(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Notas da Culturais - Ed. 265

Contexto Jurídico Comentários 21 de maio de 2010

Notas Gerais


Festa do Divino
Celebrações religiosas e cavalhadas
Agora considerada patrimônio cultural do Brasil, a Festa do Divino de Pirenópolis já está, há vários dias, com ampla programação na cidade turística, localizada a cerca de 52 quilômetros de Anápolis. Os festejos, conforme se tem notícia, são realizados desde 1819. É considerada uma das mais expressivas celebrações do Espírito Santo no País, especialmente pelo grande número de seus rituais, personagens e componentes, como as cavalhadas de mouros e cristãos e os mascarados montados a cavalo. Enraizada no cotidiano dos moradores de Pirenópolis, a Festa do Divino determina os padrões de sociabilidade local, consolidando-se como elemento fundamental da identidade cultural da cidade.

Veja detalhes da programação
Dia 22 de maio
Sábado do Divino
19:00h - Último dia da novena e Missa cantada em latim
21:00h - Levantamento do Mastro e Grande Queima de Fogos
Dia 23 de maio
Domingo do Divino
8:00h - Cortejo Imperial (Procissão das Virgens)
13:30h - 1º dia das Cavalhadas
Dia 24 de maio
8:00h - Reinado de Nossa Senhora do Rosário
13:30h - 2º dia das Cavalhadas
Dia 25 de maio
8:00h - Juizado de São Benedito
13:30h -3º dia das Cavalhadas


Museu
Dia Internacional será comemorado
O Museu Histórico “Alderico Borges de Carvalho” está preparando uma programação especial para comemorar o Dia Internacional de Museus, com uma exposição que ficará aberta de 24 de maio a 04 de junho. Estarão expostas fotos raras e documentos que, geralmente, não têm livre acesso para a população, como uma foto da solenidade de doação da casa de Zeca Batista, onde, hoje, funciona a sede do Museu, à Prefeitura de Anápolis.
De acordo com o diretor do museu, Tiziano Mamede, a exposição serve para aproximar, a população, cada vez mais, do Museu Histórico, mostrando um pouco de nossa história de uma maneira mais direta e de fácil entendimento. A exposição ficará aberta das 8:00 às 18:00 e a entrada será franca.


Entretenimento
Bolha Cultural traz ecletismo
Acontece neste fim de semana em Anápolis, mais uma edição do Bolha Cultural. Apoiado pela Diretoria de Cultura, o evento vai reunir várias expressões artísticas em apresentações únicas no Teatro Municipal.
De acordo com o organizador do Bolha Cultural, Caio Rodrigues, a intenção é misturar tendências e oferecer um evento plural ao publico. “A mistura de música, teatro e dança cria uma combinação única que faz valer a participação de toda a comunidade”, afirma Rodrigues, que fez pessoalmente o contato com todos os artistas que vão participar dos shows.
O Diretor de Cultura Augusto César de Almeida mais uma vez destaca a parceria da Diretoria com a iniciativa privada. “Estamos abertos a boas idéias. Vamos apoiar todos os projetos que somarem para a retomada cultural que estamos promovendo na cidade.”
A agenda de atrações do Bolha Cultural está disponível no site: www.bolhacultural.com

DiverCidade
Programação movimenta a Vila Jaiara
O projeto Anápolis Tem Arte realiza mais uma ação do DiverCidade, levando atrações e oficinas culturais aos mais diferentes setores de Anápolis. No próximo dia 21 de Maio, a ação acontece a partir das 14 horas na Escola Municipal “Comendador Miguel Pedreiro” que fica na Rua 12 de Maio - Vila Jaiara.
O projeto será realizado em parceria com o Ponto de Cultura Tenda Jovem que trará diversas oficinas para a população local, como: Música, Capoeira, Desenho, Dança e, também, a exibição de dois filmes: “Deu Bode” e “Bom Jesus, Nossa Praça”. Os artistas locais terão seu espaço às 17 horas e a partir das 19:00 acontecerá a apresentação da Orquestra de Violeiros de Anápolis.

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Contexto Jurídico

Ato de desídia. Faltar sem justificativa é motivo para justa causa

17/01/2019

Segundo entendimento da 1ª turma julgadora do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região, faltar ao trabalho por mais de ...

Pensando em abrir seu próprio negócio? Vejaos principais tributos pagos por uma empresa:

10/01/2019

O que mais assusta os empreendedores e donos de negócios são os valores a serem pagos e a burocracia ao abrirem uma empresa...

Código de Defesa do Consumidor X Convenção de Varsóvia Controvérsias quanto às indenizações

20/12/2018

O transporte aéreo de passageiros é configurado como uma relação consumerista, haja visto que, a Companhia Aérea enquadr...

Teletrabalho. Reforma Trabalhista

13/12/2018

Inicialmente é necessário esclarecer que o teletrabalho é o serviço prestado, de forma preponderante, fora das dependênc...