(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Noite de gala para as letras anapolinas

Cultura Comentários 01 de julho de 2016

Projeto Anápolis em Letras, Fatos e Imagens contempla mais 35 publicações e chega a 250 livros lançados em nove anos de existência


“Um povo sem cultura é um povo escravizado”. Palavras do mestre das letras anapolinas, Paulo Nunes Batista, cordelista premiado internacionalmente, autor de 30 livros (poesia e prosa) e, aos 91 anos, foi um dos 35 participantes da nona edição do projeto Anápolis em Letras, Fatos e Imagens que participaram da noite de autógrafo para o lançamento de suas publicações, em concorrido evento realizado no Teatro Municipal de Anápolis, na noite da última quarta-feira, 29.
O lançamento coletivo foi prestigiado pelo Prefeito João Gomes que, na oportunidade, ressaltou a importante marca alcançada pelo projeto, que em nove anos já chegou a 250 publicações. Outro fato mencionado pelo chefe do Executivo é que a iniciativa, hoje, tem previsão legal e não é, portanto, um projeto de governo, “mas, uma política pública de cultura que deve ser mantida”, enfatizou.
O secretário municipal de Cultura, Augusto César Almeida, parabenizou os autores desta edição e lançou o desafio para que outras pessoas que tenham o sonho de publicar um livro, possam fazê-lo por meio do projeto, o qual hoje é realizado em parceria com a União Literária Anapolina (ULA) e a editora Kelps.
A presidente da ULA, Natalina Fernandes, relatou que o lançamento de um livro é motivo para comparações diversas. Segundo ela, para algumas pessoas, é como um filho que nasce após o período de gestação; para outras é como um navio que sai para o mar e pode tomar caminhos diversos e, ainda, para outras, é como uma janela, que apresenta diversas paisagens, mundos e personagens. Seja qual for a comparação, segundo ela, é importante que a literatura seja uma prioridade.
Certamente, o veterano escritor Paulo Nunes Batista com as suas poesias, crônicas, artigos e cordéis, abriu muitas janelas, navegou por muitos mares e, outros escritores, mais jovens, têm a mesma oportunidade com o projeto de “falar” para o mundo na sua linguagem e estilo literário próprios por meio da arte literária. Dois lados bons do projeto: reconhecer a quem já está estrada há algum tempo e abrir portas para quem está chegando.

Rádio
Durante o evento, um dos lançamentos mais concorridos foi do livro “Rádio - a história sonora de Anápolis e seus personagens”, que conta a história do rádio anapolino, escrita por José Cunha Gonçalves, o Zé Cunha, a partir de artigos publicados pelo mesmo em sua coluna semanal no Jornal Contexto.
Zé Cunha faleceu em 2012, e para que a sua missão tivesse continuidade, o seu irmão, o médico e escritor Nilson da Cunha Gonçalves, assumiu a tarefa de colocar no prelo o trabalho já iniciado, que foi concluído a partir da contribuição dada por outros radialistas e amantes dessa profissão, como Nilton Pereira (editor do Jornal Contexto); Adhemar Santillo; Mauro Gonzaga Jaime; Wilton Alves Ferreira; Orisvaldo Pires; dentre outros.
O livro leva o leitor a uma viagem pela história do rádio anapolino, desde o pioneirismo das emissoras Carajá, Cultura e Santana, os programas de auditório, os musicais até o radiojornalismo atual (e atuante) das rádios Imprensa, Manchester e São Francisco. E, é claro, um pouco da história de vários profissionais que atuaram e atuam nas bancadas e reportagens. Enfim, o livro é o resumo de uma paixão antiga dos anapolinos: o rádio, esta ferramenta de produzir entretenimento e lazer, cultura e informação.


Autores da 9ª edição do projeto literário

Alice Miguel da Cruz/Dalci Barbosa/Eloisa Sampaio
Alvinan Magno Lopes Catão
Arnaldo Salustiano Moura
Bruna Heloísa Ribeiro de Paula
David Pereira da Rocha
Delnil Tadeu Cabral Batista
Edem Vaz
Elaine Maria Machado Barbosa
Elizabeth Fernandes Höerning
Flaviana da Silva
Giovani Alexandre Tronconi
Inêz de Fátima Silva Curado
Izildinha Aparecida Almeida Porto
José da Cunha Gonçalves (in memoriam)
José Evangelista da Silva
José Fábio da Silva
José Olímpio Alves de Morais
Liliam Souza de Araújo
Marcos Delson da Silveira
Maria Antônia Valeria Litvac
Maria Emildes de Souza
Mariane Morato Stival
Maryana Nascimento Rodrigues
Mauro Hugo de Azevedo Lima
Myriam Marques
Olisomar Pereira Pires
Paulo Nunes Batista
Paulo Pereira da Silva
Priscila Santana Silva
Rondinelli Linhares de Oliveira
Rosa Dias dos Anjos Carvalho
Sandra Cristina Rodrigues Lopes
Sóstenes Cézar de Lima
Vilma Rodrigues Correa
Valter Simão

Autor(a): Claudius Brito

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Cultura

Verba de R$ 460 mil para a cultura

09/11/2017

Na manhã da última quarta-feira, 08, a Secretaria Municipal de Cultura anunciou o lançamento do edital de seleção de pro...

Festival Anapolino de Música inscreve até novembro

26/10/2017

O Festival Anapolino de Música (Famu) entra em sua 9ª edição valorizando a produção musical em Anápolis. O período de...

Bolsa literária está de volta este ano

26/10/2017

O secretário municipal de Cultura, Erivelson Borges Filho, participou na manhã desta quinta-feira,26, de reunião da União...

Festa nos Distritos neste final de semana em Sousânia

20/10/2017

Com objetivo de reconhecer a importância política e econômica dos distritos do município, a Prefeitura de Anápolis promo...