(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Últimas da Web - Ed.522

Geral Comentários 04 de junho de 2015

Notas Gerais


Caso Pizzolato


O governo brasileiro está pronto para atuar perante o Conselho de Estado da Itália, se necessário for, para garantir a extradição de Henrique Pizzolato ao Brasil. A afirmação consta de nota conjunta assinada pelos ministérios da Justiça, das Relações Exteriores, Advocacia Geral da União e Ministério Público Federal, na qual o governo comenta a decisão do Tribunal Administrativo Regional de Lazio, que negou na quinta-feira, 04, o recurso apresentado pela defesa de Pizzolato, condenado no mensalão, contra a extradição do petista. Da decisão, ainda, cabe recurso ao Conselho de Estado italiano.


 


Morte na Suíça


Um brasileiro de 30 anos, de nome ainda não divulgado, morreu afogado, na quarta-feira, 04, no Lago de Genebra, após enfrentar dificuldades ao fazer stand up paddle. Às 19h40 a polícia recebeu um comunicado de que uma pessoa havia caído de sua prancha e estava tendo dificuldades para retornar. Uma equipe de resgate contendo um helicóptero, policiais das cidades mais próximas, além de bombeiros da brigada do lago e da cidade de Vaud foram imediatamente enviados ao local do acidente. O brasileiro foi encontrado às 23h20, já sem vida. A polícia especial suíça está investigando o caso.


 


Maioridade Penal


O vice-presidente Michel Temer (PMDB) defendeu junto à presidente Dilma Rousseff que o governo adote uma posição intermediária no debate sobre a redução da maioridade penal. A proposta, que teria sido bem recebida pelo governo, é a de que o Executivo defenda dois pontos que podem ter boa receptividade no Congresso: que menores detidos sejam transferidos para presídios a partir dos 18 anos, caso a pena imposta ultrapasse esse limite de idade; e que seja aumentada a pena dos aliciadores. O governo, hoje, defende, apenas, o aumento da pena a quem alicie menores para o crime.


 


Vistos para haitianos


O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, afirmou que o governo vai ampliar a emissão de vistos em Porto Príncipe, capital do Haiti, para que imigrantes do país possam entrar no Brasil legalmente. O objetivo da medida é combater grupos que exploram imigrantes em rotas clandestinas. "Devemos enfrentar as organizações criminosas que trazem para o Brasil, explorando economicamente a necessidade de haitianos, um conjunto de pessoas que chegam debilitadas, sem saúde, com fome. O que é obviamente inaceitável do ponto de vista dos direitos humanos", afirmou o ministro.


 


Juros salgados


O Comitê de Política Monetária do Banco Central decidiu subir os juros básicos da economia de 13,25% para 13,75% ao ano, um novo aumento de 0,50 ponto percentual. Foi a sexta elevação consecutiva da taxa Selic, que atingiu o maior patamar desde agosto de 2006, ou seja, em quase nove anos - quando estava em 14,25% ao ano. A decisão confirmou a expectativa da maior parte dos economistas do mercado financeiro. Com uma taxa mais alta de juros, o Banco Central, mais uma vez, tenta controlar o crédito e o consumo, atuando assim com o objetivo de segurar a inflação preocupante.


 


Prefeito cassado


A Câmara de Vereadores de Mafra, Santa Catarina, aprovou o impeachment do prefeito Roberto Agenor Scholze (PT),  denunciado por nepotismo, mas perdeu o mandato, pois os vereadores concluíram que ele seria conivente com pagamento irregular de funcionários. Como o vice-prefeito de Mafra morreu, e o presidente da Câmara não aceitou assumir o cargo, este ficou com o vice, Abel Bicheski (PR). Roberto Scholze teria empregado a própria mãe, Valnete dos Santos, como secretária da Criança e Ação Social, e a madrasta, Wilmara Herzer, como secretária do Programa Bolsa Família.

Autor(a): Nilton Pereira

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Geral

Programa ID Jovem completa primeiro ano de vigência

08/12/2017

A Secretaria Nacional de Juventude comemora os bons resultados do Programa Identidade Jovem. Em 1 ano de vigência da iniciat...

Aumenta para oito anos prisão de bêbado que dirige e mata

08/12/2017

Após cinco anos de espera, o projeto 5568/2013 foi aprovado pela Câmara dos Deputados. A análise ocorreu na sessão desta ...

Pesquisa aponta intenção de compras dos anapolinos

08/12/2017

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Anápolis acaba de divulgar a pesquisa de intenções de compras do consumidor anap...

Residencial Copacabana recebe plantio de mudas de árvores

08/12/2017

Preservar o meio ambiente e cuidar do planeta. Foi com esta disposição que estudantes do 1º e 2º ano do Ensino Médio do ...