(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

HUAna faz campanha para doação de sangue

Saúde Comentários 20 de maio de 2016

Unidade móvel do Hemocentro de Goiás estará em Anápolis na terça-feira, dia 24 de maio, entre 8h e 16h, recebendo doadores


A unidade móvel do Hemocentro de Goiás estará em Anápolis na próxima terça-feira, dia 24 de maio, recebendo doações de sangue de moradores da cidade. A iniciativa é uma parceria com o Hospital de Urgências de Anápolis Dr. Henrique Santillo (HUAna).
O ônibus que receberá as doações ficará estacionado na porta do HUAna entre 8h e 16h. Existem umas condições básicas para se doar sangue: é preciso sentir-se bem, com saúde; pesar acima de 50 quilos e ter entre 16 e 67 anos de idade. No ato da doação, é exigida a apresentação de um documento com foto, emitido por órgão oficial.
Para estimular a doação de sangue, o HUAna criou o projeto “Doe Sangue - A vida de alguém depende de você”. A ideia central é mostrar à população que o gesto realmente salva vidas. Todo o sangue doado é separado em diferentes componentes. Assim, é possível beneficiar mais de um paciente com uma única doação.
O sangue coletado pelo Hemocentro de Goiás será utilizado em casos de emergência, em pacientes internados e em pessoas com doenças hematológicas. Os beneficiados são aqueles atendidos na rede pública, via Sistema Único de Saúde (SUS).
A presença do ônibus do Hemocentro de Goiás no HUAna para coleta de sangue passa a acontecer uma vez a cada três meses. Essa frequência ajuda a criar o hábito entre os anapolinos. A unidade móvel evita que aquele potencial doador seja desestimulado pelo fato de que para fazer a doação, é preciso se deslocar ao Hemocentro em Goiânia.
Essa frequência do ônibus do Hemocentro em Anápolis contribui também, inclusive, para que a população tome conhecimento da importância que o sangue doado tem para a rede pública de saúde, sobretudo para uma unidade como o HUAna, que lida com casos de alta complexidade, com casos frequentes que necessitam de transfusão.

Serviço
Presença da unidade móvel do Hemocentro de Goiás em Anápolis
LOCAL: Em frente ao Hospital de Urgências de Anápolis Dr. Henrique Santillo (HUAna), na Avenida Brasil Norte.
DIA: 24 de maio de 2016.
HORÁRIO: Entre 8h e 16h.

CONDIÇÕES BÁSICAS PARA SE DOAR SANGUE
»Sentir-se bem, com saúde.
»Apresentar documento com foto, emitido por órgão oficial.
»Pesar acima de 50 kg.
»Ter entre 16* e 67 anos.
*Com consentimento formal do responsável legal por cada doação.

RECOMENDAÇÕES PARA O DIA DA DOAÇÃO
»Não vá doar sangue em jejum.
»Repouso mínimo de seis horas na noite anterior.
»Não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores.
»Evitar fumar por, pelo menos, duas horas antes da doação.
»Evitar alimentos gordurosos.

O QUE ACONTECE COM O SANGUE DOADO?
»Todo sangue doado é separado em diferentes componentes (hemácias, plaquetas, plasma e outros), e assim poderá beneficiar mais de um paciente com apenas uma doação.
»Os componentes são distribuídos para hospitais e clínicas da cidade para atender casos de emergência, pacientes internados e pessoas com doenças hematológicas.

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Saúde

Hospital de Urgências capta coração para transplante pela primeira vez

31/08/2017

Pela primeira vez em sua história, o Hospital de Urgências de Anápolis “Doutor Henrique Santillo” promoveu o transplan...

Oferta de leitos de UTI será ampliada

24/08/2017

A falta de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Anápolis está sendo enfrentada de forma prioritária. A secretá...

Saúde da Família integra programa contra o tabagismo

24/08/2017

O programa Estratégia de Saúde da Família, da Secretaria Municipal de Saúde já conta com a adesão de 100% das equipes d...

Cirurgias pediátricas tem fila de espera reduzida

18/08/2017

Já medicado, o garoto J.B.N., 4, demonstrava tranquilidade, ao entrar no centro cirúrgico do Hospital Evangélico, para rea...