(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Medalha “Haydée Jayme” é entregue a mulheres de destaque

Cidade Comentários 10 de maro de 2016

Este ano, a homenagem, que simboliza o reconhecimento do poder público às mulheres, contou com 17 homenageadas


A Medalha da Distinção de Mérito Haydée Jayme Ferreira é entregue a mulheres que, de alguma forma, direta ou indiretamente, colaboram ou já colaboraram pelo desenvolvimento desta cidade. Este ano, foram 17 homenageadas que receberam a honraria durante uma cerimônia realizada na manhã desta quinta-feira, 10, no auditório do Sesi – Jundiaí. Esta é uma das principais programações do calendário de atividades em que se comemora o Dia Internacional da Mulher (8 de março), da Prefeitura de Anápolis.
A entrega das medalhas foi feita pelo prefeito João Gomes, acompanhado da primeira-dama, Lucimar Gomes. Também participaram da solenidade os vereadores Alfredo Landim e Geli Sanches, familiares e amigos das homenageadas. Para animar o evento, poemas e canções com a participação do artista Muth, que é servidor da Secretaria de Cultura.
A empresária do ramo da alimentação, Sônia Maria de Oliveira, uma das mulheres que receberam a medalha, falou em nome das homenageadas do orgulho de receber este reconhecimento da Prefeitura. Citando poema da escritora Cora Coralina, ela destacou o espírito guerreiro das mulheres de Anápolis. “Temos a satisfação de representar todas as mulheres que fazem o bem pela cidade na sua especialidade. Somos felizes por isso”, disse Sônia. A vereadora Geli Sanches também falou pelas mulheres. “Vocês decidiram fazer a diferença e brilhar”, destacou.
O prefeito João Gomes fez um agradecimento especial às mulheres que ali representam todas as cidadãs anapolinas que contribuem com a cidade na sua especialidade, diariamente. “Aqui já conseguimos destacar as diversas áreas de atuação destas mulheres que dão o melhor de si para a construção de uma cidade melhor. Onde as mulheres chegam, elas fazem a diferença”, finalizou o prefeito.

Histórico
Haydée Jayme é considerada a “primeira-dama das letras anapolinas”. Ela escreveu a história da cidade com farta documentação, fotos e excertos de memória, no livro “Anápolis, Sua Vida, Seu Povo”. Como jornalista figurou em páginas de diversos periódicos anapolinos e goianos, com artigos de interesse histórico, social e político, ao longo de várias décadas em que escreveu para “O Anápolis”, “Gazeta Popular”, “A Imprensa”, “Folha de Goiaz”, “Correio do Planalto”, “O Popular”, “Imagem Atual” e tantos outros.
Ao lado da atividade literária, Haydée Jayme dedicou parte de seu talento às artes plásticas, assinando várias telas, algumas das quais reproduzidas nas capas de seus diversos livros, como em “Fogo no Bambual” e “Anápolis, Sua Vida, Seu Povo”. Na literatura foi classificada no 1º Concurso de Poesias Modernas, passando a integrar a antologia “Anápolis em Tempo de Poesia”.
Haydée Jayme foi diretora do Museu Histórico de Anápolis e influenciou para que a Prefeitura de Anápolis adquirisse a antiga casa que pertenceu à Zeca Batista, onde se localiza a sede atual daquele centro cultural.

Homenageadas com a Distinção de Mérito

Ana Maria Paulino de Queiroz Frederico (atriz e professora e teatro);Claudeci Moraes Mota (pastora);
Edilma Coelho de Garcia (médica);
Emília Ribeiro Godoy de Andrade (professora e empresária);
Esdras Mariano Arruda (professora);
Isabel de Sousa Melo (empregada doméstica);
Maristela Rodrigues da Silva (advogada);
Ivoine Brasil Santos Pacheco (professora aposentada);
Maria de Fátima Reda (empresária);
Maria do Socorro dos Santos (empresária);
Marli Pimenta Porto (freira e psicóloga);
Mônica Beatriz Pereira Hajjar (presidente do Projeto Colméia);
Nilda Moreira da Silva (diretora do Abrigo Mater Salvatoris);
Onaide Silva Santillo (política);
Patrícia Triers Tenório (jornalista);
Sônia Maria de Oliveira (empresária).

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Cidade

Painel das Profissões traça raios-x sobre o mercado de trabalho

16/02/2018

O Instituto Mauro Borges, ligado à Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento, disponibiliza uma ferramenta importante p...

Programa tem período de inscrições abertas até o dia 20

16/02/2018

A Secretaria Municipal de Cultura está com inscrições do Bolsa Cultura para preenchimento de vagas no Corpo de Baile do Te...

Cemitério terá lápides nas sepulturas e área de jardins

15/02/2018

O Cemitério Parque terá novo formato em breve, com jardim e pequenas lápides ao nível do solo. O trabalho, realizado pela...

Novo presídio de Anápolis vai ser, finalmente, inaugurado nesta sexta

15/02/2018

O Governo de Goiás, por meio da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP), inaugura nesta sexta-feira, 16, à...