(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Mesa diretora da Câmara Municipal prioriza ações para ampliar transparência nos atos do Legislativo Municipal

Política Comentários 25 de janeiro de 2018

Objetivo é colocar o trabalho do Legislativo mais próximo da realidade, em relação às atividades dos vereadores


O ano de 2017 foi visivelmente significativo, no âmbito da Câmara Municipal de Anápolis, na consolidação das ações que visam dar mais transparência às atividades do Poder Legislativo. A atual gestão trabalhou para colocar em prática os projetos que tinham a finalidade de abrir a Câmara para a sociedade. Um desafio ousado, numa época em que a sociedade cada dia mais questiona a idoneidade dos políticos brasileiros, devido os seguidos escândalos que enfraquecem a prática política no Brasil.
O presidente Amilton Filho (SD), com base em planejamentos realizados com o aval dos demais membros da Mesa Diretora e compartilhados com todos os outros vereadores, determinou a dinamização do Portal da Transparência. Este instrumento de acompanhamento da sociedade e de interação com o cidadão, para que a população tenha condições de fiscalizar as ações do Legislativo, foi ampliado e formatado em consonância com as orientações do Tribunal de Contas dos Municípios. Assim, a partir de 2018, o cidadão pode ter acesso total às informações, seja das atividades cotidianas dos vereadores, quanto das informações contábeis.
Os mecanismos de comunicação e de divulgação das ações dos vereadores foram melhorados. Por meio dos recursos digitais a Câmara Municipal de Anápolis agilizou o fornecimento de informações à sociedade, concorrendo para profissionalizar ainda mais a prestação de serviços nesta área. As sessões ordinárias e extraordinárias são transmitidas ao vivo pela TV Câmara, com link disponibilizado no portal do Legislativo (anapolis.go.leg.br), assim como nas mídias sociais: Youtube, Facebook, Instagram e Twitter. O cidadão pode acompanhar as ações via internet, pelo computador ou smarthphone, com qualidade digital de imagem e áudio.
Em 2017 a Câmara realizou dois pregões presenciais, modalidade de licitação que colabora com o aperfeiçoamento da transparência neste tipo de procedimento e que também democratiza a participação dos pretendentes. Um dos pregões contratou a empresa de panificação. A outra, realizada em dezembro, resultou na contratação da empresa que presta serviços de segurança armada. Antes, em 2014, um pregão foi realizado pela Câmara, quando a Caixa arrematou a folha de pagamento dos servidores do Legislativo. Para 2018 vários outros estão agendados ou previstos.
É a modalidade mais recente de licitação e foi instituída pela Lei Federal nº 10.520/02. Diferentemente das outras modalidades, no “pregão” o envelope “proposta” é aberto primeiro e, depois da classificação das propostas escritas, ocorre uma etapa de lances em que os participantes têm a possibilidade de reduzir ainda mais suas propostas. Somente após a classificação final é aberto o envelope de habilitação. O “pregão” pode ser realizado para aquisição de bens e serviços comuns, qualquer que seja o valor.
Por fim, a atual Mesa Diretora providenciou o aluguel de um galpão, em frente ao prédio atual da Câmara, adaptado para receber o Plenário Teotônio Vilela. Uma providência provisória, até que o novo prédio do Legislativo fique pronto. O plenário saiu da condição insalubre em que se encontrava na sede antiga. Assim, foi criada condição para que a população pudesse participar mais efetivamente das sessões e demais atividades dos vereadores, para acompanhar e interagir nas discussões dos projetos, assim como fiscalizar melhor as ações da Câmara Municipal de Anápolis.

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

Baixe o PDF de Edições Anteriores

Arte em Propaganda Arte em Propaganda

+ de Notícias Política

Assembleia dá início à legislatura de 2019

14/02/2019

O recesso parlamentar encerra-se nesta sexta-feira,15, com a realização da primeira sessão ordinária de 2019. O ano marca...

Obra na Avenida Brasil tem empenho pela sua finalização, afima vereador

14/02/2019

O vereador Wederson Lopes (PSC), líder do prefeito, fez esclarecimentos na tribuna, na sessão ordinária da última quarta-...

MP pede bloqueio de quase R$ 4 bilhões de Marconi

13/02/2019

A renúncia de receita ocorrida no Estado de Goiás, superior a R$ 1 bilhão, com a concessão de benefícios fiscais a empre...

Goiás pode ser modelo contra a corrupção

08/02/2019

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, enalteceu as intervenções feitas pelo governador Ronaldo Caiado...