(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Museu Histórico realiza programação especial

Cultura Comentários 21 de maio de 2015

Inauguração de exposições e palestras integram programação da Semana de Museus


O Museu Histórico Alderico Borges de Carvalho, traz mostra fotográfica “Hoje tem Espetáculo: um olhar sobre a arte circense regional”, e uma exposição que registra os 70 anos do fim da Segunda Guerra Mundial. As s atividades integram a Semana do Museu, cuja programação teve início na última quarta-feira,20, e se encerra nesta sexta-feira,22, com a realização de visitas escolares monitoradas nos períodos matutino e vespertino, e de palestras, à noite. O secretário municipal de Cultura, Augusto César de Almeida, destaca que esta é a décima terceira edição da Semana. Os participantes vão ganhar certificado válido como horas extracurriculares.


O Museu Histórico Alderico Borges de Carvalho tem como objetivo divulgar as pesquisas que são feitas sobre a história da cidade, levando ao município informações sobre o seu passado. A realização desse evento visa chamar a comunidade para dentro do museu, comunidade essa que é parte integrante do próprio museu.


Para este ano, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) definiu como tema Museus para uma sociedade sustentável. O tema escolhido pelo Museu Histórico relacionando-se com o do Ibram é Sustentabilidade em Museus: as diversas abordagens patrimoniais, com debates e trocas de conhecimento nas áreas do patrimônio, sustentabilidade, memória, história, cinema, circo e outros.


Nesta sexta-feira,22, a programação noturna começa com uma apresentação de trailer do documentário Entre o Gramofone e a Grande Tela: Cinema X Sala de Exibição de Cinema em Anápolis (1920 – 1980), do cineasta Carlos César dos Santos. O palestrante Rildo Bento de Souza, professor do Curso de Museologia da Universidade Federal de Goiás apresenta o trabalho Museus-Casa: a construção da memória e a criação de mitos. O assessor de cultura do Sesc Anápolis, Luiz Sérgio Fragelli Castanheira faz abordagem sobre Sustentabilidade e Bens Culturais, e Luiz Eduardo Rosa trata do tema Museu, cineclube e ocupação.


 


Semana Nacional de Museus


A Semana Nacional de Museus acontece anualmente para comemorar o Dia Internacional de Museus (18 de maio), quando os museus brasileiros, convidados pelo Ibram, desenvolvem uma programação especial em prol dessa data. O tema norteador dos eventos é proposto pelo Conselho Internacional de Museus (Icom).


Criado em 1977 pelo Icom, o Dia Internacional de Museus tem como objetivo sensibilizar sobre o papel dos museus no desenvolvimento da sociedade. O Brasil é considerado um dos países que mais celebram a data. Segundo o secretário Augusto César, os museus exercem papel fundamental na construção do desenvolvimento sustentável, fomentando novas formas de vida e desenvolvimento dentro dos limites da natureza e servindo como laboratório para melhores práticas.

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

Baixe o PDF de Edições Anteriores

Arte em Propaganda Arte em Propaganda

+ de Notícias Cultura

Inscrições para o Salão Anapolino de Artes abrem-se em 11 de fevereiro

08/02/2019

Um dos cinco eventos do gênero mais concorridos do país e, também, o que há mais tempo é realizado na Região Centro-Oes...

Orquestra de Violeiros de Anápolis será atração em Goiânia

08/02/2019

Repertório essencialmente da cultura no Cerrado e danças típicas do folclore local são os ingredientes para uma noite esp...

Divulgada a lista dos filmes que vão concorrer no 8º Festival de Cinema

20/12/2018

Com o número recorde de 249 inscrições, a 8ª edição do Anápolis Festival de Cinema (AFC) já tem os 24 filmes selecion...

Peça enfoca obsessão por atuar e dramas existenciais

13/12/2018

Um ator obcecado pela atuação em uma peça entra em confronto com os dramas de sua existência. Esse é o ponto de partida ...