(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Nomes para 2012 já estão “na boca do povo”

Política Comentários 02 de dezembro de 2010

Muito embora se esteja, apenas, na metade da Administração Antônio Gomide (PT) e na ressaca das eleições presidenciais e estaduais deste ano, a sucessão municipal já é tema quase que obrigatório nos meios políticos anapolinos. Nomes é o que não falta


Considerada inoportuna por muitos, e um desserviço por outros, a sucessão municipal, que somente acontece daqui a um ano e dez meses, já começa a mexer com o imaginário político em Anápolis, antes mesmo de se ter o início do terceiro Governo Marconi Perillo. Dá-se como certo que a segunda metade da administração do Prefeito Antônio Gomide (PT) e os dois primeiros anos da Administração Marconi vão ser fundamentais para o direcionamento do processo sucessório. Todavia, as especulações em torno de nomes são frequentes e o que não falta é a indicação de prováveis e/ou eventuais candidatos à Prefeitura de Anápolis. Por outro lado, há quem afirme que discutir o assunto agora, seria uma forma de tumultuar o processo e, até, atrapalhar o ritmo normal da Cidade.
O “estopim” de tudo pode ter sido a declaração do deputado estadual eleito José de Lima (PDT) de que vai pleitear o cargo. Ele que é considerado um “eterno” candidato à Prefeitura de Anápolis, por já haver disputado o cargo em diversas oportunidades e mantido a ideia de, mais uma vez aspirar a governadoria da Cidade. Assim sendo, outros partidos e outras frentes políticas, também, se julgaram no direito de, pelo menos, discutirem a questão, apontando e sugerindo nomes para concorrerem nas eleições municipais de 2012.
Primeiros nomes
Ninguém tem dúvidas de que, caso não ocorra algum fato mais grave, o atual Prefeito, Antônio Gomide seria um candidato natural a mais um mandato. Baseia-se este fato no desempenho de seus dois primeiros anos à frente da Prefeitura, desfrutando de alto índice de aceitação pública e, muito mais, no apoio que ele deverá receber do Governo Dilma Rousseff, também do Partido dos Trabalhadores, para a aplicação de recursos em obras físicas e sociais no Município. Para muitos, não há como o PT não disputar, já que ele participou de todas as eleições municipais em Anápolis desde que foi fundado. E o candidato seria, mesmo, Antônio Gomide.
Pelo lado do PSDB e partidos aliados, também, certamente haverá uma candidatura com o integral apoio do Governador eleito Marconi Perillo. O Partido dispõe de vários nomes, dentre eles os dos vereadores Mirian Garcia e Fernando Almeida Cunha, muito embora se fale, por enquanto timidamente, que o PSDB estaria preparando um ‘nome surpresa’ para entrar “de cabeça” na política anapolina.
Outros partidos
Com a saída do casal Adhemar/Onaide Santillo, espera-se que o PMDB comece, por Anápolis, uma reciclagem de seus quadros, disputando as principais prefeituras goianas. O vereador Wesley Silva pode ser o representante peemedebista nesta disputa, tendo em vista sua ascensão dentro da sigla. O empecilho seria a aliança com o PT, que deverá vir de Antônio Gomide. Estas três alternativas, mais a candidatura “declarada” de José de Lima, teriam, ainda, o acréscimo de outros concorrentes, um deles a surgir dos chamados partidos “nanicos”. Nomes como os do deputado eleito Carlos Antônio (PSC) e da vereadora Gina Tronconi (PPS) povoam a mente de muitos analistas políticos.
Outra possibilidade que vem sendo colocada é quanto ao futuro do casal Santillo (Adhemar e Onaide) que recentemente deixou o PMDB, mas que vai se abrigar em outra sigla. Tem-se como certo que ou um, ou outro, vai estar com o nome disponível para concorrer à Prefeitura de Anápolis em 2012. Embora prematura, esta discussão tem certa lógica, levando-se em consideração o histórico de Anápolis, cidade altamente politizada e que costuma sair na frente em questões como esta.

Autor(a): Nilton Pereira

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

Baixe o PDF de Edições Anteriores

Arte em Propaganda Arte em Propaganda

+ de Notícias Política

Ronaldo Caiado acusa Governo de usar dados para mascarar crise do Estado

08/11/2018

O governador eleito Ronaldo Caiado (Democratas) cobrou maior transparência nos dados repassados à equipe de transição pel...

Partido realiza ação social em prol da Casa Joana

08/11/2018

O Democratas Mulher Anápolis irá realizar nesta sexta-feira, 09, a partir das 09 horas, em Anápolis, uma manhã odontológ...

Vereador exige explicações para aumento da energia elétrica em Goiás

08/11/2018

O vereador João da Luz (PHS) informou na tribuna, durante a sessão ordinária da última quarta-feira,07, que esteve em Bra...

Ronaldo Caiado terá muitos desafios para enfrentar em sua terra natal

02/11/2018

Não dá para falar que se trata de uma “herança maldita”. Mas, dá para dizer que os “gargalos” de Anápolis vão o...