(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Inscrições para mostras competitivas do Festival começam em 3 de abril

Entretenimento Comentários 07 de abril de 2017

Neste ano, o evento acontece entre os dias 12 e 18 de junho e deve reunir cineastas de todas as partes do Brasil


Os cineastas e realizadores do cenário audiovisual do Centro-Oeste e de Anápolis interessados em concorrer nas mostras competitivas de curtas de ficção e documentários produzidos no Centro-Oeste e em Anápolis, e na Mostra Competitiva Minuto Anapolino – podem começar a organizar suas produções. As inscrições para a sétima edição do Anápolis Festival de Cinema começaram no dia 03 e se estendem até 10 de maio. A ficha de inscrição estará disponível para acesso no site www.anapolisfestivaldecinema.com.br.
O Festival, sob organização da Secretaria Municipal de Cultura, vai oferecer ao anapolino entre os dias 12 e 18 de junho uma ampla programação. Serão quatro mostras competitivas, mostra paralela, exibições para o público infantil, oficinas, debates, palestras, mesas redondas, homenagens, exposições e lançamento de livros, encontro cineclubista e fórum setorial.
Este ano o VII AFC traz novidades e personalidades que serão apresentadas ao longo da sua produção. A Mostra do Filme do Minuto passou a ser direcionada para os alunos do nível médio, para que cada vez mais cedo desperte a vontade de fazer cinema e também construa um olhar crítico ao audiovisual. Para além do incentivo à produção local, a formação se apresenta como uma das prioridades, para a razão de ser do evento, trazendo oficinas livres com conteúdos de iniciação no audiovisual aos aperfeiçoamentos dos realizadores experientes.
As curadorias e premiações do AFC não só tem fomentado a produção, como também tem conceituado os realizadores dentro do circuito dos festivais brasileiros e internacionais, de difusão do cinema independente. Já contando com seleções e premiações de realizadores locais que passaram pelo AFC e estão em sintonia com os Festivais dentro e fora de Goiás, como também em outros países. Os debates são presentes e distribuídos na programação do AFC aproximando o público dos realizadores de cinema, promovendo diálogo entre os cineastas e também encaminhamentos no campo das políticas públicas voltadas ao setor.
O Encontro Centro Oeste de Cineclubes, em 2011, e também as cinco edições do Encontro Anápolis de Cineclubes (EAC) acompanham todos os anos do AFC. O EAC é uma das ações do Festival que tem levantado o debate da distribuição, do cinema nas escolas e da formação de público, como uma das bases para o fortalecimento do cinema independente no país. As edições dos encontros de cineclubes foram realizados em parceria com a Associação Cineclube Xícara da Silva e apoiado pelos cineclubes goianos e pelo Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros (CNC).
O evento homenageou mais de 44 (quarenta e quatro) cineastas e profissionais de cinema. Foram 29 (vinte e nove) oficinas e workshops voltados aos realizadores do audiovisual e o público interessado em produzir cinema ou ter uma formação inicial. As mostras competitivas, nas edições anteriores, tiveram a adesão de mais de 200 (duzentas) inscrições de curtas-metragens locais, além de mais de 300 (trezentos) curtas da Região Centro-Oeste; dos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e do Distrito Federal.

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Entretenimento

Grupo “Terça Bike” reúne apaixonados por motos que fazem ações pelo social

25/04/2019

Popularmente, Anápolis sempre foi marcada por um trânsito cheio de “motoqueiros” irresponsáveis. Muitas pessoas já pr...

Projeto leva cinema gratuito a escolas da rede pública

15/06/2017

Lançado em 2015, o Cinemóvel Carrefour chegará a Anápolis no dia 19 de junho, exibindo gratuitamente filmes sobre a diver...

Inscrições para mostras competitivas do Festival começam em 3 de abril

07/04/2017

Os cineastas e realizadores do cenário audiovisual do Centro-Oeste e de Anápolis interessados em concorrer nas mostras comp...

Pecado Mortal estreia na Record

27/09/2013

A nova novela brasileira produzida pela Rede Record teve estreia na última quinta-feira,25. Escrita por Carlos Lombardi, sub...