(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Influenza: Dia “D” foi adiado por falta de vacina

Saúde Comentários 29 de abril de 2016

Em várias cidades goianas, inclusive, na Capital, não há doses suficientes para campanha


A Secretaria Municipal de Saúde, através de sua assessoria, confirmou nesta quinta-feira,28, que não será realizada em Anápolis a campanha do Dia “D” da vacinação contra a gripe influenza. O motivo: não há número de doses suficientes para atender a demanda numa mobilização como esta.
De acordo com a secretaria, o público-alvo para a imunização contra influenza, em Anápolis, é de cerca de 80 mil pessoas. A Cidade recebeu do Ministério da Saúde, uma remessa de 40 mil doses de vacina. O estoque, entretanto, durou apenas 10 dias. Veio uma nova remessa com 15 mil doses, mas esta quantidade não atenderia a demanda numa campanha de mobilização como o Dia “D”. O que poderia causar transtornos e aborrecimentos às pessoas que fossem aos locais de vacinação.
A Regional de Saúde Pirineus encaminhou um ofício à Secretaria Municipal de Saúde, comunicando que a realização, ou não, do Dia “D”, ficaria a critério de cada município. Obviamente, levando em consideração questões como esta, ou seja, a falta ou estoques baixos de imunizantes.
Anápolis não ficou sozinha. Goiânia, Aparecida de Goiânia e várias outras cidades de Goiás também optaram não fazer a campanha que estava prevista para acontecer neste sábado e, inclusive, está sendo oficialmente anunciada pelo Ministério da Saúde.
A Secretaria Municipal de Saúde continua trabalhando com o estoque que ainda possui, fazendo a vacinação do chamado grupo de risco. E ainda aguarda a chegada de nova remessa da vacina. Mas, não tem uma data ainda para a chegada.

Goiás
A Gerência de Imunização e Rede de Frio da Secretaria Estadual da Saúde divulgou também nesta quinta-feira,28, dados da vacinação contra a Influenza até o momento. Em todo o Estado, já foram aplicadas 353.513 doses da vacina, o que significa uma cobertura vacinal de 28,99% do público alvo, estimado de 1,5 milhão de pessoas. Ressalta-se que 95 municípios ainda não repassaram para a SES nenhuma informação sobre a campanha, ou seja, um maior número de pessoas já deve ter sido imunizada.
Goiás recebeu nessa quarta-feira mais 260 mil doses da vacina, o que corresponde a mais 17% da meta. As doses começaram a ser entregues nessa quinta-feira para as Regionais de Saúde repassarem para os municípios. O Ministério da Saúde já enviou 950.210 doses de vacina para o Estado e o restante (550 mil doses) deverá ser enviado até o encerramento da campanha, em 20 de maio.

Boletim
Novo boletim da Síndrome Respiratória Aguda Grave - A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nessa quarta-feira (27/04), o 6º Boletim da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), com casos notificados no período de 03 de janeiro a 26 de abril deste ano. Foram notificados 308 casos de SRAG, com 48 mortes, das quais 13 foram provocadas por Influenza A/H1N1; as demais foram provocadas por outros vírus respiratórios ou ainda estão em investigação.

Os 308 casos de SRAG registrados em Goiás até o dia 19 de abril foram identificados como: SRAG não especificada, 78 casos; SRAG por outros vírus respiratórios, 4 casos; SRAG por outros agentes etiológicos, 3 casos; SRAG por influenza, 76 casos; casos de influenza A/H1n1, 72 casos; casos de Influenza B, 4 casos e, sob investigação, 147 casos.
As mortes provocadas por Influenza A/H1N1 aconteceram em Goiânia (4), Rio Verde (3), Anápolis (2) e Planaltina, Caldas Novas, Ipameri e Ouvidor, com 1 morte cada. (Com informações das secretarias Municipal e Estadual de Saúde).

Autor(a): Claudius Brito

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Saúde

Mudanças no programa Farmácia Popular preocupam vereadores

22/06/2017

O Vereador Antônio Gomide (PT) falou na tribuna, na última segunda-feira, 19, sobre o possível fechamento da Farmácia Pop...

Município anuncia importantes reformulações na área da saúde

15/06/2017

Uma das áreas mais sensíveis da Administração, a pasta da Saúde, tem desafios que extrapolam os limites do Município. P...

Anvisa ouve reivindicações dos laboratórios goianos

15/06/2017

Anápolis recebeu, no último dia 09, a presença do médico sanitarista e epidemiologista, Jarbas Barbosa da Silva Júnior, ...

Projeto atende a quase 800 pacientes que estavam na fila

26/05/2017

Há dois anos, a auxiliar de limpeza, Lídia dos Reis, 38, sentia fortes dores de vesícula. As pedras acumuladas no órgão ...