(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Ministro diz que competitividade é arma contra a crise econômica

Economia Comentários 18 de maio de 2017

Marcos Pereira, titular do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, cumpriu extensa agenda em Anápolis


O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Marcos Pereira, esteve em Anápolis, durante boa parte do dia, na última terça-feira, 16. Foi uma espécie de agenda mista, com encontros políticos, sociais e administrativos. Foi a primeira visita oficial de um membro do primeiro escalão ao Município, Na gestão do presidente Michel Temer.
Marcos Pereira, que é bispo evangélico, participou de um encontro organizado pelo Conselho de Pastores de Anápolis, nesta parte da visita que cobriu a parte social da agenda. Várias lideranças pentecostais participaram da atividade.
Na parte política da agenda, Marcos Pereira, que é membro licenciado do Partido Republicano Brasileiro, se avistou com o Prefeito Roberto Naves (PTB). Neste encontro, a pauta foram as parcerias entre o Município e o Governo Federal, em especial, com relação às ações que possibilitem o fomento à economia da região.
O prefeito, Roberto Naves destacou que a presença do ministro coloca Anápolis na agenda econômica do Brasil. Ele, também, elogiou os esforços do presidente Michel Temer para reaquecer a economia. “O grande diferencial desta nova gestão é a coragem para executar as mudanças. Precisamos desburocratizar e modernizar o ambiente de negócios e o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços é um importante parceiro”, assinalou Roberto.
Na parte administrativa, que abriu a agenda do ministro na Cidade, o primeiro compromisso foi a visita às instalações da Geolab Indústria Farmacêutica, uma das maiores empresas farmoquímicas da América Latina. Marcos Pereira, na oportunidade, destacou o termo de cooperação entre INPI e a ANVISA para acelerar o exame de patentes na área de fármacos, assinado em abril deste ano. Ele, também, conheceu as instalações do Porto Seco Centro-Oeste, hoje considerado uma das mais bem estruturadas estações aduaneiras do interior brasileiro e responsável pela movimentação de mercadorias em operações de importação e exportação.
Ao final da tarde, o titular do MDIC participou de um encontro com empresários na Associação Comercial e Industrial de Anápolis. No encontro, ele recebeu a chamada “Carta de Anápolis”, com propostas elaboradas pelo Fórum Empresarial local, que contempla reivindicações às três esferas de governo: municipal, estadual e federal.
O documento faz parte do Pacto por Anápolis, que busca agregar esforços de toda a sociedade organizada no intuito de contribuir na retomada sustentável do crescimento do Município. As propostas para o âmbito municipal já foram entregues ao Prefeito Roberto Naves. Agora, o ministro recebeu as sugestões que fazem parte do arcabouço de sugestões para o Governo Federal. No mês de junho próximo, está sendo agendado um encontro com a presença do Governador Marconi Perillo, a fim de que sejam repassados ao mesmo os pleitos de âmbito estadual.
Balanço
Há um ano à frente do MDIC, Marcos Pereira aproveitou a reunião com os empresários para fazer um balanço de sua atuação no cargo. Segundo ele, o pilar principal do Ministério, na sua gestão, e a reconquista da confiança internacional no Brasil. Ele elencou a sua participação em três fóruns econômicos mundiais, as tratativas que estão em curso para retomar e fortalecer o MERCOSUL, os acordos comerciais celebrados com outros países e o fortalecimento da indústria nacional. Neste tocante, ele enfatizou o trabalho que está sendo feito para a elaboração de uma nova política para o setor automotivo, com ações de longo prazo.
Marcos Pereira ressaltou que o Brasil precisa recuperar a sua competitividade, para sair do estágio atual de crise em que se encontra. Ele analisou que as reformas empreendidas pelo atual governo, já estão se refletindo nos indicadores como a queda da inflação, dos juros básicos da economia, na balança comercial e, sobretudo, na confiança dos investidores internacionais. Além, ainda, de uma melhora sensível na questão do emprego.
Acompanharam a comitiva do MDIC o prefeito de Anápolis, Roberto Naves; o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Francisco Pontes; o secretário Chefe da Casa Militar do Governo do Estado, Coronel Adailton Florentino; o superintendente-executivo de Comércio, Luís Medeiros; o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Agricultura, Vander Barbosa; o deputado federal João Campos; o presidente da Câmara de Anápolis, Amilton Filho e várias outras lideranças políticas e classistas.

Autor(a): Claudius Brito

Clique aqui para ler a página em formato PDF


Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Economia

Rio Verde supera Anápolis e vai implantar um pátio operacional

15/12/2017

Embora reconheçam que o trecho da Ferrovia Norte-Sul, que inicia em Anápolis, já esteja praticamente pronto, mas que ainda...

Produção de riquezas cresceu em Anápolis, apesar da crise

15/12/2017

A primeira tomada do Produto Interno Bruto, após a crise que se iniciou em 2014, demonstra que Anápolis regiu bem e segue c...

Anápolis tem saldo positivo na geração de empregos em outubro

24/11/2017

Anápolis ficou na sexta posição entre os municípios goianos que mais abriram vagas de empregos formais em outubro e mante...

Município cai no ranking goiano de exportações

16/11/2017

Mais de US$ 1,4 bilhão. Este é o valor da corrente de comércio, representada pela soma das exportações e importações f...