(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Notas da Culturais - Ed. 265

Contexto Jurídico Comentários 21 de maio de 2010

Notas Gerais


Festa do Divino
Celebrações religiosas e cavalhadas
Agora considerada patrimônio cultural do Brasil, a Festa do Divino de Pirenópolis já está, há vários dias, com ampla programação na cidade turística, localizada a cerca de 52 quilômetros de Anápolis. Os festejos, conforme se tem notícia, são realizados desde 1819. É considerada uma das mais expressivas celebrações do Espírito Santo no País, especialmente pelo grande número de seus rituais, personagens e componentes, como as cavalhadas de mouros e cristãos e os mascarados montados a cavalo. Enraizada no cotidiano dos moradores de Pirenópolis, a Festa do Divino determina os padrões de sociabilidade local, consolidando-se como elemento fundamental da identidade cultural da cidade.

Veja detalhes da programação
Dia 22 de maio
Sábado do Divino
19:00h - Último dia da novena e Missa cantada em latim
21:00h - Levantamento do Mastro e Grande Queima de Fogos
Dia 23 de maio
Domingo do Divino
8:00h - Cortejo Imperial (Procissão das Virgens)
13:30h - 1º dia das Cavalhadas
Dia 24 de maio
8:00h - Reinado de Nossa Senhora do Rosário
13:30h - 2º dia das Cavalhadas
Dia 25 de maio
8:00h - Juizado de São Benedito
13:30h -3º dia das Cavalhadas


Museu
Dia Internacional será comemorado
O Museu Histórico “Alderico Borges de Carvalho” está preparando uma programação especial para comemorar o Dia Internacional de Museus, com uma exposição que ficará aberta de 24 de maio a 04 de junho. Estarão expostas fotos raras e documentos que, geralmente, não têm livre acesso para a população, como uma foto da solenidade de doação da casa de Zeca Batista, onde, hoje, funciona a sede do Museu, à Prefeitura de Anápolis.
De acordo com o diretor do museu, Tiziano Mamede, a exposição serve para aproximar, a população, cada vez mais, do Museu Histórico, mostrando um pouco de nossa história de uma maneira mais direta e de fácil entendimento. A exposição ficará aberta das 8:00 às 18:00 e a entrada será franca.


Entretenimento
Bolha Cultural traz ecletismo
Acontece neste fim de semana em Anápolis, mais uma edição do Bolha Cultural. Apoiado pela Diretoria de Cultura, o evento vai reunir várias expressões artísticas em apresentações únicas no Teatro Municipal.
De acordo com o organizador do Bolha Cultural, Caio Rodrigues, a intenção é misturar tendências e oferecer um evento plural ao publico. “A mistura de música, teatro e dança cria uma combinação única que faz valer a participação de toda a comunidade”, afirma Rodrigues, que fez pessoalmente o contato com todos os artistas que vão participar dos shows.
O Diretor de Cultura Augusto César de Almeida mais uma vez destaca a parceria da Diretoria com a iniciativa privada. “Estamos abertos a boas idéias. Vamos apoiar todos os projetos que somarem para a retomada cultural que estamos promovendo na cidade.”
A agenda de atrações do Bolha Cultural está disponível no site: www.bolhacultural.com

DiverCidade
Programação movimenta a Vila Jaiara
O projeto Anápolis Tem Arte realiza mais uma ação do DiverCidade, levando atrações e oficinas culturais aos mais diferentes setores de Anápolis. No próximo dia 21 de Maio, a ação acontece a partir das 14 horas na Escola Municipal “Comendador Miguel Pedreiro” que fica na Rua 12 de Maio - Vila Jaiara.
O projeto será realizado em parceria com o Ponto de Cultura Tenda Jovem que trará diversas oficinas para a população local, como: Música, Capoeira, Desenho, Dança e, também, a exibição de dois filmes: “Deu Bode” e “Bom Jesus, Nossa Praça”. Os artistas locais terão seu espaço às 17 horas e a partir das 19:00 acontecerá a apresentação da Orquestra de Violeiros de Anápolis.

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Contexto Jurídico

A irrevogabilidade da isenção onerosa

05/07/2018

A Lei nº. 5.172, de 25 de outubro de 1966, que dispõe sobre o Sistema Tributário Nacional e institui normas gerais de dire...

A Reforma Trabalhista e o Teletrabalho

28/06/2018

A primeira observação sobre a regulação do teletrabalho na ordem jurídica do País diz respeito à plena possibilidade d...

A Reforma Trabalhista e suas repercussões

16/11/2017

Em vigor desde o último sábado (11/11/2017), a Reforma da Legislação Trabalhista trouxe mais de 100 (cem) mudanças na Co...

Do arrolamento de bens realizado pela Receita Federal do Brasil - RFB

03/11/2017

O Arrolamento de Bens e Direitos balizado pelo artigo 64 da Lei nº. 9.532, de 10 de dezembro de 1997 se traduz em mero inven...