(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Livro narra a história de ontem e de hoje

Cidade Comentários 18 de junho de 2018

Juiz Abílio Wolney Aires Neto retrata várias fases de Anápolis


“A Cidade de Ana - Anápolis”. Este é o título da 12ª publicação assinada pelo Juiz de Direito Abílio Wolney Aires Neto, cujo nome e sobrenome já emprestaram muito à história do Município, ele como promotor, como professor, magistrado e diretor do Foro da Comarca local e seu avô, Abílio Wolney, deputado estadual por três mandatos.
No livro, Abílio Wolney Aires Neto destaca que foi o seu avô, inclusive, que sugeriu dar o nome de Cidade de Ana ao povoado de Santana das Antas. Esse registro, conforme menciona no livro, foi parar na edição 1904 do Jornal Lavoura e Comércio, editado na cidade de Uberaba, publicação de grande influência na época. A menção do nome ocorreu durante uma sessão do antigo Congresso Estadual, que era sediado na Cidade de Goiás, antiga capital, no mandato que foi de 1894 a 1900. Depois, Abílio Wolney (avô), exerceu mais dois mandatos de deputado estadual, sendo que em um deles, presidiu o Legislativo Goiano. Por sua atuação, recebeu várias homenagens no Estado e, em Anápolis, o seu nome foi dado à antiga Praça do Ancião, próxima ao Centro Administrativo, e ao auditório do Júri do Foro.
“Falo, neste livro, das obras monumentais que Anápolis ganhou nos últimos anos, como os viadutos e outras construções importantes, passando por acontecimentos históricos como o Centenário da Cidade, além de relembrar a biografia de outros vultos nas últimas décadas”, ressalta o autor, observando que a publicação foi resultado de consulta a uma série de fontes de pesquisas, inclusive, algumas delas, retiradas de edições do Jornal CONTEXTO.
Abílio Wolney Aires Neto morou 16 anos em Anápolis. Foi um dos fundadores da
Academia Anapolina de Letras - Anale, sendo que, no livro, ele dá ênfase, também, à cultura anapolina. “Falo, ainda, sobre o Núcleo Espírita Casa de Jesus que, juntamente com o Lima e o Batista, fundamos há quase 20 anos, aonde vou aos finais de semana para os trabalhos de assistência na Casa, que fica na invasão do Setor do DAIA em Anápolis”, narrou o escritor.

Em família
Irmão do magistrado, Zilmar Wolney Aires Filho, que trabalha no Juizado da Infância e Juventude de Anápolis, também, apresentou um livro durante o lançamento coletivo realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, dentro do projeto Anápolis em Letras, Fatos e Imagens, ocorrido no final do mês de maio último.
Trata-se, conforme define o próprio autor, de uma obra que traz em seu bojo artigos acadêmicos que expõem temáticas de relevo nas controvérsias doutrinárias e jurisprudenciais.
O livro “passeia” pelo universo quase infinito do Direito, com abordagens ligando a Constituição Federal e os regimes políticos e suas representações. Além disso, há abordagens sobre o direito, na ótica social da família e, no final, discorre sobre o fim da pessoa natural, por meio de uma abordagem teórica sobre a sucessão hereditária.
“Espero, com a proposta do singelo compêndio, trazer uma modesta contribuição para o meio acadêmico e demais segmentos da sociedade, sobre questões jurídicas que podem ofertar esclarecimentos preliminares em situações corriqueiras no âmbito social e familiar”, resume Zilmar Wolney Aires Filho.

Autor(a): Claudius Brito

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Cidade

Multas por infrações no trânsito têm redução em mais de 15 por cento

14/09/2018

As multas por infrações no trânsito em Anápolis caíram mais de 15% de janeiro a agosto deste ano, na comparação com o ...

Humanização do atendimento é meta de programa inovador

06/09/2018

Uma cólica renal levou Leila Evangelista, 49, pela primeira vez à Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24h. No caminho pen...

Milhares de visitantes são esperados no dia dos Portões Abertos na ALA 2

06/09/2018

Neste sábado, 08, das 9h às 17h, a Ala 2 (Base da Aérea de Anápolis), irá abrir as suas instalações para mais uma edi...

Reforço no atendimento à saúde é destaque no Orçamento de 2019

06/09/2018

A Lei Orçamentária Anual para o exercício de 2019, em tramitação na Câmara Municipal, prevê investimentos de mais de R...