou para o dia 18 próximo, o prazo para alunos novatos que querem ingressar na rede estadual de ensino. O interessado pode pedir a vaga pela internet, no site www.matricula.go.gov.br ou pelo 0800 940 0878. Na primeira etapa de solicitações foram registrados 67.115 novos alunos. Esses precisam confirmar e efetivar a matrícula de 10 a 13 deste mês. As aulas vão começar no dia 18 de janeiro. Caso algum passo do processo não seja cumprido, o aluno perderá a vaga e seu cadastro será automaticamente excluído. A expectativa é de 80 mil novos alunos ingressem na rede estadual neste ano letivo.


Agrodefesa
Foco de aftosa no Paraguai
O presidente da Agência Goiana de Defesa Agropecuária, Antenor Nogueira, está preocupado com o foco de febre aftosa notificado no Paraguai. Segundo ele, a fiscalização nas barreiras está sendo intensificada e Goiás já disponibilizou técnicos da Agrodefesa para a Defesa Sanitária do Mato Grosso do Sul, para ajudar na fase inicial do trabalho. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento anunciou ações imediatas que serão adotadas para evitar a entrada do vírus da febre aftosa no País. O vírus foi identificado em bovinos numa propriedade na localidade de Aguaray Amistad, a cerca de 30 quilômetros do foco notificado em setembro de 2011.

Custo de vida
Inflação tem queda na capital
A inflação apurada em Goiânia pela Secretaria de Gestão e Planejamento acumulou índice de 7,26% em 2011, resultado inferior à taxa de 2010: 8,08%. O grupo que apresentou a maior alta no período foi o de vestuário, com 16,43%. Alimentação, grupo com maior peso na formação do índice inflacionário, teve reajuste de 6,28% em 2011, no ano anterior, a taxa foi de de 15,35%. Entre os alimentos que mais subiram, estão o tomate (63,98%), café moído (25,12%), margarina (13,83%) e queijo frescal (13,29%). Já o grupo de habitação registrou índice de 4,13%. Transportes aumentaram 8,91%. O etanol foi campeão de reajuste no ano passado, com 20,12%.

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Geral

Capitão Waldyr pode ser nome da Plataforma

13/07/2017

Decano da indústria, com uma folha de mais de 60 anos prestados aos classismo e, em especial, à Federação das Indústrias...

Prevista redução de construtores com novas exigências do MC

13/07/2017

A exigência do Ministério das Cidades para que todos os pequenos e médios construtores tenham o Cadastro Nacional da Pesso...

Anápolis presente no Conselho Nacional de Juventude

06/07/2017

A assessora de juventude da Secretaria Municipal de Cultura, Larissa Pereira, foi eleita para ocupar uma das três cadeiras d...

Ubiratan Lopes é empossado na presidência da FACIEG

29/06/2017

O empresário anapolino Ubiratan da Silva Lopes foi empossado na presidência da Federação das Associações Comerciais, In...