(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Notas Culturais - Ed. 248

Contexto Jurídico Comentários 22 de janeiro de 2010


Arte e cibernética
A “I Semana Digiarte e Software livre” - evento de caráter técnico, político, social e artístico - sobre software livre e sua utilização é uma realização do Pontão de Cultura Tenda Jovem, sob a tutela da Prefeitura Municipal de Anápolis e da Diretoria de Cultura do Município. Além disso, vai ser inaugurado um telecentro com computadores doados pelo SERPRO.
A intenção do evento é reforçar os conceitos de software livre, como o Linux, e fomentar sua utilização, partindo do preceito de inclusão digital para o uso de softwares para produções em tecnologia da informação direcionada às artes, sobretudo a audiovisual. Desta forma, estimulam-se as produções do gênero, oferecendo visibilidade aos diversos segmentos, como o próprio fazer cinematográfico, teatro, danças populares, música, artes plásticas, dentre outros.
A promoção acontece de 01 a 05 de fevereiro e terá suas atividades mostradas em vários locais simultaneamente.

Mudanças
As unidades da Diretoria de Cultura (escolas de arte, música, teatro e dança além do projeto Criar e Tocar) iniciaram o processo de inscrições para novatos no dia 11 de janeiro e já trazem modificações no plano de trabalho e na política de ingresso.
Os professores terão, em sua carga horária, que executar um projeto juntamente com os alunos fora da escola, ou seja: a comunidade poderá manter um maior contato com o que é feito nas escolas da Diretoria de Cultura.
Outra mudança significativa é a garantia de 50% das vagas nas escolas para alunos da rede pública municipal de ensino, o que vai democratizar as matrículas que, às vezes, não atendiam a toda a população que buscava o ingresso nas unidades culturais.
O CLAI - Centro Livre de Arte Integrada vai se tornar mais uma unidade do programa Cultura e Cidadania, do qual faz parte o “Criar e Tocar”, ação conjunta da Prefeitura Municipal de Anápolis e da Unievangélica, ampliando seu alcance e se instalando em outras regiões da cidade, atendendo a um número bem maior de crianças esse ano.
De acordo com a Diretoria de Cultura, a principal meta é levar a arte aos quatro cantos da cidade, o que fica mais fácil através da iniciação cultural da criança que frequenta as escolas públicas.
As inscrições se encerram no dia 29 de janeiro e podem ser feitas nas próprias unidades culturais.


Teatro em dose dupla
A Cia. de Benedita de Teatro apresenta duas peças em Anápolis, nos dias 28 e 29 de janeiro, iniciando a temporada de espetáculos teatrais de nossa cidade.
No dia 28 será encenada a peça “IN_DECÊNCIA” e no dia 29 a peça “ÉDIPO”. Vale ressaltar que a trupe está em tournée pelo Estado de Goiás e já é sucesso absoluto de público e crítica.
De acordo com o Diretor de Cultura Augusto César de Almeida, o teatro não teria uma forma melhor de dar o pontapé inicial de suas atividades do que com essas duas peças.
“Este é um ano muito importante para a classe teatral de Anápolis, um ano de afirmação depois de tudo o que resgatamos em 2009” Afirmou o diretor de cultura fazendo uma clara referencia à retomada da Mostra de Teatro de Anápolis e da grande procura de alunos pela escola municipal da arte.
Os ingressos para as peças que serão encenadas no Teatro Municipal estão sendo vendidos por R$ 10,00 a inteira, e quem levar 1 kg de alimento não perecível paga meia entrada.

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Contexto Jurídico

A irrevogabilidade da isenção onerosa

05/07/2018

A Lei nº. 5.172, de 25 de outubro de 1966, que dispõe sobre o Sistema Tributário Nacional e institui normas gerais de dire...

A Reforma Trabalhista e o Teletrabalho

28/06/2018

A primeira observação sobre a regulação do teletrabalho na ordem jurídica do País diz respeito à plena possibilidade d...

A Reforma Trabalhista e suas repercussões

16/11/2017

Em vigor desde o último sábado (11/11/2017), a Reforma da Legislação Trabalhista trouxe mais de 100 (cem) mudanças na Co...

Do arrolamento de bens realizado pela Receita Federal do Brasil - RFB

03/11/2017

O Arrolamento de Bens e Direitos balizado pelo artigo 64 da Lei nº. 9.532, de 10 de dezembro de 1997 se traduz em mero inven...