(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Matrícula na rede estadual vai até o dia 28

Educação Comentários 11 de dezembro de 2015

De acordo com a secretaria estadual de Educação, as aulas na rede terão início em 18 de janeiro próximo


As matrículas para as escolas públicas da rede estadual de ensino podem ser feitas até o dia 28 de dezembro pelo telefone 0800 645 6556 ou diretamente pelo endereço eletrônico da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte exclusivo para as matrículas. O interessado deve seguir as instruções, informando nome, filiação, série pretendida e endereço. “A partir daí, ele poderá escolher e informar o nome de três escolas, o aluno deverá ser alocado em uma dessas três obedecendo a alguns critérios, o mais utilizado deles é a proximidade a escola com a casa do aluno”, explica o professor e superintendente Executivo da Seduce, Marcos das Neves. Para saber em qual escola foi alocado, o aluno deve consultar o 0800 ou o site no dia 11 de janeiro. Sabendo em qual escola irá estudar, o aluno tem até o dia 15 de janeiro para efetuar a matrícula fisicamente no local por ele escolhido.
O professor explica que a matrícula na rede possui várias etapas. “A primeira etapa é onde o aluno faz a inscrição e garante a sua vaga, porém, nesse momento, ele só não sabe ainda em qual das três escolas, pelas quais optou, ele será alocado. É preciso que ele, na data citada, verifique em qual escola ele foi alocado para, em seguida, efetivar pessoalmente a matrícula. Essa modalidade de matrícula é voltada sobretudo para alunos que estão ingressando na rede; para aqueles já pertencentes a ela, via de regra, ocorre o que chamamos de transferência automática (TA), ou seja, ele é automaticamente transferido para a série seguinte na mesma escola”.
Marcos esclarece que caso não haja a série que o aluno irá cursar, no ano seguinte, na escola onde ele está matriculado, caso em que a mudança de escola torna-se obrigatória; ele será encaminhado, mais uma vez, à escola mais próxima de sua residência, ou de seu local de trabalho (caso esse aluno já trabalhe), ou do local de trabalho dos pais. Esse é por exemplo o caso de vários alunos que, terminando o ensino fundamental, estão ingressando no ensino médio.

Militares e conveniadas
Existe um grupo de escolas para as quais não há a opção de matrículas por site ou telefone, são as escolas militares e conveniadas da rede. Nessas unidades, para efetivar a matrícula o aluno deve comparecer pessoalmente. No caso das escolas militares, devido à grande procura, a entrada de novos alunos é feita sempre por meio de sorteio. O professor esclarece que mesmo que o aluno não seja contemplado com um vaga em uma escola militar por meio de sorteio, ele terá garantida a sua matrícula em outra escola da rede.
Marcos explica que é possível ampliar o número de vagas ainda que em caráter emergencial. Ele diz que mesmo em cidades onde há grande migração de alunos, como é o caso do Entorno de Brasília, o Estado tem como garantir vagas. “Estamos preparados para atender todos os alunos”, garante ele.

Novidades
Entre as novidades para este ano está a ampliação do horário de atendimento no 0800 que agora vai das 7 horas da manhã às 21, de segunda a sexta; e das 8 às 14 horas no sábado, inclusive no dia 24 de dezembro. “Não há a necessidade do aluno correr para fazer a matrícula e ficar horas ao telefone para conseguir a melhor vaga, na verdade os critérios, pelo 0800, serão por proximidade de sua residência”.
A data limite para a efetivação da matrícula vai até 28 de dezembro. A divulgação do resultado acontece no dia 11 de janeiro. O ano letivo de 2016 na rede estadual começa no dia 18 de janeiro.

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Educação

Ciências Ambientais - UniEVANGÉLICA tem aula inaugural do Mestrado e Doutorado da matéria

22/03/2019

O Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA dá mais um passo importante para se transformar em uma universidade....

FAEG Jovem leva horta comunitária a escola pública

22/03/2019

No dia 18 último, o grupo Faeg Jovem, da Federação da Agricultura do Estado de Goiás, esteve pela manhã na Escola Munici...

Saúde na Escola conta com 100% de adesão em Goiás

15/03/2019

Os 246 municípios goianos se cadastraram no Programa Saúde na Escola com apoio da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás ...

Institutos Federais vão formar novos agentes digitais

07/03/2019

Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) terão até 29 de março para aderir ao Programa Nacional d...