(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

HUANA faz a primeira captação de órgãos

Saúde Comentários 01 de fevereiro de 2018

Doador foi jovem de 20 anos vítima de acidente


A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do Hospital Estadual de Urgências de Anápolis Dr. Henrique Santillo (HUANA), em parceria com a Central de Transplantes de Goiás, coordenaram, respectivamente, na quarta-feira, 31, a primeira captação de múltiplos órgãos realizada em 2018.
A doação foi autorizada pela família de um paciente de 20 anos vítima de um acidente que resultou em morte encefálica, confirmada por meio de exames realizados seguindo todos os itens descritos no protocolo específico.
A Central de Transplantes de Goiás, realizou entrevista junto à família para a doação, que num gesto nobre e fraterno consentiu a doação dos órgãos beneficiando e melhorando dessa maneira, a qualidade de vida de pessoas que estão na fila à espera de um transplante.
Foram captados rins e coração. Os órgãos doados são direcionados às pessoas cadastradas em lista única na Central de Transplantes, o coração foi doado para um rapaz em São Paulo e os rins para pacientes em Goiânia. A idade não é fator limitante para a doação. Após a autorização da família, exames são realizados para verificar a viabilidade de cada órgão ser doado. Podem ser doados córneas, fígado, rins, pulmões, coração e até mesmo os ossos.
Segundo Diretor Técnico do HUANA, Jason Freitas Damasceno, a espera na fila de transplante é sempre uma angústia e a mortalidade ainda é muito alta. “Apesar de ser um momento triste para a família que recebe a notícia, esta decisão tem a oportunidade de mudar a vida de até oito pessoas já nas próximas horas, trata-se de uma luta contra o tempo para renovar uma vida e é nessa hora que entra CIHDOTT, Central de Transplantes e quadros de apoio, com equipes formadas por multiprofissionais capacitados para conversar com os familiares, apresentar a possibilidade da doação e realizar todo processo de captação”.

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Saúde

Necessidade da vacinação infantil

12/07/2018

Há o risco da criação de bolsões de crianças não vacinadas contra as doenças infectocontagiosas. O secretário Estadua...

Meta é vacinar 364 mil crianças

12/07/2018

Até o dia 20 próximo, Goiás vai receber do Ministério da Saúde 455.900 doses de vacina contra pólio (paralisia infantil...

Meta é vacinar 364 mil crianças

12/07/2018

Até o dia 20 próximo, Goiás vai receber do Ministério da Saúde 455.900 doses de vacina contra pólio (paralisia infantil...

Terapias integrativas para pacientes com câncer

12/07/2018

Prestar atendimento pré-hospitalar de urgência e com excelência à população o mais rápido possível. Essa é a missão...