(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Notas Culturais - Ed. 248

Contexto Jurídico Comentários 22 de janeiro de 2010


Arte e cibernética
A “I Semana Digiarte e Software livre” - evento de caráter técnico, político, social e artístico - sobre software livre e sua utilização é uma realização do Pontão de Cultura Tenda Jovem, sob a tutela da Prefeitura Municipal de Anápolis e da Diretoria de Cultura do Município. Além disso, vai ser inaugurado um telecentro com computadores doados pelo SERPRO.
A intenção do evento é reforçar os conceitos de software livre, como o Linux, e fomentar sua utilização, partindo do preceito de inclusão digital para o uso de softwares para produções em tecnologia da informação direcionada às artes, sobretudo a audiovisual. Desta forma, estimulam-se as produções do gênero, oferecendo visibilidade aos diversos segmentos, como o próprio fazer cinematográfico, teatro, danças populares, música, artes plásticas, dentre outros.
A promoção acontece de 01 a 05 de fevereiro e terá suas atividades mostradas em vários locais simultaneamente.

Mudanças
As unidades da Diretoria de Cultura (escolas de arte, música, teatro e dança além do projeto Criar e Tocar) iniciaram o processo de inscrições para novatos no dia 11 de janeiro e já trazem modificações no plano de trabalho e na política de ingresso.
Os professores terão, em sua carga horária, que executar um projeto juntamente com os alunos fora da escola, ou seja: a comunidade poderá manter um maior contato com o que é feito nas escolas da Diretoria de Cultura.
Outra mudança significativa é a garantia de 50% das vagas nas escolas para alunos da rede pública municipal de ensino, o que vai democratizar as matrículas que, às vezes, não atendiam a toda a população que buscava o ingresso nas unidades culturais.
O CLAI - Centro Livre de Arte Integrada vai se tornar mais uma unidade do programa Cultura e Cidadania, do qual faz parte o “Criar e Tocar”, ação conjunta da Prefeitura Municipal de Anápolis e da Unievangélica, ampliando seu alcance e se instalando em outras regiões da cidade, atendendo a um número bem maior de crianças esse ano.
De acordo com a Diretoria de Cultura, a principal meta é levar a arte aos quatro cantos da cidade, o que fica mais fácil através da iniciação cultural da criança que frequenta as escolas públicas.
As inscrições se encerram no dia 29 de janeiro e podem ser feitas nas próprias unidades culturais.


Teatro em dose dupla
A Cia. de Benedita de Teatro apresenta duas peças em Anápolis, nos dias 28 e 29 de janeiro, iniciando a temporada de espetáculos teatrais de nossa cidade.
No dia 28 será encenada a peça “IN_DECÊNCIA” e no dia 29 a peça “ÉDIPO”. Vale ressaltar que a trupe está em tournée pelo Estado de Goiás e já é sucesso absoluto de público e crítica.
De acordo com o Diretor de Cultura Augusto César de Almeida, o teatro não teria uma forma melhor de dar o pontapé inicial de suas atividades do que com essas duas peças.
“Este é um ano muito importante para a classe teatral de Anápolis, um ano de afirmação depois de tudo o que resgatamos em 2009” Afirmou o diretor de cultura fazendo uma clara referencia à retomada da Mostra de Teatro de Anápolis e da grande procura de alunos pela escola municipal da arte.
Os ingressos para as peças que serão encenadas no Teatro Municipal estão sendo vendidos por R$ 10,00 a inteira, e quem levar 1 kg de alimento não perecível paga meia entrada.

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Contexto Jurídico

Ato de desídia. Faltar sem justificativa é motivo para justa causa

17/01/2019

Segundo entendimento da 1ª turma julgadora do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região, faltar ao trabalho por mais de ...

Pensando em abrir seu próprio negócio? Vejaos principais tributos pagos por uma empresa:

10/01/2019

O que mais assusta os empreendedores e donos de negócios são os valores a serem pagos e a burocracia ao abrirem uma empresa...

Código de Defesa do Consumidor X Convenção de Varsóvia Controvérsias quanto às indenizações

20/12/2018

O transporte aéreo de passageiros é configurado como uma relação consumerista, haja visto que, a Companhia Aérea enquadr...

Teletrabalho. Reforma Trabalhista

13/12/2018

Inicialmente é necessário esclarecer que o teletrabalho é o serviço prestado, de forma preponderante, fora das dependênc...