(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Governador discute planos para habitação, saneamento e integração dos municípios

Política Comentários 20 de janeiro de 2012

Marconi Perillo está prevendo um avanço significativo na política socioeconômico de Goiás com a implantação de vários projetos da iniciativa governamental e através das parcerias público privadas a partir deste ano


Ao assinar o termo de adesão ao Programa Cidades Sustentáveis e dar ordens de serviço para instituir ações ligadas à área de sustentabilidade, o Governador Marconi Perillo falou sobre as obras que serão realizadas, este ano, nas áreas de saneamento, habitação, e da tarefa de levar a cada município uma unidade do Vapt Vupt com os serviços oferecidos pelo governo. Em defesa da rapidez e eficácia dos propósitos para 2012, defendeu ação contundente dos prefeitos junto ao governo do Estado.
Ele lançou o Plano de Macrozoneamento Agroecológico e Econômico do Estado, que compila informações através de imagens de satélites, de levantamentos de utilização de solos, da capacidade de produção de cada região e do potencial hídrico do Estado. Assinou também ordem de serviço para criação do Laboratório de Geoprocessamento do Macrozoneamento Agroeconômico Ecológico do Estado, que é uma parceria entre o Governo de Goiás, através das Secretarias de Agricultura, Meio Ambiente e Cidades, e do Ministério do Meio Ambiente. O governador anunciou, ainda, o lançamento do observatório da mobilidade, que objetiva a redução dos acidentes de trânsito.
Marconi explicou, passo a passo, as transformações nas áreas de habitação, saneamento e integração dos municípios com o Estado. Começou por lembrar a publicação no Diário Oficial, do último dia 13, da lei 17.545 que dispõe sobre a regularização de ocupação de imóveis urbanos de domínio do Estado. “Queremos facilitar a legalização dos imóveis do Estado que hoje são ocupados por loteamentos e conjuntos habitacionais. Quero pedir aos prefeitos, que tenham imóveis regularizados, que procurem já a Secretaria das Cidades. Nossa meta é avançarmos ao conjunto de todas as famílias que ainda não foram beneficiadas com esse programa”, argumentou.
O Governador falou sobre o trabalho feito pela Saneago, para A universalização do esgoto tratado e da água tratada. “A Saneago está desenvolvendo o maior programa de saneamento em parceria com o Governo Federal e com as prefeituras. Além desses recursos que estão sendo disponibilizados, a fundo perdido ou através de contratação de empréstimos junto ao BNDES, há os recursos repassados pela Caixa, por meio do PAC do Saneamento. Nós também estamos buscando o setor privado para trazer seus investimentos através de PPPs. A previsão é de investimentos da ordem de R$ 1,3 bilhão. Com isso, vamos universalizar água e esgoto para as maiores cidades do Estado. Deveremos chegar, em Goiânia, em meados do próximo ano, com quase 100% de esgoto tratado, e vamos chegar a 100% de água tratada com a conclusão, em setembro, da ETA Governador Mauro Borges”, explicou.
Marconi falou ainda sobre a intensificação da proposta da Segplan de levar aos municípios do Estado os serviços do governo, que funcionarão em uma unidade do Vapt Vupt. Eles deverão funcionar em um mesmo prédio, chamado de “Condomínio do Governo”. “O objetivo é levar o Vapt Vupt e os serviços prestados pelo governo a todos os municípios goianos. “Queremos que esses serviços sejam oferecidos em um prédio que será um condomínio do governo, e colocaremos escrito na fachada de cada um: ‘Aqui tem governo’. E lá vamos abrigar esses órgãos e abrigar o Detran”, afirmou.
Para levar habitações a todos os municípios do Estado, sendo que cada um deles, independentemente do número de habitantes, receberá 50 casas, Marconi disse que contará com a parceria da Caixa e do Banco do Brasil. “A minha determinação é que onde os prefeitos não disponibilizarem os terrenos, o presidente da Agehab viabilize algum terreno do Estado; mas se não houver terreno, vamos comprar um terreno e vamos construir”, assinalou. “Este ano é o ano em que vamos acelerar, porque agora já temos melhores condições para isso”, reforçou.

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Política

Câmara Municipal vai homenagear o ex-prefeito Pedro Sahium

22/03/2019

A Câmara Municipal aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira, 19, a concessão do Título de Cidadão Beneméri...

Lideranças vão a Caiado para “destravarem” projetos de Anápolis

22/03/2019

Nesta sexta-feira, 22, será entregue ao Governador Ronaldo Caiado um documento elaborado em conjunto entre a Associação Co...

Projeto visa tornar todos os assentos especiais

22/03/2019

Está em tramitação no Legislativo Anapolino, um Projeto de Lei Ordinária, de autoria do vereador Wederson Lopes (PSC...

Prefeito e Administração aparecem bem avaliados em pesquisa de TV

15/03/2019

A TV Record está exibindo em sua programação, uma pesquisa encomendada junto à empresa Real Big Data, avaliando a perform...