(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Matrícula na rede estadual vai até o dia 28

Educação Comentários 11 de dezembro de 2015

De acordo com a secretaria estadual de Educação, as aulas na rede terão início em 18 de janeiro próximo


As matrículas para as escolas públicas da rede estadual de ensino podem ser feitas até o dia 28 de dezembro pelo telefone 0800 645 6556 ou diretamente pelo endereço eletrônico da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte exclusivo para as matrículas. O interessado deve seguir as instruções, informando nome, filiação, série pretendida e endereço. “A partir daí, ele poderá escolher e informar o nome de três escolas, o aluno deverá ser alocado em uma dessas três obedecendo a alguns critérios, o mais utilizado deles é a proximidade a escola com a casa do aluno”, explica o professor e superintendente Executivo da Seduce, Marcos das Neves. Para saber em qual escola foi alocado, o aluno deve consultar o 0800 ou o site no dia 11 de janeiro. Sabendo em qual escola irá estudar, o aluno tem até o dia 15 de janeiro para efetuar a matrícula fisicamente no local por ele escolhido.
O professor explica que a matrícula na rede possui várias etapas. “A primeira etapa é onde o aluno faz a inscrição e garante a sua vaga, porém, nesse momento, ele só não sabe ainda em qual das três escolas, pelas quais optou, ele será alocado. É preciso que ele, na data citada, verifique em qual escola ele foi alocado para, em seguida, efetivar pessoalmente a matrícula. Essa modalidade de matrícula é voltada sobretudo para alunos que estão ingressando na rede; para aqueles já pertencentes a ela, via de regra, ocorre o que chamamos de transferência automática (TA), ou seja, ele é automaticamente transferido para a série seguinte na mesma escola”.
Marcos esclarece que caso não haja a série que o aluno irá cursar, no ano seguinte, na escola onde ele está matriculado, caso em que a mudança de escola torna-se obrigatória; ele será encaminhado, mais uma vez, à escola mais próxima de sua residência, ou de seu local de trabalho (caso esse aluno já trabalhe), ou do local de trabalho dos pais. Esse é por exemplo o caso de vários alunos que, terminando o ensino fundamental, estão ingressando no ensino médio.

Militares e conveniadas
Existe um grupo de escolas para as quais não há a opção de matrículas por site ou telefone, são as escolas militares e conveniadas da rede. Nessas unidades, para efetivar a matrícula o aluno deve comparecer pessoalmente. No caso das escolas militares, devido à grande procura, a entrada de novos alunos é feita sempre por meio de sorteio. O professor esclarece que mesmo que o aluno não seja contemplado com um vaga em uma escola militar por meio de sorteio, ele terá garantida a sua matrícula em outra escola da rede.
Marcos explica que é possível ampliar o número de vagas ainda que em caráter emergencial. Ele diz que mesmo em cidades onde há grande migração de alunos, como é o caso do Entorno de Brasília, o Estado tem como garantir vagas. “Estamos preparados para atender todos os alunos”, garante ele.

Novidades
Entre as novidades para este ano está a ampliação do horário de atendimento no 0800 que agora vai das 7 horas da manhã às 21, de segunda a sexta; e das 8 às 14 horas no sábado, inclusive no dia 24 de dezembro. “Não há a necessidade do aluno correr para fazer a matrícula e ficar horas ao telefone para conseguir a melhor vaga, na verdade os critérios, pelo 0800, serão por proximidade de sua residência”.
A data limite para a efetivação da matrícula vai até 28 de dezembro. A divulgação do resultado acontece no dia 11 de janeiro. O ano letivo de 2016 na rede estadual começa no dia 18 de janeiro.

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Educação

Câmpus do IFG Anápolis tem nova diretora eleita

30/11/2017

A Comissão Eleitoral Central publicou no final da noite desta quarta-feira, 29, o resultado preliminar da eleição para dir...

Associação Educativa Evangélica celebra os 500 anos da Reforma Protestante

03/11/2017

Serão necessários mais 500 anos para que as futuras gerações tenham a noção da importância da celebração realizada n...

Saúde na Escola atende a quase 40 mil estudantes

20/10/2017

A Prefeitura de Anápolis, em parceria com o Governo Federal, está desenvolvendo o Programa de Saúde na Escola (PSE), um co...

Oficinas gratuitas oferecidas no programa Semana Cidadã

06/10/2017

A 1ª edição da Semana Cidadã, uma parceria entre a UniEVANGÉLICA e a Prefeitura Municipal de Anápolis, através da Secr...