(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Infraestrutura e mobilidade são desafios para futura gestão

Política Comentários 15 de setembro de 2016

Candidatos à Prefeito de Anápolis expõem as suas propostas para melhorar a infraestrutura urbana e dar mais qualidade de vida aos cidadãos


Com 109 anos de emancipação, Anápolis não nasceu planejada e, por conta disso, sofre hoje com os problemas decorrentes do aumento populacional, do aumento da frota de veículos e, obviamente, o aumento de demanda de asfalto, água, energia, esgoto e outros equipamentos públicos.
Perto de chegar a uma frota de 250 mil veículos, a mobilidade urbana é um dos grandes desafios que se apresentam para a próxima gestão da Administração Municipal. Esforços Têm sido feitos para minimizar os problemas, como a construção de viadutos, renovação da sinalização, criação de corredores de ônibus e uma série de outras intervenções. Entretanto, há muito ainda o que se fazer, principalmente, para dar uma maior atenção aos pedestres e aos portadores de deficiência física. Vamos, então, saber o que projetam os candidatos para a infraestrutura e mobilidade urbana em Anápolis:

PROPOSTAS DE CARLOS ANTÔNIO

Nossa cidade deve ser acolhedora, com uma urbanização gradual e planejada dos setores que não contam com infraestrutura, além de garantir a presença do serviço público de qualidade em todos os bairros e zona rural. Para isso, investiremos em um plano permanente de recuperação da pavimentação asfáltica existente na rede viária da cidade de Anápolis, na reabilitação das vias urbanas e na pavimentação das vias dos bairros não asfaltados. Investiremos na melhoria das estradas vicinais não pavimentadas, através da formação de uma patrulha rodoviária municipal, com a aquisição de novas máquinas e equipamentos pela Prefeitura Municipal de Anápolis. Investiremos na melhoria da iluminação pública da cidade. E realizaremos gestão junto à companhia energética, ao Governo Estadual e ao Governo Federal visando melhorar os investimentos na infraestrutura urbana e rural da rede de energia elétrica do município.
Já em relação à mobilidade urbana, ainda é um problema sério em Anápolis e sabemos disso. O crescimento acelerado da frota de veículos, somado à falta de planejamento no passado, às dificuldades e à demora na obtenção dos recursos financeiros para investimentos estruturais, não permitiu que avançássemos.
Vamos reduzir o tempo perdido em engarrafamentos e aumentar a oferta de um transporte público eficiente e mais confortável para todos. Iremos implementar o Plano Municipal de Mobilidade Urbana de Anápolis, incentivar a recuperação das calçadas e investir em melhorias para a mobilidade e a segurança dos pedestres. Implantaremos gradualmente um sistema cicloviário, integrado à rede estrutural de transporte coletivo, nas áreas onde seja possível. Iremos assegurar a melhoria do transporte coletivo realizado através de ônibus e elaboraremos projetos de requalificação das vias públicas que priorizem a melhoria do fluxo de trânsito da cidade, além de solucionar os gargalos do tráfego.

PROPOSTAS DE ERNANI DE PAULA

Por definição, infraestrutura é a ‘base indispensável à edificação, à manutenção ou ao funcionamento de uma estrutura concreta ou abstrata, visível ou percebida racionalmente’. Portanto, se trata do pano de fundo sobre o qual deve ser elaborado o projeto macro de uma administração.
Com essa premissa,em meu governo vou estabelecer articular a coordenação entre as secretarias na definição das prioridades para a intervenção urbana, de modo a contemplar, via políticas públicas, manutenção, reparo e preservação de áreas desportivas, culturais e de inserção social em todo o município.
Do ponto de vista técnico, vamos recuperar as bocas de lobo da área urbanizada, adequar as calçadas públicas a um programa de acessibilidade e mobilidade, refazer a rede coletora de esgoto sanitário e águas pluviais no centro histórico da cidade, definir programa de revitalização e urbanização de áreas públicas, além de requalificar os espaços comerciais nos bairros, com equipamentos urbanos de uso coletivo.
Especificamente sobre mobilidade, temos um amplo projeto, que estabelece cronograma de prioridades para manutenção e ampliação das vias pavimentadas, políticas para o sistema de transporte público e privado, com licitação para garantir mais de uma empresa de transporte coletivo. Também vamos criar e aplicar programa de acessibilidade em todos os níveis, desde a fiscalização das calçadas, ao estimulo à revitalização do sistema central e a inclusão de ciclovias na estrutura do sistema viário.
Nossa política de mobilidade urbana objetiva uma mudança de paradigma que contenha as seguintes diretrizes básicas: vinculação do planejamento da cidade ao sistema de transporte coletivo, revisão do processo de concessão do transporte coletivo, priorização dos sistemas coletivos ao privado, estímulo do uso racional do automóvel, recuperação de estradas e elaboração do Plano Diretor de Transportes e Trânsito.
Essas são apenas algumas de nossas propostas para fazer de Anápolis uma cidade efetivamente sustentável, participativa, inclusiva e humana.

