(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Marconi inicia reforma no secretariado

Política Comentários 01 de novembro de 2012

Leonardo Vilela volta à Semmarh e Joaquim Mesquita assume a Pasta de Segurança Pública. Novas mudanças ainda poderão ocorrer


O Governador Marconi Perillo (PSDB), deu posse aos novos titulares das pastas de Segurança Pública, Joaquim, Mesquita e de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Leonardo Vilela. Este último, já havia passado pelo cargo e foi reconduzido. Nos bastidores, a expectativa é de que essas mudanças sejam a primeira de muitas que ainda podem surgir nos principais escalões da Administração Estadual.
Joaquim Mesquita substitui João Furtado que, durante a sua passagem pela Secretaria de Segurança Pública, enfrentou problemas como, por exemplo, a Operação Sexto Mandamento. Ele também não conseguiu- e devido a isso sofreu desgastes- dar uma melhor condução ao problema da superpopulação carcerária no Estado. Já Leonardo Vilela substitui o promotor Umberto Machado na Semmarh. Vilela, que é deputado federal pelo PSDB, iria disputar a Prefeitura de Goiânia. Mas o projeto não foi adiante, permaneceu então em Brasília e foi chamado novamente a assumir o cargo, que, então, era ocupado interinamente por Jaqueline Vieira, que foi convidada pelo Governador Marconi Perillo para ocupar o cargo de superintendente executiva da Pasta.
Ao falar sobre o novo titular da SSPJ-GO, o governador ressaltou que a tarefa será árdua, mas que acredita resultados positivos para a população. “A experiência como policial e gestor na área de segurança pública trará a tranquilidade que os goianos precisam e esperam”, disse Marconi.
Ao tomar posse, Joaquim Mesquita afirmou que está motivado e agradeceu ao governador pela confiança. “Espero suceder João furtado à altura e sei que esta não é uma tarefa fácil. Estou ansioso para começar a trabalhar”, disse o secretário recém-empossado. No discurso de despedida do cargo, João Furtado afirmou que a mudança permitirá que o Estado continue avançando no combate à criminalidade. “O Joaquim é policial. Tem experiência para nos liderar nessa área e dará continuidade aos trabalhos iniciados”, afirmou. “Serei eternamente grato por este cargo de gestão que me foi conferido. Agradeço ao povo de Goiás, a quem tive orgulho de servir”.
Ao empossar o novo titular da Semarh, o Governador falou da missão que ele terá à frente da pasta. “Eu diria que as prioridades do secretário Leonardo Vilela serão a agilização de procedimentos, licenciamento ambiental, outorga, manejo e cuidados com os nossos parques. Outra importante tarefa é colocar em prática o Vapt Vupt Ambiental para agilizar os procedimentos na área da secretaria. Solicitei ao secretário duas coisas. Primeiro que o titular da Semarh esteja no mesmo ambiente que os demais servidores, e, segundo, dedicação exclusiva à secretaria”, enfatizou.
O secretário Leonardo Vilela disse que pretende implantar o cadastro ambiental rural com o plano de recuperação ambiental de todos os produtores rurais, e que a medida vai resgatar o passivo ambiental acumulado ao longo dos anos e regularizar os produtores. “Nós vamos recuperar todas as unidades de preservação ambiental. Eu estou motivado para dar continuidade às transformações que dei início na secretaria de transparência, de eficiência, de promoção do setor produtivo e o desenvolvimento do Estado”, destacou. O secretário ressaltou ainda que deve fazer pequenas mudanças na equipe de trabalho.

Radiografia da segurança pública em Goiás
O secretário da Segurança Pública e Justiça de Goiás, Joaquim Mesquita, teve na terça-feira,30, a primeira reunião com a cúpula das corporações que compõem a pasta. Estiveram no gabinete do secretário a diretora-geral da Polícia Civil, Adriana Accorsi, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Edson Costa Araújo e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Carlos Helbingen Júnior. Também participou do encontro o ex-secretário e procurador do Estado João Furtado de Mendonça Neto.
A reunião teve, ainda, as presenças do subcomandante-geral da PM, Sérgio do Carmo e Silva, e do Chefe do Estado Maior, Juraí Alves de Souza, além do delegado-geral adjunto, João Carlos Gorski, e do superintendente de Políticas de Segurança da SSPJ-GO, Rogério Santana. Depois da reunião coletiva, Joaquim Mesquita terá encontros individuais para tomar ciência mais detalhada da situação de cada corporação.

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Política

19 prefeitos assinam filiação ao PSDB

18/08/2017

Os deputados estaduais Manoel de Oliveira (PSDB), Santana Gomes (PSL), Francisco Oliveira (PSDB), Charles Bento (PRTB), Gusta...

Fundo bilionário para patrocinar as campanhas

10/08/2017

Os deputados integrantes da comissão especial que analisa mudanças nas regras eleitorais (PEC 77/03) acabam de rejeitar um ...

Antônio Gomide admite participar de chapa majoritária em 2018

10/08/2017

A pouco mais de um ano para as eleições gerais (Presidente da República; governadores; dois senadores por estado, deputado...

Antônio Gomide admite participar de chapa majoritária em 2018

10/08/2017

A pouco mais de um ano para as eleições gerais (Presidente da República; governadores; dois senadores por estado, deputado...