(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Notas da Web - Ed. 257

Geral Comentários 26 de maro de 2010

Notas gerais - Ed. 257


Crescimento
As economias emergentes devem concentrar 51% do PIB mundial em 2014, colocando um fim à hegemonia dos países ricos, que até a virada do milênio detinham uma fatia superior a 60%. A previsão é do estudo conduzido pela consultoria Ernst & Young, que constatou um aumento consistente e constante dos países em desenvolvimento na geração de riqueza desde 2000. A consultoria analisou o desempenho de dois blocos. De um lado, o G7, que detinha uma participação de 49% do PIB mundial, no início da década, cairá para 37% em quatro anos. Na outra ponta, os Brics, que partiram de uma fatia de 17% em 2000, aumentarão sua participação para 29% no fim do período.

Terrorismo
Osama bin Laden, em nova fita de áudio, ameaçou executar qualquer norte-americano que for feito prisioneiro pela Al Qaeda, caso o suposto mentor dos ataques de 11 de setembro de 2001, Khalid Sheikh Mohammed, seja executado, informou o canal de televisão Al Jazeera ontem, quinta-feira. Autoridades dos EUA podem recomendar que Mohammed, que estava detido na prisão militar norte-americana na Baía de Guantánamo, em Cuba, seja julgado em tribunal militar. Tal decisão, depois de intensa pressão política, reverteria os planos de realizar julgamentos criminais de Mohammed e outros quatro acusados de conspiração em um tribunal de Manhattam, Estados Unidos.

Devastação
O ritmo do desmatamento, fundamentalmente a conversão de florestas tropicais em terras agrícolas, retrocedeu pela primeira vez nos últimos 10 anos no mundo, mas alguns países mantêm taxas alarmantes, sobretudo na África e América do Sul, anunciou a Organização das Nações Unidas Para Agricultura e Alimentação (FAO). Um dos dados mais importantes do estudo é o de que o Brasil, com uma superfície de 8,5 milhões de quilômetros quadrados, grande parte deles cobertos pela Floresta Amazônica, perdeu 2,6 milhões de hectares de floresta anuais nos últimos 10 anos, contra 2,9 milhões de hectares nos anos 90. O Ministério do Meio Ambiente comemora.

Medicamentos
Uma pesquisa realizada pela Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-SP), em farmácias da capital paulista, constatou diferenças de até 421,16% entre os preços de medicamentos genéricos e de até 123,46% entre os de referência (aqueles que têm nome fantasia). O levantamento comparativo foi feito entre 3 e 5 de março.
Segundo a pesquisa, no período apurado os genéricos apresentaram preços 54,39% mais baratos do que os de referência. O medicamento genérico cloridrato de fluoxetina (20 mg com 28 cápsulas), por exemplo, foi encontrado com custo cerca de 72,36% mais barato que o respectivo medicamento de referência, informou o Procon de São Paulo.

Tragédia
Um caçador ilegal foi devorado por leões em uma reserva na África do Sul, depois de ser atacado por hipopótamos. Segundo administradores do Parque Nacional Kruge, a vítima e mais dois companheiros entraram à noite na reserva para checar se haviam capturado algum animal em uma das armadilhas que haviam montado ilegalmente, quando foram atacados por um grupo de hipopótamos. Os três homens saíram correndo em diferentes direções. Dois deles ainda conseguiram sair da reserva. Já o terceiro caçador foi morto e devorado pelos leões. O crânio e alguns pedaços das roupas do homem que caçava ilegalmente foram encontrados pelos guardas-florestais do parque.

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Geral

Adoção de selo eletrônico é adiada

22/06/2017

A Secretaria da Fazenda informa que a obrigatoriedade de uso do Selo Fiscal Eletrônico para as embalagens descartáveis de ...

Jovem anapolino abre portas para o difícil universo das fragrâncias

15/06/2017

O jovem anapolino Helder Machado Owner é um exemplo de que o empreendedorismo não tem barreiras. A primeira coisa para aven...

Subseção da OAB entrega Moção a juíza de Anápolis

09/06/2017

A juíza titular da 2ª Vara de Família e Sucessões da comarca de Anápolis, Aline Vieira Tomás, recebeu, na segunda-feira...

Controle da folha de pagamento é um desafio para a Prefeitura

02/06/2017

Dentro do que preconiza a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), o Prefeito Roberto Naves e a equipe econômica apresentaram, ...