(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Meirelles destaca o crescimento da economia de Goiás

Economia Comentários 01 de fevereiro de 2018

Ministro disse que mercado goiano apresenta expansão acima da média e demonstra retomada do crescimento


Em palestra para empresários, investidores e agentes públicos ministrada na última segunda-feira, 29, em Goiânia, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou que a economia de Goiás está crescendo fortemente e que a expansão do emprego registrada no ano passado é uma tendência que deve se confirmar durante 2018. “Percebemos em Goiás uma evolução muito forte, voltando, inclusive, aos índices econômicos de 2013, antes da crise. Ou seja, a economia de Goiás cresceu muito”, afirmou Meirelles, enfatizando que os números, aferidos pelo Banco Central, são “inquestionáveis”.
Em entrevista ao portal de notícias A Redação, após a palestra, Meireles disse que “Goiás saiu da crise e está crescendo forte, mas vai demandar um tempo para a população sentir isso”, movimento que ele classificou como rotina nos processos de retomada do crescimento econômico. “É normal e acontece no Brasil todo. As pessoas começam a se sentir cada vez mais seguras”, disse o ministro da Fazenda, que afirmou a retomada do crescimento ocorre em todo o País, mas é mais acelerada em Goiás.
O portal perguntou ao ministro se Goiás está indo bem no “quesito emprego”. “Muito bem. Goiás está criando vagas de emprego e esse número tende a aumentar”, ao que respondeu o ministro, em referência aos números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que mostra que o Estado ficou em segundo lugar no ranking nacional do saldo de empregos em 2017. Os dados sobre os investimentos, o emprego e a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) mostram que o Estado de fato saiu da crise.
Resultado da força da economia e dos investimentos e incentivos do governo Marconi Perillo, Goiás encerrou o ano de 2017 com estoque positivo de 25.370 vagas de trabalho formais abertas, com crescimento 2,14% na comparação com o ano anterior. O resultado colocou a economia goiana em segundo lugar no ranking nacional de geração de empregos com carteira assinada, atrás apenas de Santa Catarina (saldo de 29.441). Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego e representam a diferença entre as contratações (577.658) e demissões (552.288) no período.
De janeiro a setembro deste ano de 2017, o Produto Interno Bruto (PIB), soma de todas as riquezas geradas, subiu três vezes mais que a média brasileira, no comparativo com o mesmo período de 2016: 1,9%, diante de 0,6%, respectivamente. As estimativas do PIB trimestral goiano são calculadas pelo Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB), da Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan).
O estudo também demonstra que o PIB goiano cresceu bem acima do restante do País nos três primeiros trimestre do ano. De janeiro a março, a alta foi de 0,3%, enquanto no Brasil houve estabilidade. De abril a junho, Goiás cresceu 1,2% e, o Brasil, 0,4%. Já de julho a setembro, último período consolidado, o PIB goiano saltou 3,3%, contra 1,4% da média nacional.

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Economia

Novos investimentos em Goiás devem somar mais de R$ 200 mi

11/10/2018

A grande produção de milho no Centro-Oeste, especialmente em Goiás, que nesta safra vai chegar a 9,2 milhões de toneladas...

País tem mais de 62 milhões de negativados, segundo pesquisa

11/10/2018

O volume de consumidores com contas em atraso segue elevado em todo o país, refletindo o quadro de dificuldades das família...

Novo Refis Municipal começou nesta segunda-feira, dia 08

08/10/2018

O Programa de Benefícios Fiscais visa a regularização débitos que os contribuintes têm com a Fazenda Municipal, cujos fa...

Procon de Anápolis está integrado ao aplicativo ‘De Olho na Bomba’

08/10/2018

A Secretaria Municpal de Defesa do Consumidor (Procon Anápolis) assinou, na última quarta-feira,03, um convênio com o Proc...