(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Município surgiu e se desenvolveu com a vocação comercial e industrial

Especial Comentários 27 de julho de 2018

Desde a formação do povoado até os dias atuais, Anápolis sempre foi um referencial na área mercantil. E ainda continua


Anápolis começou a ser povoada em meados do século XVIII por tropeiros de diferentes províncias em direção às lavras de ouro de Meia Ponte (Pirenópolis), Corumbá de Goiás, Santa Cruz, Bonfim (Silvânia) e Vila Boa (Cidade de Goiás). Em 1872, passou da categoria de povoação à de freguesia. Este local, mais tarde, seria chamado de Freguesia
de Santana das Antas. Em 1887, foi elevada de freguesia à vila.
Entretanto, a instalação oficial aconteceu em setembro de 1889. Destaca-se que foi a primeira cidade do estado a contar com energia elétrica (1924); em 1927, foi fundado o Hospital Evangélico Goiano, referência para a época; e foi criado em 1976 com o objetivo de agregar valor à produção agropecuária e mineral da região o Distrito Agroindustrial de Anápolis (DAIA).
Entre as principais atrações turísticas de Anápolis, estão: o Museu de Artes Plásticas Loures, o Museu Histórico, o Teatro Municipal, o Planetário Digital, a Base (hoje denominada ALA2), o Mercado Municipal, a Feira Artesana. Além de vários centros de compras e diversos parques: Parque da Matinha, Parque JK, Parque da Cidade, Parque Liberdade, Parque Ambiental Ipiranga e Parque da Jaiara (Reboleira).
Anápolis é a principal economia depois da capital, Goiânia. Detém o 2º maior PIB do estado de Goiás (quase 8% de todo PIB estadual) e consolida-se cada vez mais como o maior polo industrial do Estado. Contribui para isso a localização estratégica e a implantação do Distrito Agroindustrial de Anápolis (DAIA), com cerca de 120 empresas que geram cerca de 20 mil empregos.
O município possui o segundo maior Valor Adicionado da Indústria e o terceiro nos Serviços, sendo mais de um terço deste representado pelo comércio. Ainda, representa quase 20% de toda a indústria de transformação do estado de Goiás. Concorre para isso, importantes indústrias com destaque para fabricação de produtos alimentícios: Arroz Brejeiro, Granol, JBS, Vigor, Café Rancheiro; Automotiva: Caoa Hyundai; Bebidas: Ambev, Jamel; e as indústrias do ramo farmoquímico: Laboratório Teuto Brasileiro, Hypeermarcas/Neo Química, Geolab, Nova Farma entre outras, localizadas no DAIA, que transformaram a cidade num polo nacional de fabricação de medicamentos genéricos, considerado o segundo maior em produção do Brasil.
Tudo isso contribui para que Anápolis sempre ¬ gure como o município mais competitivo do estado, bem como entre os 50 maiores da indústria nacional, além de ser bem servido por agências bancárias e ter grande atuação do sistema “S“, Senai, Sesc, Sesi e Senac.
Anápolis tem grande importância no fluxo de comércio exterior, principalmente, quanto ao fluxo de importações. Isto porque o polo farmacêutico e o automobilístico dependem de matérias-primas importadas no seu processo produtivo. Assim, mais de 60% das importações de Anápolis estão relacionadas à produção de fármacos e parte e peças de automóveis, juntos representam cerca de 30% das importações do estado, sendo as principais origens advindas da Coreia do Sul, Alemanha e Estados Unidos. Embora não seja característico ao município exportar, mais de 80% de suas exportações ligam-se à soja e tem como principal destino a Holanda.
O município consolida-se cada vez mais como um polo logístico por excelência. Com localização estratégica no país, possui uma infraestrutura com diferentes modais: Rodoviário - BRs 060 (São Paulo/Brasília) e 153 (Brasília/Belém); Ferroviário –interligação entre as ferrovias Norte-Sul e Centro-Atlântica e Aeroviário - Aeroporto de cargas (em construção) o que credencia a cidade como o “Trevo do Brasil”.
Anápolis abriga o maior Distrito Agroindustrial do Centro-Oeste (DAIA) e o Porto Seco Centro-Oeste, por onde podem ser transportados os mais diversos tipos de cargas, sendo considerado um corredor do comércio exterior estadual. (Fonte: Instituto Mauro Borges)

Autor(a): Da Redação

Clique aqui para ler a página em formato PDF


Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Especial

Campanha para lembrar a Síndrome de Down

22/03/2019

“Ninguém fica para trás”. Esse é o tema do Dia Internacional da Síndrome de Down em 2019, comemorado nesta quinta-fei...

Dia da Mulher terá ampla programação

07/03/2019

Oito de março, Dia Internacional da Mulher. Em Anápolis, a data será amplamente comemorada. É que a Prefeitura preparou u...

UniEVANGÉLICA promove colação de grau para mais de 400 estudantes

28/02/2019

O Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA promoveu no dia 26 de fevereiro, terça-feira, colação de grau espe...

Acadêmico de Direito engraxa para se formar

21/02/2019

Célio Amorim deixou sua terra natal, Grajaú, no Maranhão e veio para Anápolis (onde já moravam alguns de seus familiares...