(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Governo renova frota da Segurança Pública

Segurança Comentários 25 de setembro de 2014

As polícias Civil e Militar de Anápolis estarão recebendo novos veículos da SSP-GO, reforçando as ações de prevenção, investigação e combate à criminalidade


As polícias Civil e Militar de Anápolis irão receber novas viaturas. A solenidade de entrega está prevista para às 15 horas desta sexta-feira,26, no estacionamento do Estádio Jonas Duarte, próximo à sede do 4º Batalhão da PM. O evento contará com a presença do secretário de Segurança Pública, Joaquim Mesquita, além das lideranças do alto comando das duas corporações.
Dentro do programa de renovação da frota da Segurança Pública, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Segurança Pública, viabiliou um total de 2.141 viaturas que substituirão as que são utilizadas atualmente pela Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Técnico-Científica em todo o Estado. O investimento é de cerca de R$ 110 milhões. A nova frota é maior que a existente até agora (que era de 1.909 viaturas). Mesmo assim, o contrato de locação com as quatro empresas vencedores ficou aproximadamente 10% mais barato.
Além da ampliação no número de veículos, há outras novidades. A partir de agora, todas as viaturas utilizadas pelas forças policiais goianas serão monitoradas por meio de GPS. Dessa forma, os comandantes poderão saber em tempo real a localização de cada viatura, o que facilitará o gerenciamento da frota.
Outra novidade é que parte da frota composta por Gol 1.0 que eram utilizados pela Polícia Militar foi trocada por 643 Palio Weekend 1.4. Com carroceria maior, os novos veículos terão espaço exclusivo para transporte de presos. “Dessa forma, os presos poderão ser transportados com maior dignidade”, explica o comandante geral da PM, coronel Sílvio Benedito Alves.
Os grupamentos especiais, como Rotam, GPT e GT3, receberão veículos tipo SUV, modelo Tucson. A renovação da frota possibilitará a ampliação do patrulhamento rural, com 100 caminhonetes S10 para esse tipo de serviço.
Para a Polícia Técnico-Científica, foram destinados furgões e picapes 4 x 4, adaptados para utilização nos Institutos Médico-Legais do Estado. A licitação também incluiu 40 veículos para serviços administrativos para a Secretaria da Administração Penitenciária e Justiça (Sapejus).
O contrato, com quatro empresas diferentes, prevê, além da locação, a manutenção dos veículos e todo o equipamento embarcado (como rastreadores, rádios e giroflex). Em caso de avaria, as empresas têm até 24 horas para substituir por um novo veículo, de forma que não haja prejuízo ao trabalho das forças de Segurança.
De acordo com o secretário Joaquim Mesquita, o modelo de locação é o mais racional financeiramente para o Estado. Isso ocorre porque a característica do trabalho policial exige muito das viaturas, que sofrem desgaste e acidentes constantemente. As empresas vencedoras da licitação têm de repor uma viatura avariada em 24 horas.
“A locação é mais barata, é mais vantajosa, todos os estudos de contratação apontam neste sentido. Conversando com um secretário de um estado que ainda não teve condições de adotar o sistema de locação, para que eles tenham uma disponibilidade de 600 ou 700 viaturas é preciso adquirir 4 mil viaturas. Aqui não é assim”, argumenta Joaquim Mesquita.

Nova frota da SSP-GO
200 picapes S10 (100 para Patrulha Rural, 100 para grupos especializados)
643 Palio Weekend (580 para PM, 23 para Polícia Técnico-Científica e 40 para Sapejus)
1.172 Gol (615 para PM, 514 para Polícia Civil, 23 para Polícia Técnico-Científica e 20 para SSPGO)
30 SUVs Tucson (para grupos especializados, como Rotam e outros)
15 furgões Master (para IMLs)
16 picapes Amarok 4×4 (para IMLs)
65 outros modelos (para administração)

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Segurança

Acidente com professora que caiu de moto causa comoção em Anápolis

17/04/2019

Um acidente trágico ocorrido na última segunda-feira, 15, tirou precocemente a vida da professora Thalita dos Santos Bueno,...

Centro de Inserção Social é uma bomba prestes a explodir, assegura advogado

05/04/2019

O presidente do Conselho da Comunidade de Execução Penal da Comarca de Anápolis, advogado Gilmar Alves, fez na manhã dest...

Novo Delegado Regional recebe visita de vereadores

29/03/2019

O delegado Pedro Caires, titular da 3ª Delegacia Regional da Polícia Civil de Anápolis, recebeu, na tarde da última quart...

Júri condena membros dos “Três Patetas”

29/03/2019

O Tribunal do Júri da comarca de Posse, localizada no Nordeste goiano, condenou Florisvan Guedes da Silva, integrante do gru...