(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Milhares de fiéis celebram o Corpus Christi em Anápolis

Cidade Comentários 02 de junho de 2013

Evento religioso reuniu mais de 20 mil fiéis católicos de cerca de 20 municípios. Missa foi presidida pelo Bispo Dom João Wilk e teve presença do Governador em exercício


A Igreja Católica reuniu cerca de 20 mil pessoas na celebração de Corpus Christi, realizada nesta quinta-feira,30, nas dependências do Colégio São Francisco, no Bairro Jundiaí. Foi a primeira vez que este momento importante da vivência da fé católica foi promovida com a presença de pessoas provenientes das paróquias localizadas em Anápolis e das demais dezoito cidades que compõem a Diocese de Anápolis.
A celebração foi presidida pelo bispo diocesano, Dom João Wilk, auxiliado por dezenas de padres e diáconos da Diocese. Além dos milhares de fiéis, líderes, representantes de pastorais, religiosos, seminaristas, ministros extraordinários da Comunhão Eucarística, organismos e entidades ligadas à Igreja Católica, fizeram-se presentes o governador em exercício, José Éliton; prefeito de Anápolis, Antônio Gomide; vice-presidente da Câmara Municipal, Pedro Mariano; e outras autoridades civis, militares e eclesiásticas.
As pessoas começaram a chegar ao Colégio São Francisco a partir das 15 horas. Foram recebidas por equipes de acolhida compostas especialmente para a celebração. Inicialmente foram realizadas orações e a adoração ao Santíssimo Sacramento, conduzida pelo reitor do Seminário Maior Diocesano, padre Edmilson Luiz de Almeida. Em seguida, por volta das 17h30, teve início a Santa Missa. A estrutura montada possibilitou que praticamente todos os presentes permanecessem sentados. Foram disponibilizados serviços de atendimento médico, água potável, sanitários químicos, entre outros.
Em sua homilia, Dom João Wilk fez referência a assuntos como a celebração do Ano da Fé, instituído pelo Papa Bento XVI e assumido pelo Papa Francisco. Ensinou sobre o mistério do Corpo e do Sangue de Cristo. O bispo diocesano também chamou atenção para as questões relacionadas à família e aos valores atinentes à dignidade da pessoa humana. E ainda conclamou os jovens para que participem efetivamente da Jornada Mundial da Juventude, em julho, no Rio de Janeiro.
O governador em exercício, José Éliton, ressaltou a importância da celebração regional de Corpus Christi neste ano. Segundo ele, o Governo de Goiás manifesta seu respeito à manifestação de fé do povo católico e assegurou que a administração estadual apoia os jovens que vão ao encontro com o Papa Francisco no Rio de Janeiro. O prefeito Antônio Gomide ressaltou que a Prefeitura de Anápolis sente-se honrada em mais uma vez ser parceira da Diocese na realização de mais um grande evento de fé.
Para a celebração da Santa Missa o altar foi montado em um grande palco que acomodou os padres e diáconos que assistiram o bispo, além do coral e de dois grandes telões que possibilitaram o acompanhamento das pessoas que ficaram mais afastados do altar. A programação foi transmitida ao vivo pela Rádio São Francisco e o Canal 5. A estrutura foi preparada pela Diocese de Anápolis e pela paróquia de São Francisco, anfitriã da celebração. O evento teve também o apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Diretoria de Turismo do Município e CMTT.
Após a Missa as pessoas saíram em procissão por algumas ruas do Bairro Jundiaí. Um ato de fé e de demonstração de unidade das comunidades que formam as paróquias da Diocese. Logo após a procissão, Dom João procedeu a benção do Santíssimo Sacramento. Para fechar a programação, bandas e cantores católicos realizaram apresentações.
O próximo grande evento da Igreja Católica, lembrado também durante a celebração de Corpus Christi, é a Semana Missionária, que será realizada na semana imediatamente anterior à Jornada Mundial da Juventude. Nos dias 19 e 20 de julho, o Setor Juventude da Diocese promove eventos missionários, com visitas aos bairros da cidade e atividades de evangelização. Pelo menos dois mil jovens de Anápolis devem participar do encontro com Papa Francisco. A partir do dia 19 de julhos os grupos de jovens já começam a se deslocar para o Rio de Janeiro.

Autor(a): Orisvaldo Pires

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Cidade

MP pode aliviar dívida municipal com o INSS

18/05/2017

Durante a marcha dos prefeitos à Brasília, na terça-feira,16, o Presidente Michel Temer assinou uma Medida Provisória amp...

Escola de Pais promove evento para a família

18/05/2017

A Escola de Pais do Brasil (EPB) – Seccional Anápolis- realiza no próximo dia 26, a partir das 19h30, o 31º Seminário R...

Presidente do Tribunal de Justiça visitou a Base Aérea

11/05/2017

O comando da Base Aérea de Anápolis, agora denominada Ala 2 de Anápolis - Otávio Lage de Siqueira -, recebeu, na segunda-...

ABIH quer pressa para Centro de Convenções e Aeroporto de Cargas

04/05/2017

O momento vivido pela rede de hotelaria de Anápolis foi debatido no Denali Hotel na manhã do último dia 28 de abril, em ma...