(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Últimas da Web - Ed.576

Geral Comentários 23 de junho de 2016

Notas Gerais


Prisão de Bernardo I
O ex-ministro Paulo Bernardo foi preso na quinta-feira (23) na 31ª fase da Operação Lava Jato. Um mandado de busca e apreensão foi cumprido na casa da senadora Gleisi Hoffmann, em Curitiba. Policiais foram à sede do PT no Centro de São Paulo. A Polícia Federal indiciou Gleisi Hoffmann (PT-PR) e o marido dela, o ex-ministro Paulo Bernardo, ao concluir o inquérito sobre as suspeitas de que dinheiro desviado da Petrobras abasteceu em 2010 sua campanha ao Senado. A defesa do ex-ministro disse que estranha porque Paulo Bernardo sempre se colocou à disposição das autoridades.

Prisão de Bernardo II
O líder do PSDB no Senado, Cássio Cunha Lima (PB), criticou a ação da Polícia Federal que prendeu o ex-ministro do Planejamento Paulo Bernardo, marido da senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR). A Operação Custo Brasil, um desdobramento da Lava Jato, fez busca e apreensão no apartamento de Gleisi em Brasília. "É um abuso. Um juiz de primeiro grau não tem autorização para busca e apreensão no apartamento funcional de uma senadora. Só quem poderia autorizar essa ação é o Supremo", afirmou Cunha Lima, que é advogado de formação, em referência ao Supremo Tribunal Federal.

Propinoduto
O ex-vereador petista Alexandre Romano afirmou, em delação premiada a procuradores da força-tarefa da Operação Lava Jato, que o ex-ministro da Aviação Civil e da Previdência Social Carlos Eduardo Gabas recebeu propina acertada com o PT cobrada da empresa Consist Software, por contrato vinculado ao Ministério do Planejamento. O negócio teria como principal beneficiados o ex-ministro Paulo Bernardo e sua mulher, a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR). Gabas foi conduzido para depor na manhã de quinta-feira, alvo da Operação Custo Brasil, que prendeu o ex-ministro Paulo Bernardo.

Competência
O ministro Teori Zavascki, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, fez duras críticas à atuação da Polícia Federal nos processos que envolvem autoridades com foro privilegiado no esquema de corrupção da Petrobras. Para o ministro, ao indiciá-los, o órgão estaria usurpando a competência da Suprema Corte. "Esse ato, pelo menos neste juízo inicial, estaria usurpando a competência deste Tribunal, pois compete exclusivamente ao relator a supervisão judicial de inquérito que tramita nesta Corte, incluindo a autorização de indiciamento de pessoas com prerrogativa de foro", disse.

Interferência
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes afirmou que "não é possível" a interferência de "qualquer governo" no andamento da Operação Lava Jato. "Isso é uma lenda urbana de que poderia haver interferência de governo ou que essas investigações dependeram da boa vontade ou não de governo", disse o ministro, após participar de evento no Palácio do Planalto. Mendes afirmou que as instituições brasileiras são "fortemente independentes". "O Judiciário, o Ministério Público, a autonomia da própria Polícia Federal, portanto, isso não passa de uma lenda urbana".

PT reage
O Partido dos Trabalhadores classificou a operação de busca e apreensão realizada pela Polícia Federal em sua sede nacional, em São Paulo, no âmbito da Operação Custo Brasil, de "desnecessária e midiática". "A respeito das acusações assacadas contra filiados do partido, é preciso que lhes sejam assegurados o amplo direito de defesa e o princípio da presunção de inocência", complementa a nota. Para os petistas, essa é uma operação "diversionista" para tentar criminalizar a legenda, em meio à "sucessão de fatos e denúncias envolvendo políticos e empresários acusados de corrupção".

Autor(a): Nilton Pereira

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Geral

Uma viagem de realidade e ficção a Praga

18/08/2017

Tudo começou numa viagem de família à Praga, capital da República Tcheca, em 2013. A cidade antiga, cheia de belezas e de...

Anápolis recepciona interessados em conhecer os cursos

18/08/2017

O Campus de Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo da Universidade Estadual de Goiás (UEG), em Anápolis, realiz...

Ministério oferece cursos gratuitos e a distância

18/08/2017

Estão abertas as pré-matrículas para cursos de qualificação profissional na área do turismo com subsídios do Programa ...

Governo espera cadastrar 15 mil estudantes

18/08/2017

Depois de ter sido lançado em Anápolis, recentemente, o programa Passe Livre Estudantil foi apresentado de forma detalhada,...