(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Inclusão digital tem cursos para os distritos do Município

Educação Comentários 03 de maro de 2017

Cursos promovidos por telecentros visam capacitação para o mercado de trabalho


construção da sociedade da informação inclusiva e orientada para o desenvolvimento, em que todos possam criar, acessar, utilizar e compartilhar conhecimento é um dos grandes desafios atuais. E um dos mecanismos encontrados pelos governos para promoção da chamada inclusão digital é a criação de Telecentros. Atenta a esta necessidade de aproveitar as tecnologias da informação e da comunicação para a promover de forma efetiva a cidadania é que a Prefeitura de Anápolis por meio da Diretoria de Ações Governamentais da Secretaria de Governo e Recursos Humanos definiu uma agenda de cursos nos Distritos de Interlândia, Souzânia, Joanápolis e Goialândia.
Nos dias 1º e 2 de março foi realizado no Telecentro de Interlândia o curso de ‘Empreendedorismo Digital’, em que foram apresentadas as potencialidades da internet, como se configuram as redes sociais, dicas para empreender pelas novas mídias, as melhores plataformas de vendas, dentre outros temas. Segundo a diretora de ações governamentais que ministrou o curso, Letícia Jury, o primeiro módulo buscou despertar a atenção dos participantes para a utilização criativa da internet.
Para a diretora, o Telecentro deve ser muito mais do que um local onde se acessa a caixa de e-mails e o perfil do Facebook. “O grande desafio é mostrar a população que estes espaços são centros tecnológicos, que a internet é uma imensidão de possibilidades, que é possível ganhar dinheiro por meio de estratégias de comunicação e marketing nas mídias sociais, fazer cursos EAD, participar de Fóruns de discussão, ou seja, adquirir e gerar conhecimento”, detalha.
O secretário de Governo e RH, vice-prefeito Márcio Cândido, destacou a iniciativa de promover a inclusão digital nos Distritos como o início de um grande projeto que busca a efetivação de políticas públicas setoriais. “Quando oportunizamos o agricultor conhecer a internet, montar sua página do Facebook e vender seus produtos orgânicos, estamos contribuindo com a geração de emprego e renda. Isto é o mais interessante do projeto”, ressaltou.
Segundo ele, os desafios são enormes, pois as pessoas não têm o hábito de frequentar os Telecentros para participar de cursos. “Vamos aos poucos mostrando à população a importância de se capacitar”, destaca. Outra novidade apresentada pelo secretário e vice-prefeito Márcio Cândido é a parceria que será firmada com o SENAC para ministrar cursos de informática básica nos Distritos e com as universidades para levar cursos profissionalizantes.
Incentivo
O subprefeito de Interlândia, José de Lima Filho, também ressaltou a importância dos cursos. “A nossa ideia também é incentivar os jovens a buscar o Telecentro para se capacitar, tanto profissionalmente quanto em seus estudos. Há muitas videoaulas e muito conteúdo que auxilia nas tarefas escolares. Desta foram incentivamos os alunos a estudar, evitamos a evasão escolar e preenchemos o tempo vago com atividades educativas”, elogia.
Quem também aprovou a ideia de se utilizar os Telecentros como centro de formação foi o casal de agricultores Rafael Horta e Flávia Amorim Horta, que moram em Interlândia há dois anos. Eles frequentam o Telecentro duas vezes por semana, pois na chácara onde residem não tem sinal de internet. Na ocasião, eles buscam informações sobre o cultivo de produtos orgânicos. Após o primeiro módulo do curso, Rafael e Flávia já planejam montar uma página no Facebook para a divulgação e venda de seus produtos por meio da internet.

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Educação

UniEVANGÉLICA se torna sede de Associação Internacional ligada à engenharia de aquecimento

17/05/2018

A partir de maio, a UniEVANGÉLICA será a sede da representação estudantil da ASHRAE (Associação Americana de Engenheiro...

Jovem aprovado para mestrado com “diagóstico” de empresa familiar

17/05/2018

O aluno Renato de Souza Gonçalves já conquistou muito em sua vida profissional. Como principal administrador de uma empresa...

Jovem aprovado para mestrado com “diagóstico” de empresa familiar

17/05/2018

O aluno Renato de Souza Gonçalves já conquistou muito em sua vida profissional. Como principal administrador de uma empresa...

Faculdade Raízes vence o 1º Júri Simulado promovido pela OAB

10/05/2018

A equipe de estudantes da Faculdade Raízes de Anápolis venceu no dia 5 de maio, o 1º Concurso de Júri Simulado realizado ...