(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Gomide leva prêmio de Prefeito Empreendedor

Cidade Comentários 20 de maro de 2010

Antônio Gomide ressaltou que o prêmio é uma surpresa para a cidade que andava abalada nos últimos anos com as administrações passadas


O prefeito de Anápolis (GO), Antônio Gomide (PT), 50 anos, venceu a sexta edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor – Jaime Câmara, etapa estadual, anunciado na manhã de quinta-feira,18, na sede do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/Goiás), em Goiânia. Para Gomide, o prêmio faz o município voltar com força no cenário político-administrativo do Estado, após problemas enfrentados até mesmo com intervenção governamental na prefeitura.
Segundo o prefeito, não deixa de ser uma surpresa o prêmio para Anápolis, que andava com a estima abalada nos últimos anos. “Com a união entre o poder público, sociedade organizada e população, a cidade se mobilizou por meio de sete ações, como o Programa Anápolis Acredita, Salão de Empreendedores de Microcrédito de Anápolis, Projeto Qualificar, Expresso Digital, Centro Administrativo ao Turista, Lavoura Comunitária e implantação da Lei Geral Municipal das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte”, explica.
E foram estas ações que fizeram de Gomide o ‘Prefeito Empreendedor 2009’, segundo Cláudio Laval, gestor de Políticas Publicas do Sebrae goiano. “Após criar o Programa Municipal de Desenvolvimento para o Micro e Pequeno Empreendedor de Anápolis, o prefeito promove o acesso ao crédito para os microempreendedores locais, os aproximando das agências e aos serviços financeiros, apóia a comercialização de produtos em feiras, gera emprego e renda, estimula a inovação tecnológica e a melhoria do ambiente de negócios”, ressalta Laval.
Para ganhar o prêmio, Gomide concorreu com 15 prefeitos no Estado: Maguito Vilela (Aparecida de Goiânia) André Guimarães (Caçu), Edson Rosa (Caiapônia), Luiz Carlos Attié (Cristalina), Abelardo Vaz (Inhumas), Benedito Caetano de Araújo (Itaberaí), Francisco Olizete Agra (Itapaci), Neiba Barcelos (Mineiros), Ronan Batista (Níquelândia), Luiz Antônio Stival (Nova Veneza), João de Assis Pacífico (Novo Gama), Samuel dos Santos (Piranhas), José Olinto Neto (Planaltina), José Osvaldo da Silva (Porangatu) e Sandoval da Matta (São Luís de Montes Belos).
Na cerimônia de entrega da premiação, o governador de Goiás, Alcides Rodrigues, destacou a celebração de uma sinergia de iniciativas produtivas para o desenvolvimento estadual. “Os prefeitos respondem com criatividade pela resolução dos problemas em seus municípios”, analisou. Para Alcides, o ‘Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor’ retira o municipalismo do discurso para a prática. “Gestor público não tem o direito de lamentar, deve agir com inovação”, finalizou o governador.
Para o superintendente do Sebrae em Goiás, João Bosco Umbelino dos Santos, o prêmio é uma resposta positiva aos prefeitos que tratam bem às micro e pequenas empresas (MPE) no Brasil. Segundo ele, as prefeituras estão ajudando a fazer reformas no País. “As leis gerais municipais das MPE e a Lei do Microempreendedor Individual mostram isso”, enfatizou o superintendente, que agradeceu a presença de Tasso Câmara, diretor-superintendente da Organização Jaime Câmara, representante de Jaime Câmara (falecido em 1989), ex-prefeito de Goiânia, homenageado pelo prêmio 2009.

Destaques temáticos
Dos dezesseis prefeitos concorrentes, cinco foram finalistas do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor em Goiás: Antônio Gomide (Anápolis), Luiz Carlos Attié (Cristalina), Abelardo Vaz (Inhumas), Ronan Batista (Níquelândia) e Samuel dos Santos (Piranhas). Como destaques temáticos do prêmio, venceram Anápolis (Melhor Projeto para Médios e Grandes Municípios) e Piranhas (Melhor Projeto de Educação Empreendedora e Inovação).
O objetivo do prêmio é identificar e valorizar ações municipais de estímulo aos micro e pequenos negócios com resultados positivos no desenvolvimento econômico e social dos municípios. Essa edição reforça a municipalização da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. Uma das novidades é o prêmio especial para implantação da lei nos municípios, incluído nos destaques temáticos.
Os demais destaques abrangem os capítulos da lei que estão sendo priorizados: compras governamentais, desburocratização, educação empreendedora e inovação, além da formalização de empreendimentos. Neste item está incluído o Empreendedor Individual, nova figura jurídica que entrou em vigor no dia 1º de julho.
As premiações são estaduais e nacionais. Nacionalmente são 11 prêmios: cinco regionais – um por região – e seis destaques temáticos abrangendo o apoio municipal aos pequenos negócios nas seguintes ações: implantação da Lei Geral da Pequena Empresa, compras governamentais, desburocratização, formalização de empreendimentos, educação empreendedora e inovação e políticas municipais em médios e grandes municípios.

Viagem internacional
Os vencedores recebem troféus, certificados e uma viagem internacional para conhecer experiências de sucesso relativas ao incentivo aos micro e pequenos negócios e que possam servir de exemplos a serem seguidos pelos administradores públicos municipais.
Os vencedores nacionais são selecionados entre os vencedores estaduais. Até agora há 704 projetos inscritos e 52 em processo de cadastramento. Os sete Estados que proporcionalmente têm o maior número de inscritos são Rio de Janeiro, com 42, o que representa 46% dos seus 92 municípios. Em segundo lugar vem Rondônia, com 23 dos seus 52 municípios inscritos, representando 44% do total. Em seguida estão Alagoas e Pernambuco, cada um com participação de 30% de seus municípios. Depois, aparecem Mato Grosso (28%) e o Amazonas (26%).
Empatados com 21% dos municípios, aparecem São Paulo e Tocantins, sendo que em São Paulo participam 135 dos seus 645 municípios e no Tocantins estão inscritas 29 das suas 139 cidades.

Autor(a): Agência Sebrae

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Cidade

Oposição e situação criam embate por situação do PETI

19/04/2017

Ao usar a tribuna na sessão de quarta-feira ,19, o vereador Antônio Gomide (PT) falou sobre a necessidade de a gestão muni...

Caixa equilibrado foi a maior conquista, avalia Roberto Naves

12/04/2017

Numa entrevista coletiva, com a presença de quase todos os membros de seu secretariado e de vários vereadores, o Prefeito R...

Prefeitura anuncia revitalização do Mercado Municipal em curto prazo

07/04/2017

O Mercado Municipal “Carlos de Pina” é um dos principais pontos turísticos da cidade e também um local tradicional de ...

Alvará de funcionamento terá rigorosa fiscalização na Cidade

23/03/2017

A Divisão de Fiscalização e Posturas vai desencadear, no início de abril, uma intensa e rigorosa fiscalização em todos ...