(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Últimas da Web - Ed.554

Geral Comentários 22 de janeiro de 2016

Notas Gerais


Acareação na Lava jato
O ex-ministro José Dirceu (Casa Civil), preso na Operação Lava Jato desde 03 de agosto de 2015 sob suspeita de corrupção e lavagem de dinheiro, quer ficar frente a frente com seus delatores - personagens da investigação da Polícia Federal que lhe imputam envolvimento com o esquema de propinas instalado na Petrobras entre 2004 e 2014. Por meio de seus advogados, Dirceu requereu ao juiz federal Sérgio Moro que lhe "seja garantida sua presença nos interrogatórios" dos delatores arrolados como testemunhas na ação penal a que o ex-ministro responde na Justiça Federal em Curitiba.

Apelo de Dilma
A presidente Dilma Rousseff pediu ajuda da população no combate ao mosquito Aedes aegypti que transmite o vírus Zika. O pedido foi feito na cerimônia de inauguração da pista leste da Via Mangue, em Recife, Pernambuco estado com o maior número de caso de Zika Vírus, causador da microcefalia, doença que assusta o País. O mosquito é o mesmo vetor da dengue e da febre chikungunya. “A gente só vai conseguir o combate - e ser vitorioso - se a população se engajar. É a população que pode nos ajudar para que a gente tire, enquanto não temos a vacina, as condições de reprodução do mosquito”.

Nepotismo em foco
O Ministério Público Federal no Distrito Federal enviou notificação ao Senado e à Câmara dos Deputados pedindo que sejam demitidas todas as pessoas contratadas em funções de confiança nos gabinetes das duas Casas e que tenham parentesco em, até, quarto grau com os parlamentares. O MPF também sugere que pessoas com essas características sejam destituídas de cargos em comissão e funções gratificadas, mesmo no caso de servidores concursados que estejam em posições de chefia, direção o assessoramento - caso tenham parentesco até quarto grau com deputados e senadores.

Conselho de Michel
O vice-presidente Michel Temer disse à presidente Dilma Rousseff que o Governo deve "ouvir mais" os empresários. Um dos temas tratados foi a reativação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Temer disse que deve participar da reunião do Conselho prevista para semana que vem. Dilma e Temer discutiram também o relatório do Fundo Monetário Internacional, que piorou a projeção de recuo da economia brasileira. A estimativa para a retração do PIB passou de -1% para -3,5%. Para o FMI, este vai ser o segundo ano consecutivo de queda da economia brasileira.

Intolerância religiosa
O governador Rodrigo Rollemberg sancionou na quinta-feira (21) lei que cria uma delegacia especializada para combater casos de intolerância religiosa. A delegacia foi proposta depois que quatro terreiros de candomblé foram incendiados no Distrito Federal e no Entorno nos últimos meses. Durante a assinatura da lei, o sindicato dos policiais civis do DF fez um protesto em frente ao Palácio do Buriti, sede do Executivo local, contra a criação da delegacia. O sindicato diz que a Polícia Civil tem déficit de funcionários e que falta infraestrutura nas delegacias já existentes na Capital Federal.

Desemprego em alta
As demissões superaram as contratações em 1,54 milhão de vagas formais em todo ano passado, informou o Ministério do Trabalho na quinta-feira (21) com base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. Em 2014, foram criados cerca de 420 mil empregos com carteira assinada. O resultado de 2015 é o pior para um ano da série histórica do Ministério do Trabalho, que teve início em 2002, considerando ajustes. Na série sem ajustes, é o pior desempenho desde 1992, quando teve início a contabilização dos empregos formais pelo governo. Com isso, trata-se do pior resultado em 24 anos.

Autor(a): Nilton Pereira

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Geral

Uma viagem de realidade e ficção a Praga

18/08/2017

Tudo começou numa viagem de família à Praga, capital da República Tcheca, em 2013. A cidade antiga, cheia de belezas e de...

Anápolis recepciona interessados em conhecer os cursos

18/08/2017

O Campus de Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo da Universidade Estadual de Goiás (UEG), em Anápolis, realiz...

Ministério oferece cursos gratuitos e a distância

18/08/2017

Estão abertas as pré-matrículas para cursos de qualificação profissional na área do turismo com subsídios do Programa ...

Governo espera cadastrar 15 mil estudantes

18/08/2017

Depois de ter sido lançado em Anápolis, recentemente, o programa Passe Livre Estudantil foi apresentado de forma detalhada,...