(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Últimas da Web - Ed.548

Geral Comentários 04 de dezembro de 2015

Notas Gerais


Dilma e a Bolsa
A Bolsa de Valores de São Paulo reagiu com satisfação à abertura do processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff e avançava a 4,08% duas horas depois do início da sessão da quinta-feira, 03. O pregão paulista começou a subir imediatamente depois da abertura do mercado e às 11H58 registrava alta de 4,08%, a 46.746 pontos, enquanto o real acumulava uma alta de 1,29%, a 3,786 unidades o dólar. O índice Ibovespa, o principal indicador, acumulava quatro sessões consecutivas de retrocessos e concluiu quarta-feira com uma leve queda de 0,29% em 44.914 pontos.

As pedaladas
O Congresso Nacional aprovou o projeto de lei que altera a meta de superávit primário do setor público consolidado deste ano para um déficit superior a 100 bilhões de reais, retirando um peso do governo que estava com as suas atividades administrativas paralisadas por impossibilidade de fazer novos gastos. O texto segue, agora, para sanção presidencial E autoriza o setor público a fechar o ano com um déficit primário entre 48,9 bilhões e 117 bilhões de reais, equivalentes a 0,85 e 2,03 por cento do PIB nacional - em ambos os casos, o maior da série histórica do Banco Central, iniciada em 2001.

Sobre o Impeachment I
Em reunião com líderes partidários na quinta-feira (3), o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), apresentou como será a distribuição por blocos (composto por várias legendas) e partidos na comissão especial que dará parecer pela continuidade ou não do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. A comissão especial que analisará o pedido de impeachment terá 65 integrantes, com representantes de todos os partidos e blocos que integram a Casa. Pelo documento, o bloco liderado pelo PMDB terá a maior presença, ocupando 25 vagas. O PT terá a segunda maior quantidade de cadeiras - 19.

Maioridade penal
O ministro do Supremo Tribunal Federal Celso de Mello negou conceder liminar para suspender o andamento, na Câmara dos Deputados, da Proposta de Emenda à Constituição que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos em casos de crimes graves. A liminar, protocolada por um grupo de 102 deputados federais de 14 partidos - PT; PMDB; PSDB; PDT; DEM; PSB; PC do B; PSOL; PPS; PV; PROS; PTC, PR e PSC -, tenta anular a votação da proposta em primeiro turno - o tema ainda precisa ser analisado em segundo turno e depois no Senado. A ação será julgada pelo Supremo, em data ainda não definida.

Sobre o Impeachment II
Em reunião na quinta-feira (3) no Palácio do Planalto, líderes da base aliada ouviram do ministro da Secretaria de Governo, Ricardo Berzoini, que a orientação do Palácio do Planalto é enfrentar o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff sem manobras para postergar as investigações. Segundo alguns deputados da base, a avaliação é de que é melhor para o governo “resolver logo” o processo, para que Dilma não fique em situação de “suspeição”. A abertura de processo que pede o afastamento da petista foi anunciada na tarde da última quarta (2) pelo presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Repercussão no mundo
O pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff foi destaque nos jornais de todo o mundo. O americano Washington Post escreveu que "apesar de ser improvável um impeachment no Congresso antes de 2016, o movimento representa a maior ameaça já apresentada à presidente, que luta contra uma economia combalida, manifestações e os piores índices de aprovação desde sua reeleição, há um ano". O New York Times destacou que os adversários estão pressionando Dilma "em um momento no qual uma economia hemorrágica perde empregos e aliados estão presos acusados de corrupção".

Autor(a): Nilton Pereira

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Geral

Prefeitura quer novas regras para a exploração do serviço funerário

27/04/2017

A Prefeitura de Anápolis vai criar novas regras para a exploração do serviço funerário. As atuais são consideradas obso...

Membros do Conselho da Juventude empossados em concorrida solenidade

27/04/2017

Aconteceu na manhã da última terça-feira, 25, no miniauditório da Prefeitura de Anápolis, a posse dos membros do Conselh...

Município quita dívidas trabalhistas de ex-servidores comissionados

19/04/2017

A Prefeitura de Anápolis começa a quitar dívidas trabalhistas do município, que estão pendentes desde 2011, para ex-serv...

Ovos de chocolate com diferenças salgadas, aponta pesquisa do Procon

12/04/2017

O Procon de Anápolis divulgou a pesquisa sobre os preços de produtos para a páscoa- ovos de chocolate e caixas de bombons....