(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Inaugurado Centro de Eventos Literários “Dona Loló”

Cultura Comentários 29 de junho de 2012

Espaço vai abrigar a sede da União Literária Anapolina (ULA), levando nome da escritora que foi uma das fundadoras da entidade


Os escritores anapolinos contam agora com um espaço privilegiado e adequado para realização de suas reuniões. A Prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico/Turismo, inaugurou na última quinta-feira, 28, Centro de Eventos Literários de Anápolis “Laurentina Murici de Medeiros (Dona Loló)”.
A inauguração do Centro de Eventos Literários de Anápolis contou com as presenças do prefeito Antônio Gomide, do deputado federal Sandro Mabel, dos secretários municipais Mozart Soares (Desenvolvimento Econômico), Augusto Cesar Almeida (Cultura) e Fabrízio Ribeiro (Ciência, Tecnologia e Inovação), do vereador Valmir Jacinto, da presidente da União Literária Aanapolina (ULA), Natalina Fernandes, e os filhos da homenageada, Diná, Edmundo e Lenir Murici de Medeiros.
O centro foi construído em parceria com o Governo Federal, através do Ministério do Turismo. O prédio, que fica localizado na Rua Ernesta de Pina, no Bairro Maracanãzinho, é a nova sede da ULA. De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Mozart Soares, a inauguração do espaço é um marco para o setor cultural do município. O Centro possui mais de 190 metros quadrados, contando com auditório, biblioteca e salas auxiliares.
A presidente da ULA, Natalina Fernandes, se disse muito satisfeita e em um discurso emocionado, relatou que o Centro é a concretização de um sonho de Dona Loló. Ela ressaltou que, desde que foi criada, a entidade busca ter uma sede própria e que agora terá melhor estrutura para realizar seus projetos. “O local será aberto para toda a população anapolina e voltado para a promoção de eventos culturais. Aqui vamos fazer palestras, saraus, encontros e reuniões”, disse.
Os recursos para as obras do Centro são oriundos de emenda do deputado federal Sandro Mabel. Segundo o parlamentar, a entrega da obra vai marcar o setor cultural em Anápolis, já que o espaço é único entre os municípios goianos. “Tenho certeza que esse centro será muito bem aproveitado. Sabemos que abrirá portas para que cada vez mais a cultura cresça em Anápolis”, comentou.
Na opinião do prefeito Antônio Gomide, a inauguração do espaço representa um grande avanço para cultura. “Temos agora um espaço físico, que vai articular e fazer gestão para ampliar o atendimento a comunidade literária do município”, enfatizou.

Homenagem
A Prefeitura de Anápolis elaborou projeto de lei, aprovado pela Câmara Municipal, que dá o nome de Laurentina Murici de Medeiros (Dona Loló) ao Centro de Eventos Literários de Anápolis. Trata-se de uma homenagem a professora e ex-diretora das escolas de Música e de Artes de Anápolis e uma das fundadoras da ULA.
Seus filhos presentes ao evento de inauguração do espaço, ressaltaram a importância do empenho da Prefeitura de Anápolis em realizar a obra. “Estamos aqui inaugurando algo que era o sonho de minha mãe. Isso demonstra que é possível deixar um legado”, comentou Edmundo Murici de Medeiros.

Dona Loló, nasceu em 29 de março de 1918. A poetisa, publicou crônicas e poemas em jornais e revistas. Na área da educação foi professora, coordenadora, vice-diretora e diretora. Na cultura foi diretora da Escola de Música e da Escola de Artes de Anápolis. Aos 82 anos ajudou a fundar a União Literária Anapolina (ULA), entidade da qual foi presidente. Aos 90 anos, por motivo de saúde, afastou-se da ULA. Escreveu três livros: Folhas Esparsas, Pelos Caminhos da Vida e Retalhos da Minha Vida. Faleceu em 10 de dezembro de 2010.

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

Baixe o PDF de Edições Anteriores

Arte em Propaganda Arte em Propaganda

+ de Notícias Cultura

Escola de Artes “Oswaldo Verano” comemora 50 anos

07/12/2018

Há 50 anos começava uma história de dedicação ao ensino artístico na cidade. Nascia a Escola de Artes Oswaldo Verano, e...

Espetáculo resgata atrizes de Hollywood em Anápolis

23/11/2018

A busca de refúgio da vida turbulenta pela fama, recomeço após frustrações na carreira ou simplesmente aproveitar as fé...

Escola de artes oferece oficina de gravura em metais

16/11/2018

A Escola de Artes Oswaldo Verano, unidade cultural de formação mantida pela Prefeitura, vai ofertar uma oficina de aplicaç...

Monty Python chega a Anápolis pela Companhia Cotovelo, do DF

16/11/2018

A Companhia Cotovelo é uma companhia de Brasília formada por quatro integrantes que trabalham no espaço Casa dos Quatro, o...