(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Maçonaria contribui com a história de Anápolis

Cidade Comentários 26 de agosto de 2015

Lojas maçônicas são referência do movimento em Goiás. Dia do Maçom (20 de agosto), teve sessão solene para a entrega do Diploma “Luiz Caiado de Godoy”


A primeira loja maçônica de Anápolis, Loja Lealdade e Justiça, foi fundada em 05 de setembro de 1933. Em 1937 o Conselho de Segurança Nacional resolveu mandar fechar a maçonaria por ser contrária ao regime em vigor no Brasil, àquela época. A loja já contava com 26 membros. Ela ficou desativada por algum tempo e, depois, reaberta.


Hoje, Anápolis conta com 11 lojas maçônicas. Seis pertencentes ao Grande Oriente do Brasil e, cinco, pertencentes às Grandes Lojas. O Grande Oriente do Brasil é representado pelo poder máximo em Brasília. Já, as Grandes Lojas e suas lojas jurisdicionadas têm o seu poder central em cada capital do Brasil.


De acordo com o Venerável Mestre da Loja Maçônica Lealdade e Justiça, Warner Geraldes, os maçons conhecem bem o seu papel na sociedade. “Somos homens de bons propósitos, perseguindo, incansavelmente, a perfeição”, explica. Segundo ele, a ordem dentro da Maçonaria é pregar o dever e o trabalho. “Nós dedicamos especial atenção à manutenção da família, ao bem estar da sociedade, à defesa da Pátria e ao culto do grande arquiteto do universo”, diz.


Ele explica, também, como o Dia do Maçom começou a ser comemorado. “Em setembro de 1918, o irmão Antenor Moura, então Venerável Mestre da Loja Fraternidade de Santos, propôs à instituição do Dia do Maçom. Nesta data, as lojas de todo o Brasil deveriam realizar uma sessão direcionada ao assunto. Foi, então, decidido que seria no dia 20 de agosto”, conta.


A data foi escolhida por fazer uma referência à independência do Brasil. Conta a História que um maçom do Rio de Janeiro fez um discurso inflamado, falando da necessidade de se proclamar a Independência. A proposição teria sido aprovada pelos presentes e registrada no dia 20º do 6º mês maçônico, interpretado como se fosse o dia 20 de agosto.


Para os maçons, foi nesta data que, realmente, a Nação Brasileira se tornou independente, por força e decisão da Maçonaria. “A cópia deste discurso feito por um maçom, foi encaminhada ao Imperador Dom Pedro I, que estava viajando e só a recebeu às margens do Riacho Ipiranga em 07 de Setembro, quando foi proclamada a independência do Brasil”, afirma.


 


Câmara realiza ato solene pelo Dia do Maçom


 


Na noite da última quinta-feira, 20, membros das lojas maçônicas da Cidade se uniram em torno da celebração do Dia do Maçom. Em Anápolis, para celebrar a passagem da data, há três anos é realizada pelo Poder Legislativo, a entrega do Diploma Mérito Maçônico “Luiz Caiado de Godoy”, engenheiro agrícola que deixou um grande legado para o desenvolvimento do Município e, em especial, à Maçonaria, sendo considerado um dos cofundadores das Lojas Lealdade e Justiça II e Roosevelt, além de ter sido o primeiro Grão Mestre da Grande Loja do Estado de Goiás.


A homenagem é realizada desde 2012, por meio de uma Lei Municipal de autoria da Vereadora Mirian Garcia (PSDB). Este ano, a cerimônia foi conduzida pelo vereador Paulo de Lima que, também, é Maçom. A autora da lei não pode estar presente devido a um problema de saúde.


Paulo de Lima ressaltou, na oportunidade, que a Câmara Municipal faz um justo reconhecimento ao trabalho que a Maçonaria realiza em prol do desenvolvimento de Anápolis há várias décadas. “Um trabalho que é feito não só para Anápolis, mas por Goiás e pelo Brasil”, reforçou o parlamentar.


O Venerável Mestre da Loja Maçônica “Winston Churchil”, José Waldir Máximo, afirmou estar alegre, junto com os demais membros, em “fazer as honras da casa” para a homenagem aos maçons anapolinos. Ele, ainda, destacou que ao longo dos anos, esta categoria tem oferecido uma valiosa e efetiva contribuição para a Cidade e o seu desenvolvimento. A Loja que dirige foi fundada em 1983 e conta, hoje, com 28 membros.


 


Os agraciados


 


Almiro Cavalcante


Lázaro Correia Bittencourt


Toshio Ogata


Lindolfo Alves Teixeira


Genibaldo Fernandes de Mendonça


Adevair Rosa Ferreira


Tiago Oliveira Andes


Reinaldo Gusmão Lopes


Wilson Elias Haydar


Peron Inocêncio da Silva


Geraldo Garcez Bueno


Manoel Messias Boaventura


Francisco Jesus Batista


 


Curiosidade


De acordo com matéria publicada pela revista Superinteressante, a maçonaria não é, mais, tão misteriosa assim. Hoje, muitas pessoas, que não fazem parte da organização até conseguem participar das cerimônias. Mas, muito já se ouviu falar sobre ela: coisas boas e coisas ruins.


A organização é uma rede global, hoje, composta de cerca de seis milhões de integrantes espalhados pelos cinco continentes. Os rituais variam muito, de um país para outro. Segundo a reportagem, cada loja tem autonomia, mesmo que pertença a uma federação nacional ou continental. Algumas usam a Bíblia em suas reuniões. Outras se baseiam na Torá ou, no Alcorão. E é, justamente, essa diversidade que permite que os símbolos maçônicos tenham várias interpretações.


Muitos, ainda, têm curiosidade sobre o grande segredo que rodeia a maçonaria, mas alguns maçons garantem que o maior segredo é não ter segredo algum.

Autor(a): Ana Cláudia Oliveira

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Cidade

MP pode aliviar dívida municipal com o INSS

18/05/2017

Durante a marcha dos prefeitos à Brasília, na terça-feira,16, o Presidente Michel Temer assinou uma Medida Provisória amp...

Escola de Pais promove evento para a família

18/05/2017

A Escola de Pais do Brasil (EPB) – Seccional Anápolis- realiza no próximo dia 26, a partir das 19h30, o 31º Seminário R...

Presidente do Tribunal de Justiça visitou a Base Aérea

11/05/2017

O comando da Base Aérea de Anápolis, agora denominada Ala 2 de Anápolis - Otávio Lage de Siqueira -, recebeu, na segunda-...

ABIH quer pressa para Centro de Convenções e Aeroporto de Cargas

04/05/2017

O momento vivido pela rede de hotelaria de Anápolis foi debatido no Denali Hotel na manhã do último dia 28 de abril, em ma...