(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Matrículas na Rede Estadual

Educação Comentários 04 de dezembro de 2009


Ainda que haja a necessidade de se improvisar dependências e horários, os alunos que buscarem vagas nas escolas da Rede Estadual de Ensino, nas cidades jurisdicionadas à Subsecretaria Regional de Educação, com sede em Anápolis, terão garantido o direito de estudar. Quem assegura isso é a titular do órgão, professora Juliana Oliveira Almada Rodrigues, afirmando que muitas escolas da rede estão passando, e outras vão passar, por melhorias, reformas e ampliações. Segundo ela, há recursos disponíveis e em breve os problemas de estrutura física dos estabelecimentos estarão resolvidos.
O grande entrave encontrado em Anápolis, assim como e outros municípios, é que muitas escola estaduais foram edificadas em terrenos pertencentes às prefeituras. Isso inviabiliza a consecução de financiamentos públicos para reformas e ampliações, pois o Tribunal de Contas não chancela despesas assim, sob pena de incorrer em irregularidades. No caso de Anápolis, segundo a subsecretária, as providências estão sendo tomadas junto à Prefeitura e à Câmara Municipal, para que os terrenos sejam repassados ao inventário imobiliário estadual, a fim de que a situação se regularize.
Inscrições
As inscrições ou matrículas na Rede Estadual de Ensino para alunos veteranos (aqueles que já estudam nos estabelecimentos) acontecem de forma natural e quase que automática. Mas, é necessário que os responsáveis por esses estudantes procurem as unidades, a fim de confirmarem a inclusão no rol de alunos. Quanto aos novatos, ou seja, os que se originam de escolas particulares, das redes privada, municipal ou federal, além dos que procedem de outras cidades e outros estados, há um calendário a ser obedecido. A princípio, o estudante, ou seu representante, deve fazer a pré-inscrição, via telefone (0800 6466556) de segunda a sexta feiras entre 08hs e 20hs. E aos sábados de 08hs às 14hs. Ou, ainda, pela internet, no endereço (www.matricula.go.gov.br). As matrículas acontecerão em dois períodos: de 11 a 30 de dezembro e de 31 de dezembro a 30 de janeiro.
No ato da pré-matrícula, o interessado deve listar três unidades escolares de sua conveniência, principalmente levando-se em consideração o local onde reside, a fim de não enfrentar problemas de locomoção ou transporte. Vai aguardar, em casa, o comunicado da escola ou da subsecretaria, confirmando o local, e o turno onde deverá frequentar as aulas. Já de algum tempo não se necessita mais dormir em filas ou adotar qualquer outro procedimento para as inscrições nas escolas estaduais em Goiás.
Detalhes
As escola da Rede Estadual oferecem vagas para o Ensino Fundamental e Médio, além do EJA (Educação de Jovens e Adultos, antigo Supletivo). O turno noturno recebe estudantes acima de 14 anos completos, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente. Para a Educação de Jovens e Adultos, a idade mínima exigida é de 15 anos completos para o Ensino Fundamental - do 6º ao 9º ano - e 18 anos completos para o Ensino Médio, antigo Segundo Grau. Além do que, o interessado deverá estar há, pelo menos, seis meses afastado da sala de aula. A data do início das aulas deve ser anunciada em mais alguns dias.

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Educação

Ensino à Distância: UniEVANGÉLICA aposta no crescimento tecnológico

19/07/2018

Os avanços tecnológicos da educação trazem novos modelos e metodologias de aprendizagem, desafiando professores a aprimor...

UniEVANGÉLICA - Abertas inscrições para vestibular dos cursos à distância

12/07/2018

Está aberto o processo seletivo para o vestibular EAD – Ensino à Distância do Centro Universitário de Anápolis – Uni...

UniEVANGÉLICA abre inscrições para aluno especial no Mestrado

12/07/2018

Interessados em cursar disciplinas na modalidade “aluno especial” no Programa de Pós- Graduação em Sociedade, Tecnolog...

Reitor da UEG visita universidade na Hungria

05/07/2018

O reitor da Universidade Estadual de Goiás, professor Haroldo Reimer, visitou, na última semana, importantes universidades ...