(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Igualdade Racial reúne vários municípios em Anápolis

Geral Comentários 26 de julho de 2013

O evento promoveu debates sobre o combate ao racismo e aprovação das propostas para a etapa estadual


A Prefeitura de Anápolis, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, realizou na última terça-feira, 23, a 2ª Conferência Regional de Promoção da Igualdade Racial. O evento aconteceu no auditório do Senai.
A solenidade de abertura contou com as presenças do prefeito Antônio Gomide, do vice-prefeito João Gomes, da primeira-dama Ana Cláudia Dezzen, do secretário municipal de Desenvolvimento Social, Francisco Rosa, da secretária estadual de Políticas para Mulheres e Promoção da Igualdade Racial, Gláucia Maria Teodoro Reis, entre outras autoridades.
O evento é um espaço de debates e proposição de políticas de combate ao racismo e ações afirmativas para populações historicamente discriminadas como negros, ciganos, indígenas e quilombolas. Sua realização foi de responsabilidade da Prefeitura, em parceria com a sociedade civil.
Também participaram do evento representantes dos municípios que compõem a microrregião de Anápolis: Abadiânia, Alexânia, Campo Limpo de Goiás, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Damolândia, Goianésia, Gameleira de Goiás, Jaraguá, Jesúpolis, Leopoldo de Bulhões, Orizona, Ouro Verde de Goiás, Petrolina de Goiás, Santa Rosa de Goiás, São Francisco de Goiás, Silvânia, Terezópolis de Goiás e Vianópolis.
O representante da sociedade civil Ueles Monteiro participou da conferência e observou a importância do evento. “A administração municipal teve uma iniciativa muito boa, porque trata-se de uma população historicamente discriminada e para diminuir a desigualdade social é preciso ter políticas públicas que promovam essa integração”, falou.
A secretária estadual de Políticas para Mulheres e Promoção da Igualdade Racial, Gláucia Maria Teodoro Reis, enfatizou que Anápolis é uma grande parceira. “Traçar políticas públicas de maneira integrada contribui para combater a desigualdade. A população precisa desse apoio”, observou.
Para o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Francisco Rosa, a Conferência foi uma oportunidade de firmar ações que beneficiem toda a sociedade. “Osnegros, ciganos, indígenas e quilombolas são comunidades historicamente discriminadas e hoje o Brasil tem uma atenção especial para essa questão e é com muita satisfação que Anápolis recebe esse evento”, comentou.
Segundo o prefeito Antônio Gomide, a integração de ações promove políticas afirmativas. “Temos condições de colocar nossas ideias em debate em Conferências como essa. Ouvir a sociedade é uma preocupação dessa administração para que possamos oferecer a qualidade de vida que a população precisa”, disse.
A Conferência foi organizada em quatro eixos, divididos em temas como, por exemplo, Estratégias para o Desenvolvimento e o Enfrentamento ao Racismo; Políticas de Igualdade Racial no Brasil: avanços e desafios, entre outros. Logo após as exposições, foram realizados um debate e aprovação das propostas dos Grupos de Trabalho para a Conferência Estadual e eleição dos delegados para esta etapa.

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Geral

Adoção de selo eletrônico é adiada

22/06/2017

A Secretaria da Fazenda informa que a obrigatoriedade de uso do Selo Fiscal Eletrônico para as embalagens descartáveis de ...

Jovem anapolino abre portas para o difícil universo das fragrâncias

15/06/2017

O jovem anapolino Helder Machado Owner é um exemplo de que o empreendedorismo não tem barreiras. A primeira coisa para aven...

Subseção da OAB entrega Moção a juíza de Anápolis

09/06/2017

A juíza titular da 2ª Vara de Família e Sucessões da comarca de Anápolis, Aline Vieira Tomás, recebeu, na segunda-feira...

Controle da folha de pagamento é um desafio para a Prefeitura

02/06/2017

Dentro do que preconiza a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), o Prefeito Roberto Naves e a equipe econômica apresentaram, ...