PROPOSTAS DE JOÃO GOMES

Nos últimos anos, Anápolis viveu grandes mudanças em todas as áreas, em especial, na infraestrutura e mobilidade urbana. Desde de 2009, foram asfaltados mais de 100 bairros, recapeadas as principais avenidas, corrigidas erosões históricas, construídos dois viadutos e, recentemente, iniciada a maior obra já vista na cidade, a de mobilidade urbana, que consiste na construção de corredores exclusivos para ônibus e também em dois grandes viadutos na Avenida Brasil, um na confluência entre a Avenida Goiás e Rua Barão do Rio Branco, e outro no cruzamento com a Rua Amazílio Lino de Souza.
Na área de meio ambiente também foram detectados grandes avanços, com a construção de quatro parques - Ipiranga, da Liberdade, da Cidade e da Jaiara, este último em fase de conclusão - e reforma e construção de dezenas de praças.
Para o próximo governo, temos novos projetos, como o Cidade Acessível, Cidade de Todos que tem como premissa garantir mobilidade urbana de qualidade na cidade priorizando o transporte coletivo, com a integração de todos modelos de transporte, enfrentando as causas e os efeitos do desenvolvimento urbano no trânsito e no transporte urbano de passageiros e mercadorias com inteligência. Seguindo este patamar será desenvolvido o Minha Cidade - Transporte XXI para atender pedestres e ciclistas que terão à sua disposição novos espaços para se locomoverem e reduzirem os custos com transporte, em uma clara reforma do modelo de transporte público, com o cidadão optando entre andar de carro ou não.
Outra iniciativa que vem para agregar às ações já desenvolvidas é a Guarda de Trânsito Cidadã que irá fiscalizar, priorizar e proteger pedestres e ciclistas no ambiente urbano, de forma a conscientizar os motoristas sobre o respeito ao espaço destinado ao Novo Modelo de Locomação Social. Soma-se ainda a estas propostas o Prefeitura à Jato - Estragou Concertou, que vai funcionar via aplicativo de celular, onde o cidadão poderá acionar a Prefeitura sobre pontos críticos da malha asfática e outros reparos urbanos como lâmpadas, árvores, muros, pinturas etc.

PROPOSTAS DE JOSÉ DE LIMA
Constata-se claro descaso quanto às questões de infraestrutura em Anápolis. Há várias obras pela cidade, muitas delas questionáveis do ponto de vista das prioridades. Podemos destacar a construção do novo prédio da Câmara dos Deputados, 17 milhões foram gastos, em uma obra que se encontra paralisada devido a inúmeros erros no projeto estrutural. As obras de mobilidade pública causam estranheza tanto pela aparente falta de necessidade, quanto pelo valor exorbitante de seus custos.
Comprometidos com o povo, temos propostas de governo mais realistas e que vão de encontro às principais necessidades da população. Vamos buscar junto aos órgãos responsáveis, atendimento de qualidade para toda a cidade. Fornecendo a todos os bairros saneamento básico e iluminação pública, cuidando sempre para que Anápolis seja uma cidade limpa, bem iluminada e arborizada. O abastecimento de água exige um cuidado ainda maior, pois envolve questões ambientais. É fundamental investir na preservação dos recursos hídricos e na conscientização da população quanto ao uso adequado deles. Assim como viabilizar a implantação de reservatórios, para os períodos de estiagem.
Na área de mobilidade urbana queremos avançar, buscando implantar mecanismos que consigam tornar o transito mais fluido, investindo na pavimentação e manutenção das vias e na melhoria da sinalização. Propomos mais agilidade para detectar e solucionar problemas de transito, oferecendo maior qualidade nos deslocamentos em Anápolis. Adequar o plano de mobilidade pública às necessidades da cidade, levando atendimento rápido, eficaz e seguro a todos os bairros. A criação de um programa para a recuperação das calçadas tem por objetivo tornar acessíveis os passeios públicos.
É de uma administração competente que Anápolis precisa. Voltando nossa atenção para as causas prioritárias, queremos fazer de Anápolis referência. Com planos assertivos e soluções inteligentes é possível mudar pra melhor.

PROPOSTAS DE PEDRO CANEDO

Anápolis precisa de cuidados em sua infraestrutura. Entendemos que são necessárias providências básicas para que a população possa ter uma cidade que funcione bem e com qualidade.
Na nossa proposta de governo apresentamos ações para remodelar e modernizar a iluminação dos bairros e dos distritos; organizar a ocupação de espaços públicos no centro e nos bairros; rearborizar as praças e avenidas na região central e ampliar o serviço de varredura e coleta de lixo nos bairros mais afastados.
Em nossa gestão, iremos contratar profissionais altamente qualificados que vão fazer o estudo e aplicação de um sistema moderno para a gestão do trânsito. Vamos fazer a manutenção e melhoria das calçadas para as mobilidades, segurança e acessibilidade para pedestres e portadores de necessidades especiais; implantar ciclovias integrando a rede estrutural do trânsito; humanizar e fiscalizar rigorosamente o transporte coletivo; modernizar toda a sinalização urbana; ampliar a construção de novas unidades habitacionais em parceria com o Governo Federal e Estadual.
Em parceria com o Governo Federal e Estadual, iremos realizar reformas de unidades habitacionais existentes; Democratizar as inscrições e agilizar as escolhas para o programa Minha Casa Minha Vida.
Saber identificar os problemas da população e apresentar soluções viáveis é o ponto de partida para a realização de uma campanha limpa, participativa e transparente. Nossas propostas de governo foram desenvolvidas com o intuito de beneficiar a todos sem distinção, fazendo valer o direito de cada cidadão.

