(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Instituições tem programa para adolescentes em vulnerabilidade

Educação Comentários 03 de maio de 2018

Inserção no mercado de trabalho, com tríplice acompanhamento, é o foco do Centro Salesiano do Adolescente Trabalhador


Há dois anos e meio em Anápolis, o Centro Salesiano do Adolescente Trabalhador atua com o programa de aprendizes, tendo como objetivo inserir pessoas com vulnerabilidade no mercado de trabalho, O foco são jovens com pouca, ou nenhuma, experiência profissional. Um desafio que ajuda a abrir portas para quem, às vezes, estava à margem da sociedade e, portanto, um alvo em potencial para o “aliciamento” ao mundo da criminalidade e das drogas.
O CESAM-GO é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos. É filantrópica e atua sob o guarda-chuvas da Inspetoria São João Bosco (ISJB) - Salesianos. São 43 anos de história e larga experiência na área. Em Anápolis e Goiânia, cerca de 830 adolescentes fazem parte do programa. A instituição conta com quase 300 empresas parceiras. Além dos jovens, as famílias são inseridas, através de uma série de atividades de apoio.
Wilton Ferreira (analista de Relacionamento) e Leonardo Giordani Lemes (analista Socioeducativo) explicam um diferencial do trabalho desempenhado pelo CESAM-GO é o tríplice acompanhamento do adolescente aprendiz: família, escola e empresa. Através de uma entrevista socioeconômica, são avaliadas as situações em que o jovem se encontra como, por exemplo, se há algum problema de dificuldade de relacionamento no lar ou, mesmo, caso de violência doméstica; problemas de frequência na escola ou de dificuldade de aprendizagem.
Durante a fase em que o aprendiz está na empresa, ele é acompanhado na parte de rendimento e comportamental. Ou seja, em todos os aspectos, o adolescente é motivado e valorizado. Isso influencia, de forma positiva, na sua formação de caráter e na formação profissional.

O FUTURO
De acordo com Wilton e Leonardo, em torno de 85% dos aprendizes do programa chegam a ser recontratados. Em muitos dos casos, inclusive, com uma mudança de salário, o que acaba refletindo sobre toda a família.
Na formação teórica, os adolescentes participam de módulos sobre comportamento; ética; cidadania, inclusão digital e módulos específicos da função que irão desenvolver. Cada módulo tem entre três e seis meses de duração, de acordo com o tipo de contrato de aprendizado a ser firmado, dentro do que define a Lei n° 10.097/2000, a chamada Lei do Aprendizado. Os contratos variam de 11 a 23 meses, com cargas horárias, também distintas, de 04 a 08 horas.
A inscrição dos adolescentes no programa é feita pelo site da instituição (veja no box), mediante a informação de documentos pessoais, comprovante de endereço e escolaridade. Feita a inscrição, é feita a triagem da empresa para o ingresso por região. Todas as etapas são acompanhadas pela equipe multiprofissional, o que confere maior segurança para o próprio aprendiz e para a empresa.
Wilton e Leonardo destacam que as portas do CESAM-GO estão abertas para acolher os jovens que queiram se inserir no mercado de trabalho. Na outra ponta, a instituição busca, também, aumentar o número de empresas parceiras, para ampliar o leque de oportunidades e resultados. É uma via de mão-dupla, onde os lados social e humano caminham juntos e todos saem ganhando.

Contatos com o
CESAM-GO

Site/inscrições:
cesamago.salesianos.br

E-mail:
cesamago@salesianos.br

Telefone:
(62) 3920-9800
Endereço:

Alameda dos
Buritis, nº 485
Setor Central -
Goiânia GO

Autor(a): Claudius Brito

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Educação

UniEVANGÉLICA - Abertas inscrições para vestibular dos cursos à distância

12/07/2018

Está aberto o processo seletivo para o vestibular EAD – Ensino à Distância do Centro Universitário de Anápolis – Uni...

UniEVANGÉLICA abre inscrições para aluno especial no Mestrado

12/07/2018

Interessados em cursar disciplinas na modalidade “aluno especial” no Programa de Pós- Graduação em Sociedade, Tecnolog...

Reitor da UEG visita universidade na Hungria

05/07/2018

O reitor da Universidade Estadual de Goiás, professor Haroldo Reimer, visitou, na última semana, importantes universidades ...

IFG: destaque em pesquisa nacional

05/07/2018

O Instituto Federal de Goiás ocupa diversas posições de destaque no ranking sobre o desempenho dos estudantes no Exame Nac...