(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Município anuncia em seminário proposta para investimentos

Economia Comentários 16 de agosto de 2018

Dezenas de autoridades civis e militares participaram nesta quinta-feira,15, da abertura oficial e da programação


Centenas de pessoas acompanharam, na manhã desta quinta-feira,16, a solenidade de abertura oficial do I Seminário da Indústria de Defesa e Segurança de Goiás. O evento contou com a presença do Governador José Eliton; do Prefeito Roberto Naves; do Secretário-Geral do Ministério da Defesa, Tenente Brigadeiro do Ar, Carlos Augusto Amaral Oliveira; do Presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Pedro Alves de Oliveira; além de vários secretários estaduais e municipais; vereadores; lideranças classistas do setor produtivo; representantes de instituições de ensino superior e representações do Exército, Marinha e Aeronáutica. A programação, que tem sequência durante todo o dia nesta sexta-feira,17, acontece no Centro de Convenções.
O Seminário, capitaneado pelo Comitê da Indústria de Defesa e Segurança de Goiás (COMDEFESA-GO), foi aberto pelo presidente Anastácios Apostolos Dagios, também presidente da Associação Comercial e Industrial de Anápolis (ACIA). Em sua exposição, ele agradeceu o apoio recebido para a realização do evento que, conforme disse, é resultado de um trabalho que vem sendo desenvolvido dentro de uma rede ampla de parcerias, no intuito de fazer com que Goiás e, em especial, Anápolis, seja referência para atração de investimentos na área de defesa e segurança. A proposta visa, ainda, a implantação de um Centro de Aquisição do Ministério da Defesa, sediado no Município.
O Governador José Eliton destacou, no seu discurso, que a Administração Estadual continuará oferecendo todo o apoio necessário para que o Polo de Defesa possa se consolidar. O Estado, inclusive, já concedeu redução de ICMS, baixando de 12% para 4% a alíquota do ICMS para as operações neste segmento. Antes dele, o presidente da Fieg, Pedro Alves, ressaltou que a entidade abraçou a iniciativa e, em poucos meses, impaltou o COMDEFESA-GO, a fim de dar suporte a todo o trabalho liderado pelo Presidente Anastácios Apostolos e o Comitê Executivo. Segundo ele, a implantação desse polo trará resultados altamente positivos para a economia de Goiás.
O Secretário-Geral do Ministério da Defesa, Tenente Brigadeiro do Ar, Carlos Augusto Amaral Oliveira, potuou em seu discurso o diferencial estratégico de Anápolis para a implantação do projeto do Polo de Defesa, lembrando que a Base Aérea, transformada em ALA2, estará recebendo os mais importantes projetos dos últimos 20 anos na área de defesa, ou seja, a alocação das aeronaves KC 390, produzido pela Embraer, e os Gripen NG, da empresa sueca SAAB. Segundo ele, são emprendimentos importantes, do ponto de vista operacional de logística e defesa aérea e, também, do ponto de vista de transferência de tecnologia e agregação de valor de mão-de-obra. “Tudo isso trará uma série de atrativos que vai dinamizar a economia de Anápolis”, pontuou.


Incentivos fiscais
O Prefeito Roberto Naves, em seu pronunciamento, antecipou que vai preparar, junto com a sua equipe de governo, um projeto de lei a ser encaminhado à Câmara Municipal, visando ofecer todo incentivo municipal que é garantido em lei vigente às empresas que se instalam no Distrito Agro Industrial de Anápolis (DAIA), para os empreendimentos relacionados ao Polo de Defesa, independente de estar ou não no Distrito.
O Chefe do Executivo levantou um questionamento: “Por quê Anápolis para sediar este Polo de Defesa?”. Ele mesmo respondeu que, hoje, Anápolis é uma das cidades no País que mantém maior nível de empregabilidade; tem um polo industrial consolidado; localização privilegiada e um leque de parcerias com o Sistema S e as instituições de ensino para formar e qualificar mão-de-obra. Ainda, disse: “Anápolis tem uma característica própria: quando é para trabalhar pelo desenvolovimento e a geração de empregos, nós não medimos esforços em trabalhar com união.
O seminário, nesta sexta-feira,17, segue com uma ampla programação de palestras e debates e a participação especial do astronauta brasileiro Marcos Pontes, que abordará o tema: “É possível! Como transformar os seus sonhos em realidade!”

Autor(a): Claudius Brito

Clique aqui para ler a página em formato PDF


Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Economia

Produção industrial registra crescimento, segundo pesquisa

18/10/2018

A produtividade do trabalho na indústria brasileira ficou 2,3% superior à média dos principais parceiros comerciais do pa...

Estado de Goiás tem estimativa acima de 26 bilhões de reais para orçamento

18/10/2018

O projeto de lei nº 4381/18, que apresenta o Orçamento do Estado para 2019, foi lido em Plenário na primeira sessão ordin...

Estado de Goiás tem estimativa acima de 26 bilhões de reais para orçamento

18/10/2018

O projeto de lei nº 4381/18, que apresenta o Orçamento do Estado para 2019, foi lido em Plenário na primeira sessão ordin...

Novos investimentos em Goiás devem somar mais de R$ 200 mi

11/10/2018

A grande produção de milho no Centro-Oeste, especialmente em Goiás, que nesta safra vai chegar a 9,2 milhões de toneladas...