(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

‘Melhores do Ano’ causam polêmica em Anápolis

Geral Comentários 23 de agosto de 2014

Leitores questionaram a veracidade desses eventos e o CONTEXTO buscou as respostas. Muitos alegam que nunca participaram de pesquisas e que acreditam os troféus sejam vendidos


Premiações entregues anualmente por órgãos e institutos do setor empresarial de Anápolis têm deixado muitas pessoas indagando sobre a seriedade de suas pesquisas. As “melhores empresas, marcas e profissionais” são divulgadas em vários veículos de comunicação e os leitores desejam saber qual a metodologia usada para se chegar a tal conclusão.

O CONTEXTO ouviu os responsáveis pelos Prêmios mais conhecidos de Anápolis: “Top Marketing”, realizado pelo Instituto Voga de Pesquisas e “Mérito Lojista”, realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Também, foi feito contato com a empresa Guia Profissionais da Cidade, para falar do “Prêmio Profissional da Cidade”, mas não foi possível falar com o responsável.

De acordo com o diretor do Instituto Voga, Gilmar Pires, sua empresa trabalha no segmento “top of mind” que, traduzindo, significa “topo da mente”. Ou seja, aquilo que vem primeiro à cabeça quando uma pergunta é feita. Ele explica que as pesquisas que a Voga realiza são qualitativas e quantitativas. Para se chegar ao resultado são entrevistadas cerca de 400 pessoas acima de 10 anos nos principais pontos da Cidade. Várias perguntas são feitas que diferem de acordo com o setor em que a pesquisa é realizada: construção, saúde, comércio, etc. Mas, sempre, são mencionadas apenas as empresas mais conhecidas de cada segmento. “Realizamos o premio top marketing destinado a empresas como maiores índices de lembrança. Sempre tem uma pergunta básica. Por exemplo: qual é o primeiro nome que vem à sua cabeça quando se fala em refrigerante, ou jornal, ou leite”, explicou.

Para Gilmar, 90% das empresas desse setor não têm metodologia e, ao final, acabam vendendo a premiação. “Infelizmente é verdade. Usam desse tipo de premiação para vender o troféu e lucram com isso. Mas, não é o nosso caso. Como posso premiar uma empresa que abriu ontem? Que não possui ponto estratégico, não investiu em propaganda ou em capacitação de profissionais?”, argumentou. Ele garante que sua metodologia de trabalho é séria e uma forma para que os empresários possam realizar um diagnóstico de sua imagem diante de seus clientes.

O Presidente da CDL de Anápolis, Reinaldo Castro Del Fiaco, também, falou sobre a seriedade do Prêmio Mérito Lojista. Ele explica que o trabalho é realizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas Econômicas da Universidade Estadual de Goiás (UFG) e depois registrada em cartório.
A metodologia usada por eles é a aplicação de questionário em pontos estratégicos da Cidade como: as avenidas São Francisco; Santos Dummont; Mato Grosso; Pedro Ludovico; Universitária, assim como nas praças Bom Jesus; Americano do Brasil e Dom Emanuel; e em alguns bairros como Recantos do Sol, Jaiara e Setor Central. Neste ano, 1.200 pessoas foram abordadas pelos pesquisadores. Também, houve opção de se realizar a votação pelo site.
“Nosso intuito é despertar a competitividade entre os lojistas para que eles possam buscar, sempre, elevar a qualidade de seus serviços e melhorar o atendimento ao cliente. Esse tipo de trabalho é feito com orientação pela nossa Federação e é realizado em todas as cidades brasileiras que tem CDL”, apontou Reinaldo Del Fiaco.
Anualmente, cerca de 70 lojistas são agraciados com a Premiação. A 8ª edição do Mérito Lojista acontecerá no dia 29 de novembro, no Stillus Hall. A CDL já tem a lista das empresas vencedoras. No entanto, ainda não pode divulgá-la.

Autor(a): Wanessa Mereb

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Geral

Programa ID Jovem completa primeiro ano de vigência

08/12/2017

A Secretaria Nacional de Juventude comemora os bons resultados do Programa Identidade Jovem. Em 1 ano de vigência da iniciat...

Aumenta para oito anos prisão de bêbado que dirige e mata

08/12/2017

Após cinco anos de espera, o projeto 5568/2013 foi aprovado pela Câmara dos Deputados. A análise ocorreu na sessão desta ...

Pesquisa aponta intenção de compras dos anapolinos

08/12/2017

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Anápolis acaba de divulgar a pesquisa de intenções de compras do consumidor anap...

Residencial Copacabana recebe plantio de mudas de árvores

08/12/2017

Preservar o meio ambiente e cuidar do planeta. Foi com esta disposição que estudantes do 1º e 2º ano do Ensino Médio do ...