(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Milhares de visitantes são esperados no dia dos Portões Abertos na ALA 2

Cidade Comentários 06 de setembro de 2018

Visitação acontecerá das 9 às 17 horas no sábado. A entrada é gratuita, mas pede-se a doação de alimentos


Neste sábado, 08, das 9h às 17h, a Ala 2 (Base da Aérea de Anápolis), irá abrir as suas instalações para mais uma edição do evento “Portões Abertos”. A realização do evento tem como objetivo mostrar para o público visitante a Unidade Militar, suas principais ações e sua importância para o país.
Essa é uma das eventualidades mais aguardadas pela população Anapolina, realizada anualmente desde 1975. O “Portões Abertos” faz parte do calendário de eventos do Estado de Goiás, e atrai, um público superior a 60 mil visitantes. É essencialmente um evento cívico, promovido em uma das maiores e mais avançadas estruturas de proteção e garantia da soberania nacional, com uma rica história de amor e dedicação à pátria e ao povo brasileiro.
A programação conta com exposição de aeronaves; Shows aéreos; Salão de tecnologia; Salão de entidades e instituições; Salão de arte e artesanato; Exposição de veículos antigos; Aeromodelismo; Paraquedismo, além de que será montada uma grande estrutura com Praça de Alimentação e Parque de diversões, tudo para que os visitantes passem o dia inteiro na Unidade Militar com tranquilidade, conforto e diversão.
A entrada é gratuita, mas os visitantes podem colaborar com a doação de um quilo de alimento não perecível, que posteriormente será repassado para instituições filantrópicas da cidade de Anápolis. O evento terá apoio da Polícia Militar e a Companhia Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT). E o Esquadrão de Saúde da Base, SAMU e Juizado de Menores estarão à disposição para atender o público se necessário.

Sobre a Ala 2
Em 09 de fevereiro de 1972 foi implantado, em Anápolis, o Núcleo da Primeira Ala de Defesa Aérea (NuAlada). O Núcleo tinha o objetivo de preparar as instalações da futura Primeira Ala de Defesa Aérea (1º Alada) que receberia os caças mais modernos da Força Aérea Brasileira, os Mirages F-103.
No dia 05 de abril foi ativada, oficialmente, a primeira Unidade de Interceptação da América do Sul, 1ª ALADA. Em 1979, a 1º ALADA foi desmembrada em Base Aérea de Anápolis e Primeiro Grupo de Defesa Aérea. Sendo a base responsável por dar suporte logístico e de recursos humanos à unidade aérea.
Em dezembro de 2016, devido à nova reestruturação da Força Aérea, a Base Aérea de Anápolis foi desativada e foi ativado o Núcleo da ALA 2 que, em 2017, se tornou Ala 2.
Na área de ALA 2 estão as Unidades Aéreas: 1° Grupo de Defesa Aérea (1° GDA), o Primeiro e o Segundo Esquadrão do Sexto Grupo de Aviação (1°/6° GAV e 2°/6° GAV) e o
Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT). Também estão as Unidades de Aeronáutica: o Grupamento de Apoio de Anápolis (GAP-AN), o Terceiro Grupo de Defesa Antiaérea (3° GDAAE), o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Anápolis (DTCEA-AN) e a Prefeitura de Aeronáutica Anápolis (PAAN).

Clique aqui para ler a página em formato PDF


Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Cidade

Prefeitura e Saneago retomam diálogo sobre concessão, mas falta acordo sobre valores

27/04/2019

O presidente da Saneago, Ricardo José Soavinski, acompanhado de diretores da estatal, esteve em Anápolis nesta sexta-feira,...

Prefeitura garante repasse para que Santa Casa mantenha UTI pediátrica funcionando

27/04/2019

Na manhã desta sexta-feira, 26/04, o Prefeito Roberto Naves recebeu a diretoria da Santa Casa de Misericórdia de Anápolis....

Revitalização do centro é desafio na segunda etapa do mandato de Roberto

26/04/2019

Um passo crucial para a revitalização da região central de Anápolis, a retirada dos ambulantes que ocupam as calçadas, ...

Cidade terá exposição de Mangalarga Marchador

25/04/2019

Criadores da raça Mangalarga Marchador de quatro estados brasileiros e do Distrito Federal, estarão em Anápolis durante o ...