PROPOSTAS DE ROBERTO DO ÓRION

Anápolis já é uma grande cidade com todos os recursos e problemas de uma área metropolitana que não para de crescer. Diante disso, as soluções precisam acompanhar esse desenvolvimento e até se antecipar aos problemas. Estamos propondo uma cidade para oferecer livre trânsito ao desenvolvimento sem abrir mão da qualidade de vida.
Primeiro, iremos fazer o básico. Nossa proposta é de nos 4 anos da gestão pavimentar anos pavimentar todas as ruas com no mínimo 30% de obras construídas na cidade. Pavimentação não deve ser entendido com um serviço isolado, uma vez que, graças a sua implementação permite acesso a serviços de saúde, limpeza pública, transporte urbano, valorização do imóvel e melhoria das condições de vida da população.
Também investiremos na manutenção constante para o tráfego da zona rural, garantindo segurança, facilidade, agilidade e economia para o escoamento da produção rural.
Ainda no trânsito iremos implantar estacionamentos regulamentados com dispositivos eletrônicos, oferecendo maior agilidade e conforto ao usuário através de monitoramento por dispositivo compacto e implantar soluções de engenharia de tráfego e operação do trânsito, promovendo a segurança e a fluidez nos deslocamentos com implantação de semáforos para pedestres, faixas de pedestres elevadas e gradil direcionador de pedestres para salvar vidas no trânsito.
Todo mundo fala. Mas só a nossa campanha tem demonstrado como fazer: privatizar o serviço de esgoto e com o dinheiro construir uma estação de captação. Não é promessa. É proposta que dá pra fazer.
Como Roberto tem uma grande gratidão à cidade de Anápolis, e ao povo anapolino, pois foi a cidade que o acolheu e acreditou no seu sonho de fomentar a educação no estado de Goiás, o que ele quer é mostrar sua capacidade técnica e seu conhecimento de gestão, no qual a sociedade Anapolina pode confiar.

PROPOSTAS DE VALERIANO ABREU

Valeriano propõe uma gestão que será focada em reduzir o desperdício, desde o planejamento, até a contratação e execução dos serviços, para que não tenha que refazer obras por falhas estruturais, como tem acontecido atualmente. Para tanto, seguem algumas ações que serão realizadas em seu governo:
01- Aumentar a segurança do transporte público, reduzir o tempo de espera e de viagem para o passageiro;
02- Fazer pontos de integração em toda a cidade, para que o passageiro possa planejar sua viagem;
03- Realizar obras de mobilidade, por meio de planejamento de engenharia de trânsito;
04- Adequar as vias da cidade, de modo a dar segurança aos ciclistas e motociclistas;
05- Recuperar a malha viária e asfaltar todas as ruas que não são pavimentadas;
06- Promover a manutenção permanente das estradas da zona rural;
07- Resolver o problema da falta d’água, exigindo o cumprimento do contrato firmado, sob pena de rescisão do mesmo;
08- Ampliar a rede de esgoto para todos os bairros;
09- Adequar as ruas e calçadas da cidade, de modo a atender as exigências de acessibilidade para idosos, pessoas com dificuldades de locomoção e pessoas com deficiência;
10- Realizar a infraestrutura nos conjuntos habitacionais, construindo escolas, creches e unidades básicas de saúde. Mais informações: www.valeriano20.com e no Facebook: valerianoabreu.
É necessário estar preparado para assumir a responsabilidade de cuidar da nossa querida Anápolis. Eu me preparei para isso! Faça valer o seu direito! Nós vamos trabalhar por você!

Autor(a): Claudius Brito

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Política

Vereador defende mudança no pacto federativo

08/12/2017

O vereador Leandro Ribeiro (PTB) usou a tribuna durante a sessão ordinária da última quarta-feira, 06, para defender mudan...

Prefeito pode fazer uma reforma administrativa no começo do ano

08/12/2017

O Prefeito Roberto Naves (PTB) deverá ampliar a reforma em sua equipe, a partir de janeiro próximo. É que algumas Pastas e...

Vereador busca solução sobre fechamento de ruas

30/11/2017

O vereador Leandro Ribeiro (PTB), primeiro secretário da mesa diretora da Câmara Municipal, informou na tribuna do plenári...

“Estamos cansados de esperar o Governo”, desabafa Roberto

30/11/2017

“A Cidade não aguenta mais esperar”. A afirmação é do Prefeito Roberto Naves (PTB), que não esconde mais a sua insat...