(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Mobilidade Urbana pauta encontro nacional de prefeitos

Cidade Comentários 10 de abril de 2015

Prefeito João Gomes participou de evento, em Brasília, que reuniu gestores municipais de várias partes do País


O Prefeito João Gomes (PT), acompanhado do secretário municipal de Obras, Serviços Urbanos e Habitação, Leonardo Viana, e do diretor geral da Companhia Municipal de Trânsito e Transportes, Alex Araújo, participou, em Brasília, do III Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS).
Na quarta-feira,08, a arena de diálogos teve como foco a Mobilidade Urbana de Qualidade e para Todos. As discussões foram mediadas pelo ministro de Cidades, Gilberto Kassab, pelo governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão e pelo prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet. Estes dois últimos demonstraram aos presentes as ações que favoreceram a questão da mobilidade urbana nos locais onde administram, destacando o planejamento como ferramenta chave.
O ministro Kassab reconheceu que todas as cidades grandes e também as médias, na qual Anápolis se encaixa, carecem de intervenções imediatas, em médio e em longo prazo quando se fala em mobilidade urbana. "Melhorar a mobilidade é melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e estes não estão somente nas metrópoles, mas também em cidades de médio porte com crescimento ascendente", destacou, afirmando que o governo federal, por ter maior fonte de recursos, continuará sendo o maior financiador dos programas de mobilidade das cidades brasileiras.
O prefeito João Gomes também participou das discussões sobre o tema. Entre os pontos destacados por ele, estão as intervenções que serão realizadas em Anápolis por meio do PAC da mobilidade. "Nós da Prefeitura de Anápolis, ao invés de colocarmos a culpa na falta de planejamento da maioria das cidades centenárias do Brasil, buscamos a parceira da União e estaremos colocando em prática nosso Plano de Mobilidade. É assim que proporcionaremos maior qualidade de vida à nossa população", observou o.
Após as discussões principais da manhã, no período da tarde as equipes da Companhia Municipal de Trânsito e Transportes e da Secretaria Municipal de Obras, Serviços Urbanos e Habitação, participaram de mesas de diálogo e oficinas. Estas promoveram o intercâmbio das experiências, no quesito mobilidade urbana, realizadas, ou em processo de implantação em cidades com o porte de Anápolis.

Frente
O III Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS) teve início na terça-feira, 07, e é uma promoção da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), em parceria com o Sebrae. Ao longo desta semana, centenas de prefeitos e prefeitas de todo o país estão reunidos pelo debate de informações inerentes, principalmente, às questões federativas pelo desenvolvimento dos municípios brasileiros.
O prefeito João Gomes também esteve presente no primeiro dia do evento que teve como tema principal a Nova Governança Federativa e o Papel das Cidades no Brasil e no Mundo, focando as dificuldades que os municípios brasileiros enfrentam, principalmente as financeiras. Na quinta-feira, 09, último dia de programação do III EMDS, foi reservado à finalização das mesas redondas e oficinas dos temas apresentados nos primeiros dias de encontro e à posse da nova diretoria da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), cuja eleição foi realizada também na quarta-feira, 08.

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Cidade

Oposição e situação criam embate por situação do PETI

19/04/2017

Ao usar a tribuna na sessão de quarta-feira ,19, o vereador Antônio Gomide (PT) falou sobre a necessidade de a gestão muni...

Caixa equilibrado foi a maior conquista, avalia Roberto Naves

12/04/2017

Numa entrevista coletiva, com a presença de quase todos os membros de seu secretariado e de vários vereadores, o Prefeito R...

Prefeitura anuncia revitalização do Mercado Municipal em curto prazo

07/04/2017

O Mercado Municipal “Carlos de Pina” é um dos principais pontos turísticos da cidade e também um local tradicional de ...

Alvará de funcionamento terá rigorosa fiscalização na Cidade

23/03/2017

A Divisão de Fiscalização e Posturas vai desencadear, no início de abril, uma intensa e rigorosa fiscalização em todos ...