(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Últimas da Web - Ed.556

Geral Comentários 05 de fevereiro de 2016

Notas Gerais


Compras diminuem
O movimento dos consumidores nas lojas de todo o País caiu 9,6% em janeiro deste ano na comparação com o mesmo mês de 2015. O número é do Serasa, que destaca essa como a maior retração interanual do comércio varejista desde abril de 2002. Em relação a dezembro de 2015, já efetuados os ajustes sazonais, a retração da atividade varejista em janeiro de 2016 foi de 1,1%. Segundo os economistas da Serasa, a forte retração do movimento no comércio neste primeiro mês do ano prenuncia que, a exemplo do que foi o ano passado, 2016 deverá ser mais um ano de dificuldades para o setor varejista.

Menos veículos
A produção de veículos automotores caiu 29,3% em janeiro na comparação com o mesmo mês do ano passado, de acordo com balanço da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA), divulgado nesta quinta-feira (4) na capital paulista. Em janeiro de 2016, foram produzidas 145,1 mil unidades, enquanto no mesmo período de 2015 o total ficou em 205,3 mil. Em relação ao mês de dezembro, quando a produção foi de 142,8 mil unidades, houve elevação de 1,6%. O licenciamento registrou retração de 38,8%, com a venda de 155,3 mil unidades em janeiro deste ano.

Dilma otimista
A Presidente Dilma Rousseff disse que o ano de 2016 será de retomada do crescimento e que 2015 foi um "ano bastante desafiador". A petista afirmou que a crise é algo "muito doloroso para ser desperdiçado" e que é preciso "encontrar novos caminhos" para enfrentar os problemas. A Presidente tentou adotar um tom de otimismo e pediu união para vencer a crise durante o discurso que fez na inauguração de uma fábrica da Ambev, em Uberlândia MG. Dilma Rousseff estava ao lado do Governador Fernando Pimentel, que afirmou que o Estado "enfrenta a crise com trabalho, emprenho e dedicação".

Aedes no site
O Governo Federal decidiu soltar uns mosquitos Aedes aegypti na tentativa de conscientizar sobre os riscos de transmissão de doenças. A campanha, que no início foi confundida por alguns como uma invasão de hackers, usou insetos animados voando no site do Portal Brasil, do Governo. Ao clicar em um dos insetos, surge a seguinte mensagem: “Não adianta apenas matar o mosquito. Não podemos deixar ele nascer. E isso depende de todos nós.” De todas as partes do País surgiram postagens de internautas comentando o aparecimento do inseto transmissor da dengue na internet.

Testemunha
A presidente Dilma Rousseff comunicou à Justiça Federal não ter “informação ou declaração a prestar” sobre os fatos investigados na Operação Zelotes relacionados à suposta “compra” de medidas provisórias durante os governos petistas. Em ofício enviado ao juiz responsável pelo caso, a Presidência pediu que ela fosse dispensada de depor na ação. Dilma foi indicada como testemunha de defesa do lobista Eduardo Valadão, acusado de formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, corrupção ativa e extorsão. Para o Ministério Público, ele era lobista na SGR Consultoria Empresarial Ltda.

Lula investigado
Em ofício encaminhado à Justiça Federal, o delegado da Polícia Federal Marlon Cajado afirmou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é investigado em um segundo inquérito policial já em curso na Operação Zelotes. O objetivo da ação é saber se, além de dois servidores que já são réus, outros foram corrompidos ou se menção aos nomes deles era apenas uma forma de os acusados propagarem influência que não tinham. Há duas semanas, a defesa de Lula entrou com uma petição na Justiça Federal de Brasília para que o ex-presidente seja dispensado de prestar depoimento no processo da Zelotes.

Autor(a): Claudius Brito

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Geral

Adoção de selo eletrônico é adiada

22/06/2017

A Secretaria da Fazenda informa que a obrigatoriedade de uso do Selo Fiscal Eletrônico para as embalagens descartáveis de ...

Jovem anapolino abre portas para o difícil universo das fragrâncias

15/06/2017

O jovem anapolino Helder Machado Owner é um exemplo de que o empreendedorismo não tem barreiras. A primeira coisa para aven...

Subseção da OAB entrega Moção a juíza de Anápolis

09/06/2017

A juíza titular da 2ª Vara de Família e Sucessões da comarca de Anápolis, Aline Vieira Tomás, recebeu, na segunda-feira...

Controle da folha de pagamento é um desafio para a Prefeitura

02/06/2017

Dentro do que preconiza a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), o Prefeito Roberto Naves e a equipe econômica apresentaram, ...