(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Município anuncia importantes reformulações na área da saúde

Saúde Comentários 15 de junho de 2017

Reforma do Hospital Municipal e implantação de novos centros de atendimento devem reforçar o atendimento à população.


Uma das áreas mais sensíveis da Administração, a pasta da Saúde, tem desafios que extrapolam os limites do Município. Por estar estruturado com serviços básicos, de média e de alta complexidades, o alcance do atendimento vai além dos 370 mil habitantes do próprio Município. A Cidade, também, recebe pacientes da Região Pirineus, formada por Anápolis e outros 10 municípios, com população estimada em 500 mil habitantes e a macro região Centro-Norte, formada por 60 municípios e população estimada de 1,1 milhão de habitantes.
Nestes dois últimos casos, o acolhimento é para os atendimentos de média e de alta complexidades. A rede básica assiste, apenas, à população local.
Diante a elevada demanda e com o objetivo, principalmente, de melhorar os serviços em sua rede básica, a secretaria municipal de Saúde planeja uma série de novos projetos e reestruturação dessa rede. As medidas foram apresentadas pela Secretária Municipal de Saúde, Luzia Cordeiro, durante reunião da Associação Comercial e Industrial de Anápolis, última quarta-feira,14.
Um dos principais desafios é a reestruturação do Hospital Municipal. A secretária relatou que a situação da unidade é precária, sobretudo, no centro cirúrgico. Porém, para que se possa fazer qualquer melhoria no local, é necessário que sejam estabelecidas parcerias com outras unidades de saúde, como o Hospital Evangélico e a Santa Casa de Misericórdia, para que haja uma transferência dos procedimentos e a população não fique prejudicada.
Outra demanda é por mais vagas de UTI’s. Neste caso, a secretária Luzia Cordeiro pontuou que, além de parcerias com outros hospitais, o Município planeja implantar, com um projeto modular (que pode ser expandido) um Centro de Internação, que deve ser instalado em uma área localizada na Avenida Universitária. Esta unidade acolherá pacientes que poderão ter alta das Unidades de Terapia Intensiva e, assim, abrir vaga para outra que precisa.
A secretaria, também, já trabalha a estruturação de duas outras unidades: o Centro de Atendimento Pediátrico, que vai ser implantado dentro da Unidade de Saúde da Mulher e vai funcionar no atendimento materno infantil e a transformação da unidade “Ilion Fleury Júnior”, no Bairro Jundiaí, em um centro de atendimento de especialidades.
O Município, também, elencou no rol de prioridades da Pasta da Saúde, a implantação do prontuário eletrônico para todas as unidades; a implantação da Sala de Situação com o Conecta SUS; implantação do e-SUS; reestruturação total do complexo de regulação; padronização do sistema de Tecnologia de Informação; conclusão do sistema Horus (para controle de estoque de medicamentos e insumos). Além disso, a implantação de uma comissão de alto nível denominada “Pensando a Saúde em Anápolis”, com o objetivo de debater e buscar soluções para os grandes gargalos que envolvem o setor; a ampliação dos programas DST/Aids, do programa de Atenção à Saúde; de saúde bucal; dentre outros e a ampliação do programa Estratégia de Saúde da Família (antigo PSF) dos 55% de cobertura atual para até 80%.
DÍVIDAS
A secretária Luiza Cordeiro informou, na reunião, que um dos principais desafios que encontro, ao assumir o cargo, foi a “perda de credibilidade”, segundo ela, em função de dívidas contraídas pelo Município desde 2012, dificultando a compra de equipamentos, medicamentos e insumos. Ela adiantou, entretanto, que as compras estão sendo normalizadas e com apoio da Procuradoria e da Secretaria Municipal da Fazenda, medidas já estão a caminho para normalizar o fluxo de pagamento para os fornecedores.
Outra questão que vem sendo trabalhada, através de uma aproximação maior da Pasta com o Ministério Público e o Poder Judiciário, é a questão da judicialização na área da saúde. Ela citou que somente em 2015 e 2016, foram impetrados 420 mandados de segurança.

Autor(a): Claudius Brito

Clique aqui para ler a página em formato PDF


Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Saúde

Região de Anápolis mantém baixa em novos casos de dengue

21/09/2017

Anápolis pode fechar 2017 com bons indicadores em relação à dengue. Desde o início do ano, o Município mantém uma baix...

Hospital de Urgências capta coração para transplante pela primeira vez

31/08/2017

Pela primeira vez em sua história, o Hospital de Urgências de Anápolis “Doutor Henrique Santillo” promoveu o transplan...

Oferta de leitos de UTI será ampliada

24/08/2017

A falta de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Anápolis está sendo enfrentada de forma prioritária. A secretá...

Saúde da Família integra programa contra o tabagismo

24/08/2017

O programa Estratégia de Saúde da Família, da Secretaria Municipal de Saúde já conta com a adesão de 100% das equipes d...