(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Maioria de fundações e associações é ligada a religião

Geral Comentários 25 de abril de 2019

Em Anápolis há 402 fundações e associações sem fins lucrativos. Mais da metade pertence ao segmento religioso, conforme o IBGE


De acordo com o estudo Fundações Privadas e Associações sem Fins Lucrativos (FASFIL), realizado pelo IBGE, com dados consolidados de 2016, Anápolis conta com um total de 402 unidades locais de fundações e associações sem fins lucrativos. O segmento possui um contingente de 5.086 pessoas assalariadas.
Conforme aponta o levantamento, das 402 unidades locais de fundações e associações sem fins lucrativos, 228, ou seja, mais da metade, são ligadas à religião. De acordo com os grupos de classificação, as unidades estão assim distribuídas: Saúde (10); Cultura e Recreação (30); Educação e Pesquisa (32); Assistência Social (53); Religião (228); Associação Patronais, profissionais e de Produtores Rurais (11); Meio Ambiente e Proteção Animal (01); Desenvolvimento e Defesa de Direitos (15); Outras instituições privadas sem fins lucrativos (22).
Também, há um grupo de classificação de entidades sem fins lucrativos que, além daquelas já enumeradas dentre as fundações e associações, acrescenta partidos políticos, associações patronais e profissionais (51) e outras instituições privadas e sem fins lucrativos (188).
O estudo permite obter o lugar ocupado pela Cidade, nos rankings estadual e municipal, dentre os municípios com maior número de Fundações Privadas e Associações sem Fins Lucrativos. Em Goiás, Anápolis é a segunda no ranking (com 402 unidades locais), atrás de Goiânia (1.603) e à frente de Aparecida de Goiânia (23); Luziânia (159) e Rio verde (131). Já no ranking nacional, o Município aparece no 71º lugar. Os cinco maiores neste ranking são: São Paulo (SP) - 16.540 unidades; Rio de Janeiro (RJ) - 9.125, Brasília (DF) - 3.815 e Curitiba (PR) - 3.284). Em Goiás, há 5.70 unidades locais de Fundações Privadas e Associações sem Fins Lucrativos, com um total de pessoal ocupado de 54.543. O salário médio é de 2,65 salários mínimos.

Brasil
Segundo os dados do Instituto, a crise econômica contribuiu para o fechamento de 38,7 mil unidades locais de organizações do terceiro setor no País. O estudo do IBGE Fundações Privadas e Associações sem Fins Lucrativos (FASFIL) mostra que, entre 2013 e 2016, a redução foi de 14%.
“A grande maioria dessas fundações e ONGs depende, de alguma forma, de financiamento, seja estatal, seja privado. Então tendo esse canal de financiamento, acreditamos que a redução esteja relacionada ao momento de crise econômica”, explica a gerente da pesquisa, Denise Guichard.
Dentro do terceiro setor, o segmento que mais sofreu com a crise foi o de desenvolvimento e defesa de direitos humanos, que concentra organizações que atuam em favor das minorias sociais (negros, mulheres, índios, LGBT) e dos direitos de comunidades. Dos 38,7 mil fechamentos, 10,5 mil unidades pertenciam a esse grupo. Isso representou redução de 26%.
Enquanto isso, o grupo mais expressivo na FASFIL, que é o de organizações religiosas, era de 83 mil, em 2016, representado 35,1% das organizações. E, foi o segmento que menos sentiu a crise econômica, registrando o fechamento de, apenas, 1% do total de unidades, o que representou cerca de 1,2 mil igrejas, templos, centros espíritas etc. “É um grupo que conseguiu sobreviver bem apesar do contexto de crise que temos vivido desde 2014”, afirma Denise. (Com informações da Agência IBGE)

Autor(a): Claudius Brito

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Geral

Funtec lança novos editais para apoiar as startups

25/04/2019

A Fundação de Desenvolvimento de Tecnópolis (Funtec) lançou três editais de fomento, em apoio a startups e a projetos in...

Promotora de Justiça lidera campanha de orientação junto às escolas do Município

25/04/2019

A Oitava Promotoria de Justiça de Anápolis promove uma campanha informativa em todos os colégios públicos e privados do M...

Maioria de fundações e associações é ligada a religião

25/04/2019

De acordo com o estudo Fundações Privadas e Associações sem Fins Lucrativos (FASFIL), realizado pelo IBGE, com dados cons...

Copa Sesc recebe inscrições até o dia 25 próximo

17/04/2019

Um dos maiores eventos esportivos no Estado, a Copa Sesc já está com inscrições abertas para esportes coletivos e individ...