(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Últimas da Web - Ed.546

Geral Comentários 20 de novembro de 2015

Notas gerais


Mais desemprego


A taxa de desemprego do Brasil voltou a subir no mês passado e encostou em 8 por cento, maior patamar para outubro em oito anos, ao mesmo tempo em que a renda recuou em meio ao cenário recessivo e inflação elevada. Em outubro, a taxa foi a 7,9 por cento, segundo a Pesquisa Mensal de Emprego do IBGE, a maior para esses meses desde 2007 (8,7 por cento). A expectativa era de que a taxa permanecesse em 7,6 por cento, depois de ficar estável em setembro. Segundo o IBGE, a taxa da população ocupada caiu a 51,1, sobre 51,7% em setembro, somando 22,5 milhões de pessoas.


Habeas negado


O Supremo Tribunal Federal negou pedido de habeas corpus em nome de Marco Polo Del Nero, presidente da CBF.  A ação é referente a um eventual depoimento na CPI do Futebol. O mandatário entrou com seu processo temendo a possibilidade de ser preso ou de ser incriminado em decorrência do depoimento. Este era um pedido específico, aliás: "Não ser preso ou ameaçado de prisão ao invocar o direito constitucional ao silêncio, tendo em vista respostas que possam incriminá-lo". A CPI já recebeu documentos e dados bancários de Del Nero, que já estão sendo analisados por uma equipe técnica.


Inflação sem controle


O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15, a prévia da inflação oficial, subiu 0,85% em novembro. É o índice mais elevado desde 2010, segundo o IBGE, quando foi registrado 0,86%. No ano, o indicador chegou a 9,42%, o maior no acumulado de janeiro a novembro desde 1996. Em 2014, em comparação ao mesmo período, a taxa era 5,63%. m relação aos últimos 12 meses, o índice chegou a 10,28%, acima da taxa dos 12 meses imediatamente anteriores (9,77%). Desde novembro de 2003, com os 12 meses em 12,69%, não havia registro de qualquer taxa mais elevada.


Explosão no Planalto


A deputada Benedita da Silva (PT-RJ) denunciou o lançamento de explosivos pelo grupo de manifestantes anti-Dilma contra a marcha das mulheres negras na tarde de quarta-feira (18). As integrantes da passeata seriam recebidas pelos presidentes da Câmara e do Senado. O deputado Alindo Chinaglia (PT-SP) propôs que o acampamento - do Movimento Brasil Livre - fosse revistado para ver se saiu dali a bomba que atingiu as mulheres. No último fim de semana, uma arma, sprays de pimenta e objetos cortantes foram encontrados pela polícia com um dos acampados, e isso preocupa o parlamentar.


Voto impresso


O Senado derrubou o veto ao voto impresso para conferência, previsto no projeto de lei da minirreforma eleitoral, na noite de quarta-feira (18). Foram 56 votos contra e a 5 a favor do veto. Na votação anterior, pela Câmara dos Deputados, 368 deputados foram contra e 50 a favor do veto. O texto determina o uso do voto impresso nas urnas eleitorais para conferência pelo eleitor, sem contato manual, assim como para posterior auditoria. A regra já vale para as eleições gerais, de 2018. O veto ao voto impresso foi recomendado pelo Tribunal Superior Eleitoral devido aos custos de sua aplicação.  


Bolsa com fraude


Relator-geral do Orçamento de 2016, o deputado federal Ricardo Barros (PP-PR) diz que o corte de R$ 10 bilhões que propõe ao Bolsa Família só afetará as distorções do programa de transferência de renda do governo. Barros diz que há muita fraude no Bolsa Família e que isso precisa ser corrigido. Ele diz achar muito difícil atingir o equilíbrio do Orçamento do próximo ano sem novas fontes de arrecadação, ou seja, impostos, mas afirma que aquilo que já tramita hoje no Congresso seria suficiente. Nem conta com a CPMF e diz que as projeções de arrecadação do governo estão inchadas.

Autor(a): Nilton Pereira

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Geral

Anapolino é destaque em competição nacional

21/09/2017

Na última segunda-feira, 18, o prefeito Roberto Naves recebeu em seu gabinete o jovem Gabriel Douglas Araújo, estudante da ...

Promotores de Justiça têm encontro em Anápolis

21/09/2017

Os encontros regionais da Procuradoria Geral de Justiça Presente e de elaboração do Plano Geral de Atuação do Ministéri...

Entenda o que é trabalho intermitente

21/09/2017

A Reforma Trabalhista tem um ponto que necessita de grande destaque, que é a criação de um novo modelo de trabalho que at...

Projeto ampara crianças em situação de risco

21/09/2017

Será lançado nesta sexta-feira, 22, o Projeto Querobem. A solenidade está marcada para o auditório do Bloco F, da UniEVAN...