(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Milhares de jovens trocam o samba pela comunhão

Cultura Comentários 08 de fevereiro de 2013

Seguindo a tradição de décadas, Anápolis terá, neste carnaval, uma das maiores concentrações de jovens cristãos de igrejas evangélicas e católicas do Brasil


Neste carnaval, igrejas evangélicas, católicas e espiritualistas oferecem uma gama de atividades para os cristãos de Anápolis e região, como alternativa para os que pretendem passar o feriado prolongado longe das folias. Estas pessoas preferem aproveitar a data participando das celebrações em suas respectivas comunidades. Pelo menos três tradicionais festas cristãs prometem aos seus fiéis “a alegria típica da época com o diferencial de agregar este sentimento a uma maior intimidade com Deus e vivência de fé”, definem.

COMEPE
O Congresso de Mocidades Evangélicas Pentecostais, COMEPE, tem inúmeras finalidades. Porém, a que melhor define sua missão é a evangelização, celebração e comunhão dos fiéis evangélicos. A parceria de inúmeras pessoas, desde líderes de juventude, jovens e pastores, colabora para a realização do evento, que acontecerá entre os dias oito e doze de fevereiro na Igreja Matriz Assembleia de Deus Ministério Anápolis, na Praça da Bíblia, Jardim Bandeirantes.
Este ano, o Congresso, que já está em sua 48ª edição, terá como atrações de louvor (música) as presenças de Thalles Roberto; Davi Sacer; Heloisa Rosa, Juliano Son, da banda Livres para Adorar e Nova Geração. Além da participação de pregadores oriundos de diversas regiões do País, como os pastores Antônio Carlos; Cláudio Duarte; Josemar Bessa; Lucinho Barreto e Neil Barreto, todos do Rio de Janeiro. Participam, ainda, os pastores Hernandes Dias Lopes, Nelson Júnior e José Clarimundo Cesar, do Espírito Santo e Goiás, respectivamente.
Segundo o organizador, Pastor André Boaventura, a expectativa, este ano, é ultrapassar o número do público do ano anterior que chegou a, aproximadamente, 18 mil pessoas em alguns dias, de acordo com dados da Polícia Militar. "Esperamos que em 2013 o 48º COMEPE seja o maior já realizado, tanto em números como em resultados espirituais", diz. André também espera que o trabalho realizado cresça comprovando o quanto o congresso é conceituado. "O COMEPE é um dos maiores congressos relativos à juventude no Brasil", comemora.
Nesta edição, o Congresso terá início, todos os dias, a partir das 08:30 indo até as 12:30 horas, e retornando no período da tarde das 14 às 16 horas. No período da noite as atividades terão início às 19:00, finalizando às 22:30 horas.
O Congresso realiza, ainda, diversos trabalhos durante o ano como o pré-Comepe em várias cidades da região. "Também acontecem em preparação para o congresso o AcampeComepe, um acampamento com a juventude de nosso ministério, e o Comepe Capacitação", explica André Boaventura.

UMADA
A União de Mocidades da Assembleia de Deus - Madureira, em Anápolis, UMADA, busca integrar a juventude que pertence às congregações de Anápolis e região. O evento, também, ocorrerá no período do feriado prolongado de carnaval, entre os dias oito e doze próximos, na Catedral da Assembleia de Deus, na Avenida Tiradentes. As atividades terão início às oito da manhã, indo até às 22 horas. De acordo com um dos organizadores, Pastor Márcio Cândido, jovens de outros estados participarão do evento. "Além dos jovens da Igreja em Anápolis, quarenta caravanas, algumas inclusive do Mato Grosso e do DF, já confirmaram presença nesses dias", diz. O público estimado para a 41ª edição da UMADA é de, aproximadamente, 12 mil jovens por noite.
A programação do Congresso se divide entre palestras e louvores, ministrados por pastores convidados. Também, na ocasião, cada congregação apresentará uma atividade, dentre apresentações artísticas, como danças e canções, além de testemunhos. "Teremos a apresentação de um coral de mil vozes", comemora. Um culto solene dará abertura ao evento na noite do dia oito.
O objetivo da organização da UMADA, composta pelo Presidente da Igreja Assembleia de Deus, Pastor Bertiê Magalhães, e da coordenação de Raimundo Cirqueira e Márcio Cândido, é levar o maior número possível de jovens à Cristo. "Buscamos dar uma opção à juventude fora das festas de carnaval de rua", explica Márcio Cândido.

Festival de Jesus
O 26º Festival de Jesus, que este ano terá como tema "Se creres verás a glória de Deus", é realizado pela Igreja Católica para o público em geral. O evento ocorrerá entre os dias dez e doze na Comunidade Nova Aliança, próxima ao Hospital Municipal, tendo início às sete horas da manhã indo até às 18 horas. Estarão presentes o bispo da diocese de Anápolis, Dom João Wilk, Padre Cleidimar Moreira, de Goiânia, além dos músicos; Akison Miranda; Eli Zago; Magno Fernando, Geice Brito e Viviane Costa, dentre outros.
O festival, organizado pela Renovação Carismática da Cidade, terá um ambiente especial para a evangelização de crianças, o que permite aos pais participarem de toda a programação enquanto seus filhos também são evangelizados.

Carnaval com Maria
Na programação católica, também, ocorrerá a 10ª edição do Carnaval com Maria. A abertura do evento, realizado pelo grupo de jovens el-shadday, será no dia oito a partir das 20 horas tendo o final previsto para a meia noite do dia doze. O tema deste ano será "Jovem, Jesus não tem facebook, twitter ou MSN, mas está on-line o tempo todo com você!". Todos os dias às 20 horas haverá um show mais discoteca animada por DJs com músicas cristãs em vários ritmos, como eletro; axé, forró e outros.
De acordo com o organizador, Gleidson Senna, tudo está preparado para que aconteça uma festa animada, diferente dos carnavais de rua. "O salão onde acontece a festa foi ampliado, a estrutura está maior em relação aos últimos anos e esperamos com essa melhoria proporcionar uma noite de muito louvor e dança a todos os jovens da Diocese", diz.
O carnaval acontecerá no salão da Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Vila Jaiara e terá a presença das bandas Mensageiros da Paz e Luz do Sim, além da cantora Viviane Costa e da Banda Nova Aliança. O ponto central do evento será uma missa sertaneja comandada pelo Padre Junior Periquito, da cidade de Guarinos. Abadás estão sendo vendidos e, segundo a organização, será sorteado um tablet entre aqueles que adquirirem um abadá. Para Gleidson, a festa terá ritmo de santidade. "O nosso objetivo é fazer uma grande festa, sem álcool ou drogas, em ritmo de santidade, mostrando que o carnaval na igreja é muito melhor que o que acontece fora dela", finaliza.

Autor(a): Carol Evangelista

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Cultura

1º Festival do Japão mostra cultura e arte milenares

14/09/2017

A cultura japonesa vai estar mais próxima dos anapolinos, durante este final de semana. De sexta-feira (15) até domingo (17...

Tributo ao grupo ABBA será atração em Anápolis

14/09/2017

Anápolis recebe, no próximo dia 23, o ABBA The History, espetáculo que traz um tributo à banda sueca que foi sucesso mund...

Édipo Rei - O Rei dos Bobos no Parque Ipiranga

08/09/2017

Édipo Rei - O Rei dos Bobos, livremente inspirado no clássico grego Édipo Rei de Sófocles, é o resultado da pesquisa aca...

Inscrições para o festival de Viola e Catira estão abertas

08/09/2017

A manifestação genuína da cultura regional e suas tradições poderão ser vistas de perto em Anápolis. Mais do que isso,...