(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Município ganhará moderno centro para a prática do esporte amador

Esportes Comentários 14 de dezembro de 2013

Unidade contemplará a prática de 13 modalidades esportivas e será edificada na Vila Esperança


Anápolis e outros 10 municípios goianos foram selecionados pelo Ministério dos Esportes, para receber unidades do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), considerado o maior projeto de legado de infraestrutura esportiva dos Jogos Olímpicos e dos Jogos Paraolímpicos de 2016 e que compõe o PAC 2. O anúncio aconteceu na última terça-feira,10, em Brasília, pelo Ministro da Pasta, Aldo Rebelo. Ao todo, no país, serão construídos 285 centros, distribuídos em 263 municípios. A relação dos municípios contemplados foi divulgada no Diário Oficial da União, que circulou na última quarta-feira,11.
“As cidades recebem um equipamento planejado, com medidas oficiais e o melhor material para a construção e espaço para a prática esportiva. Eles estão destinados a treinar o atleta de alto rendimento e também a fornecer a prática de atividade física de lazer, ou educacional ou de entretenimento”, afirmou o ministro.
O CIE é um dos maiores projetos de legado dos Jogos Olímpicos e dos Jogos Paraolímpicos de 2016, que serão realizados no Rio de Janeiro e beneficiarão todo o Brasil. Com ginásios poliesportivos e outras estruturas que podem receber até 13 modalidades olímpicas, seis paraolímpicas e uma não-olímpica, o CIE é parte do objetivo de disseminar a prática do esporte em todo o país, oferecendo espaço para o desenvolvimento da base do esporte de alto rendimento.
O processo de seleção para as cidades interessadas foi aberto em 4 de fevereiro, e o prazo de cadastramento encerrou-se em abril. O Ministério do Esporte recebeu as propostas e selecionou as que se enquadravam nos critérios estabelecidos. Os municípios puderam escolher entre três modelos de CIE, conforme o tamanho do terreno disponível.
O CIE de Anápolis, conforme apurou o CONTEXTO, será edificado na categoria III, com área de 7 mil metros quadradose ficará localizado na Vila Esperança, região Sul da Cidade. As demais localidades contempladas foram: Goiânia, que terá dois CIEs; Águas Lindas, Aparecida de Goiânia, Formosa, Itumbiara, Novo Gama, Rio Verde, Senador Canedo, Trindade e Valparaíso de Goiás.
O secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento, Ricardo Leyser, lembrou que a realização dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos no Rio em 2016 permitiu sensibilizar a todos, principalmente o governo, sobre a importância de infraestrutura esportiva. “É um equipamento multiuso, voltado para a identificação de talentos e a formação de atletas na base, a ampliação da oferta dessas instalações públicas com requisitos oficiais. É um equipamento esportivo que atende a todas as regras para uma prática formal do esporte”, ressaltou o secretário.
Segundo Leyser, a localização dos equipamentos em áreas de alta vulnerabilidade social foi um dos critérios de seleção. “Há um diálogo com comunidades que necessitam desse esporte como base, como desenvolvimento social e também uma interligação com outros programas do próprio ministério, a exemplo do Segundo Tempo”, frisou. (Com informações do Ministério dos Esportes)

Modelos dos CIES

MODELO I
Equipamentos
Ginásio Poliesportivo (arquibancada para 177 lugares)
Área de Apoio (administração, sala de professores/técnicos, vestiários, chuveiros, enfermaria, copa, depósito, academia, sanitário público.)
Tamanho Terreno
2.500m²

Àrea a ser construída
1.600m²

MODELO II
Ginásio Poliesportivo (arquibancada para 177 lugares)
Área de Apoio (administração, sala de professores/técnicos, vestiários, chuveiros, enfermaria, copa, depósito, academia, sanitário público.)
Quadra Externa Descoberta
Tamanho Terreno
3.500m²
Àrea a ser construída
2.750m²

MODELO III
Ginásio Poliesportivo (arquibancada para 177 lugares)
Área de Apoio (administração, sala de professores/técnicos, vestiários, chuveiros, enfermaria, copa, depósito, academia, sanitário público.)
Estruturas de atletismo
Tamanho Terreno
7.000m²
Àrea a ser construída
3.750m²

Autor(a): Claudius Brito

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Esportes

Grêmio e Novo Horizonte brigam pela segunda vaga na decisão

20/07/2017

O Grêmio Anápolis tem grandes chances de ser o segundo classificado à fase Semifinal do Campeonato Goiano da Divisão de A...

Rubra quer decidir o título em casa

20/07/2017

A Rubra deu um susto em sua torcida, ao perder a invencibilidade no Campeonato Goiano da Divisão de Acesso na derrota por 1x...

Reup´s Clube comemora título goiano do futsal feminino

13/07/2017

A Associação Esportiva Reup´s Club comemora a conquista o título da Copa Goiás de Futsal-Sub 17 Feminino. As partidas fi...

Grêmio Anápolis quer a terceira vitória seguida na Divisão de Acesso

13/07/2017

O Técnico Edson Júnior deu um novo padrão tático à equipe do Grêmio Anápolis, que conquistou duas vitórias importante...